Questões de Concursos Mercantilismo

Resolva questões de Mercantilismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q867886 | História, Mercantilismo, Operador de Máquinas Pesadas Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Índios
(Legião Urbana.)
Quem me dera, ao menos uma vez Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem Conseguiu me convencer que era prova de amizade Se alguém levasse embora até o que eu não tinha [...]
(Trecho da música Índios, composição de Renato Russo. Acesso em: 14/12/2023.)

O trecho da música se refere à relação entre os colonizadores portugueses e os indígenas conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q950099 | História, Mercantilismo, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

Entre 7 de abril de 1831 e 24 de julho de 1840, o Brasil foi governado por regentes. Isso deveu-se à abdicação de D. Pedro I ao trono brasileiro em favor de seu filho que tinha então cinco anos e quatro meses de idade. Esse Período regencial, de pouco mais de 9 anos, teve inicialmente duas regências trinas, e após um ato adicional, em 1834, que alterou o modelo de regência previsto na Constituição Imperial de 1824, teve, também, duas regências unas.
Essa época da história brasileira foi marcada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q679880 | História, Mercantilismo, Prova 10, UEMG, UEMG, 2019

Fragmento de textos sobre a transferência da Corte portuguesa para o Brasil.

Se muita coisa mudou, não devemos exagerar o alcance das transformações. A presença da Corte implicava uma alteração do acanhado cenário urbano da Colônia, mas a marca do absolutismo acompanharia a alteração.

(FAUSTO, B. História do Brasil. SP: EDUSP, 2000. p. 127. Adaptado.)

Obviamente, era uma aparência enganadora. Apesar do esforço e da velocidade das mudanças empreendidas por D. João, transformar o Brasil seria uma tarefa muito mais árdua do que se imaginava ao observar as lojas e a pompa das famílias nas ruas da nova sede da Corte portuguesa.

(GOMES, L. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. SP: Planeta do Brasil, 2007. p. 227. Adaptado.)

Apesar do grande impulso transformador, o desenvolvimento da América portuguesa, durante a presença de D. João (1808-1821), foi limitado porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q938077 | História, Mercantilismo, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

Quando a Corte chegou ao Rio de Janeiro, a Colônia tinha acabado de passar por uma explosão populacional. Em pouco mais de cem anos, o número de habitantes aumentara dez vezes.

GOMES, L. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma Corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil. São Paulo: Planeta do Brasil, 2008 (adaptado).

A alteração demográfica destacada no período teve como causa a atividade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q882585 | História, Mercantilismo, Educador Patrimonial, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Da origem dos povos ameríndios, sabe-se hoje que foi proveniente da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás, sendo corrente a hipótese de se ter processado por via terrestre através de um “subcontinente” chamado Beríngia, na região do estreito de Bhering, no extremo nordeste da Ásia.
(IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil: 500 anos de povoamento. Centro de Documentação e Disseminação de Informações: Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https:// biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf. Acesso em: 08 jun. 2021).
Com a chegada dos colonizadores portugueses, a luta dos povos indígenas durou vários anos, e gerou quais consequências:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q880872 | História, Mercantilismo, Área Administrativa, TRT 11ª Região AM e RR, FCC, 2024

No século XVII a Coroa portuguesa instituiu um modelo administrativo colonial, no Brasil,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q889905 | História, Mercantilismo, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Serra da Raiz PB, ADVISE, 2024

Antes da Independência brasileira de 1822, o Brasil já havia deixado seu status de colônia, pois:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q944189 | História, Mercantilismo, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

Atente para o seguinte excerto de um texto baseado nos estudos da historiadora Mary Del Priore a respeito da cultura e do cotidiano de um período do Brasil Colônia:
“(...) no Brasil de 1650 não existiam tabus como o da virgindade obrigatória até o casamento. Quebrado em tempos modernos, esse tabu ainda estava por nascer em 1600, e até o século XVIII era difícil achar alguém que se casasse sem antes ter tido relações sexuais. Mas o motivo era bem diferente do atual. É que, naquela época, ter filhos era muito importante. A mulher precisava provar ao homem que era fértil, engravidando antes do compromisso, uma regra consentida por toda a comunidade — inclusive pela Igreja, desde que tudo terminasse em casamento."
ALVES, Januária Cristina. O lado feminino do Brasil colonial: a vida das mulheres no século XVI. In: Revista Super Interessante. São Paulo, Editora Abril, v.79, 1994.


O trecho acima apresenta a ideia de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q680894 | História, Mercantilismo, Primeiro Dia, FGV, FGV, 2020

A capitania de São Vicente foi a primeira a ter um engenho de açúcar, mas, apesar do pioneirismo, se viu separada da economia agroexportadora fixada na Colônia a partir da segunda metade do século XVI, o que ocorreu por causa da concorrência das capitanias do Nordeste, sobretudo Pernambuco e Bahia, mais bem localizadas geograficamente e com condições naturais mais favoráveis ao desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar.
(Patrícia Albano Maia. “Expansão territorial do Brasil colonial: o bandeirismo”. In: História do estado de São Paulo: a formação da unidade paulista, vol.1, 2010.)
Essa particularidade da capitania de São Vicente implicou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q902222 | História, Mercantilismo, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Conforme Abreu (2008), acerca do papel das cidades no período da colonização portuguesa no Brasil, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. As cidades no período colonial brasileiro, em contraste com o período colonial da América Espanhola, tinham um papel central como núcleo de controle do território conquistado pelos portugueses.


II. O processo de colonização portuguesa no Brasil encontrou civilizações que já tinham uma base urbana preexistente centrada na mineração e na circulação de metais preciosos.


III. O processo de colonização portuguesa, a partir de 1573, foi centrado na prática de fundação de cidades através da promulgação das “Ordenações de descobrimento e de povoamento de Felipe II”, também chamadas de “Lei das Índias”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q888547 | História, Mercantilismo, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Ao entrar na rota dos navegadores europeus, após a descoberta das terras brasileiras, Santa Catarina recebeu sua primeira expedição significativa em 1515. Quem chefiou essa expedição?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q868566 | História, Mercantilismo, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Durante muito tempo após a chegada dos Portugueses às terras que hoje compõem o Brasil, apenas as regiões próximas ao litoral eram exploradas. Isso se devia ao fato de que a cana-de-açúcar, cultivada principalmente no litoral nordestino, era a principal fonte de riqueza do país, com o açúcar produzido abastecendo o mercado europeu. No entanto, o desejo de encontrar riquezas minerais nunca foi abandonado, tanto pela Coroa Portuguesa quanto por alguns colonizadores. Estes últimos organizavam expedições, oficiais ou particulares, compostas por homens armados para explorar as terras pouco conhecidas do interior. Originárias de São Paulo, essas expedições tinham como objetivo capturar indígenas para serem escravizados e procurar minérios. Essas incursões ficaram conhecidas como?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q912380 | História, Mercantilismo, Área Rural, Prefeitura de Diamante D`Oeste PR, OBJETIVA, 2023

Foi um tipo de medicina com conhecimentos populares adquiridos por meio do empirismo, largamente utilizado no Brasil Colônia. O trecho refere-se ao(à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q886115 | História, Mercantilismo, Técnico em Contabilidade, TJ MA, Consulplan, 2024

Para encetar sua conquista do Brasil, a Companhia das Índias Ocidentais optou por uma estratégia que maximizava a vantagem comparativa desfrutada pelos Países Baixos em termos de poder militar na Europa seiscentista: o poder naval, comumente tido na conta de recurso definitivo de ultima ratio bélica. Acreditava-se na Holanda que o Brasil seria facilmente ocupado mediante uma estratégia de bloqueio naval de suas praças-fortes, cuja rendição provocaria automaticamente o controle do interior do país e dos centros de produção açucareira, que eram os grandes alvos da empreitada neerlandesa. Os holandeses invadiram e se estabeleceram no nordeste do Brasil, empreendendo uma luta árdua contra os portugueses, os espanhóis e os nativos. Um dos períodos de maior destaque nessa estadia foi na fase da administração de Maurício de Nassau que, entres outras ações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q910156 | História, Mercantilismo, Professor de Educação Física, Prefeitura de Mucajaí RR, NTCS, 2024

Entre o período da descoberta e a colonização do Brasil, o país teve outros nomes antes de se chegar ao nome que é usado atualmente. Qual alternativa corresponde ao nome que o Brasil já teve?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q937825 | História, Mercantilismo, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e dessa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.

GÂNDAVO, P. M. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2004 (adaptado).
A observação do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R na língua mencionada, demonstra a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q881022 | História, Mercantilismo, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

No século XVII, a descoberta de jazidas minerais na Serra do Mar e imediações deu grande impulso à colonização do Paraná. O interesse europeu nessa empreitada estava ligado a processos históricos do período como as grandes navegações e o mercantilismo. Qual das alternativas abaixo se refere esse mineral?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q904384 | História, Mercantilismo, História, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

“Eles se conjugaram num sistema típico de exploração do trabalho e da natureza, sobre o qual acabaram se assentando todas as atividades econômicas da sociedade colonial – desde as lavouras até a mineração, passando pelas raras atividades urbanas e mercantis.”
(Szmrecsányi, Tamás – Pequena história da agricultura no Brasil, Editora Contexto, 1998, Pág. 12.)
Com relação às marcas deixadas pela grande empresa de monocultora, no período colonial do Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q937101 | História, Mercantilismo, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

O povo alimentava-se de peixe fresco, pegado diariamente pelos múltiplos e engenhosos processos recebidos dos indígenas, ou salgado, como o pirarucu, a tainha e o peixe-boi; de tartaruga, mais abundante à medida que se caminhava para o oeste, ou porque assim estivesse distribuída originariamente, ou por se não ter adiantado tanto por aquelas bandas a obra de devastação.

ABREU, C. Capítulos de história colonial. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisa Social, 2009 (adaptado).


De acordo com o texto, durante a ocupação da Amazônia no século XVIII, a dieta alimentar dos moradores de povoados dependia da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.