Questões de Concursos Metodologia Científica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q386823 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

O microarranjo é uma técnica que busca medir os níveis de expressão de transcritos em larga escala. A tecnologia dos microarranjos tem impulsionado, de maneira importante, a pesquisa de genômica funcional de diferentes organismos, desde a bactéria até o ser humano, em situações normais e patológicas (câncer, doenças autoimunes, doenças degenerativas, entre outras). Considerando os processamentos bioinformáticos dos experimentos de microarranjo, julgue os itens a seguir.

A análise não supervisionada define classes de tumores por meio do agrupamento de genes ou espécimes, com base nas semelhanças dos perfis de expressão gênica, sem qualquer organização inicial.

  1. ✂️
  2. ✂️

13 Q384018 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos bancos de dados genômicos, julgue os itens a seguir.

O DDBJ, o EMBL e o GenBank são os mais importantes bancos de dados públicos de informação genômica e são sincronizados diariamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

14 Q386678 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos bancos de dados genômicos, julgue os itens a seguir.

O NCBI (National Center for Biotechnology Information) mantém o GenBank, que é uma coleção anotada de sequências de DNA disponíveis publicamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

16 Q384769 | Biologia, Metodologia Científica, Técnico de Laboratório, UFFS, FEPESE

Sabendo-se que em uma determinada seção transversal de um rio a velocidade média medida por um molinete é 0,4 m/s, e que a área dessa seção é 6 m², a vazão total é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17 Q384462 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos bancos de dados genômicos, julgue os itens a seguir.

O MSS (multiple sequence standard) é um formato comum para alinhamentos múltiplos de sequências.

  1. ✂️
  2. ✂️

18 Q383470 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da organização de bancos de dados de genes.

Anotação genômica é o processo de predição funcional de genes com base em comparações com bancos de dados.

  1. ✂️
  2. ✂️

19 Q380680 | Biologia, Metodologia Científica, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

A nanociência e a nanotecnologia têm como base dois conceitos, chamados top-down (de cima para baixo) e botton-up (de baixo para cima). Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A implantação do conceito botton-up consiste em miniaturizar para a escala nano as observações e as conclusões obtidas a partir de escala micro.

  1. ✂️
  2. ✂️

20 Q386436 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao alinhamento múltiplo de sequências, julgue os próximos itens.

Os métodos progressivos de alinhamento múltiplo de n sequências possibilitam calcular, na última fase, o alinhamento de todos os possíveis pares de sequências.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.