Início

Questões de Concursos Metodologia Científica

Resolva questões de Metodologia Científica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q384936 | Biologia, Metodologia Científica, Técnico Industrial, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Um sistema digital sequencial finito com n entradas e com uma única saída pode ser especificado por um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q386813 | Biologia, Metodologia Científica, Analista Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Caso o pesquisador confirmasse que houve um aumento significativo da produção de biomassa das plantas remanescentes após uma queimada, isso seria explicado por alterações no solo, como a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q379928 | Biologia, Metodologia Científica, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos relacionados ao tratamento de efluentes, julgue os itens subseqüentes.

Contaminantes sólidos presentes em suspensão nos efluentes podem ser removidos por meio de filtração ou flotação.

  1. ✂️
  2. ✂️

244Q382826 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A tecnologia SAGE está baseada no sequenciamento de pequenos fragmentos de cDNA de uma região relativa do transcrito, cujo princípio se fundamenta no pressuposto de que o pequeno fragmento (tag) contém informação suficiente para identificar, univocamente, um gene. A respeito das aplicações de SAGE nas pesquisas do câncer, julgue os itens a de 92 a 100.

Um banco de dados pode ser considerado uma coleção de dados inter-relacionados, projetado para suprir as necessidades de um grupo específico de aplicações e usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

245Q385713 | Biologia, Metodologia Científica, Biólogo, UFFS, FEPESE

A taxidermia consiste na preparação da pele de um animal para estudos científicos ou exposição. Sobre a conservação deste tipo de material biológico, analise as afirmativas abaixo:

1. No processo de taxidermia, todas as partes moles devem ser retiradas, ou seja, a pele deve ser completamente isolada, só restando o que fica diretamente aderido aos ossos. A esta operação denomina-se escalpelação. A escalpelação deve ser completa e minuciosa, evitando deixar restos de músculos ou gordura aderidos à face interna da pele.

2. Usam-se na operação de taxidermia substâncias absorventes para reter os líquidos corporais. A pele é tratada com fubá ou fécula de batata.

3. Antes de proceder à taxidermia, é essencial a obtenção de quatro medidas biométricas comuns. A medição deve ser feita em animal abatido, aguardando-se um ou dois dias, dependendo do tamanho do animal, sobre a pele já taxidermizada, e de preferência com régua de madeira graduada em milímetros ou com trena metálica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q383709 | Biologia, Metodologia Científica, Técnico de Laboratório, UFFS, FEPESE

Nos estudos de topografia se encontram muitos conceitos e métodos consagrados no mundo científico.

Sobre os conceitos básicos da topografia, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q381602 | Biologia, Metodologia Científica, Oceanógrafo, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Apesar dos avanços em modelagem numérica, as medições diretas ou por sensoriamento remoto de condições oceanográficas continuam a ter importância fundamental para a compreensão da circulação marinha. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

do mar em regiões costeiras, especialmente portuárias, nas quais não é possível realizar previsões harmônicas das marés.

  1. ✂️
  2. ✂️

249Q384158 | Biologia, Metodologia Científica, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação a utilização de conhecimento da genética e da biologia molecular na resolução de crimes, na identificação individual e na genética forense, julgue os itens a seguir.

A obtenção de material biológico — DNA — na cena de um crime exclui a necessidade de coleta de material biológico do suspeito.

  1. ✂️
  2. ✂️

250Q382948 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As estatísticas de mortalidade representam uma das mais valiosas fontes de informação em saúde, além de constituírem o mais tradicional e um dos mais eficientes métodos para avaliação do estado de saúde das populações. Em relação ao SIM do MS, e aos estudos epidemiológicos que analisam a distribuição dos óbitos no Brasil, julgue os itens subsequentes.

A definição do que são mortes preveníveis e evitáveis depende do estado da arte médica, da disponibilidade de recursos e da oportunidade de execução das medidas diagnósticas, terapêuticas ou preventivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

251Q379351 | Biologia, Metodologia Científica, Oceanógrafo, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Modelos numéricos computacionais de circulação costeira e oceânica são ferramentas importantes e muito utilizadas atualmente em estudos ambientais, como, por exemplo, na elaboração de estudo de impacto ambiental relativo a processo de licenciamento ambiental de atividade com potencial impacto sobre o meio ambiente. Costuma-se dizer que as soluções obtidas com esses modelos são tão boas quanto bons forem os dados utilizados para construir e inicializar os modelos. Pode-se afirmar, porém, que a qualidade das simulações dependerá muito do usuário, ou seja, de seu conhecimento da física do meio simulado e dos aspectos numéricos dos modelos utilizados. Sobre a modelagem numérica de circulação do meio marinho, julgue os itens que se seguem.

A separação em modos internos e externos é feita, em modelos com discretização explícita das equações governantes do escoamento, para aliviar as restrições impostas pela condição de Courant-Friederich-Levy.

  1. ✂️
  2. ✂️

252Q382233 | Biologia, Metodologia Científica, Analista em Ciência Júnior I, MCT, CESPE CEBRASPE

À luz do ordenamento jurídico brasileiro, que tem na Constituição Federal de 1988 (CF) seus pressupostos essenciais, e considerando as normas legais que regem a administração pública, além dos códigos de conduta normalmente adotados por corporações empresariais e pelas mais diversas instituições, julgue os itens que se seguem, relacionados ao tema da ética e da postura profissional.

Revolucionárias descobertas científicas do século XX, como as ocorridas na área biológica, em especial na engenharia genética, suscitam a questão sobre a natureza da vida e sobre os limites da possibilidade da interferência humana nos organismos vivos, o que leva a preocupações éticas impensáveis no passado não muito distante.

  1. ✂️
  2. ✂️

253Q382369 | Biologia, Metodologia Científica, Analista em CampT Pleno, MCT, CESPE CEBRASPE

A gestão dos sistemas de produção das espécies de interesse zootécnico deve considerar vários fatores que têm influência sobre o desempenho produtivo dos animais. O gestor desses sistemas deve

utilizar o sistema de produção de suíno criado sobre cama, em detrimento ao sistema de produção tradicional, que usa a lâmina de água, pois, no primeiro, há menor produção de dejetos e menor contaminação e poluição ambiental.

  1. ✂️
  2. ✂️

254Q380790 | Biologia, Metodologia Científica, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

Amostras de solo, coletadas em uma região alvo de estudos geológicos, foram submetidas a diversos tipos de análise, entre as quais a análise de microrganismos. Para essas análises, foi necessário o preparo de diversos materiais no laboratório.

No que se refere a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A flambagem é um método de esterilização adequado ao uso em alças metálicas utilizadas para inocular microrganismos em meio de cultura sólido.

  1. ✂️
  2. ✂️

255Q380288 | Biologia, Metodologia Científica, Oceanógrafo, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Modelos numéricos computacionais de circulação costeira e oceânica são ferramentas importantes e muito utilizadas atualmente em estudos ambientais, como, por exemplo, na elaboração de estudo de impacto ambiental relativo a processo de licenciamento ambiental de atividade com potencial impacto sobre o meio ambiente. Costuma-se dizer que as soluções obtidas com esses modelos são tão boas quanto bons forem os dados utilizados para construir e inicializar os modelos. Pode-se afirmar, porém, que a qualidade das simulações dependerá muito do usuário, ou seja, de seu conhecimento da física do meio simulado e dos aspectos numéricos dos modelos utilizados. Sobre a modelagem numérica de circulação do meio marinho, julgue os itens que se seguem.

principais forças determinantes do escoamento, são incluídos na modelagem a partir da imposição de condições de contorno.

  1. ✂️
  2. ✂️

256Q383417 | Biologia, Metodologia Científica, Técnico de Laboratório, VALEC, FEMPERJ

A pesagem de uma amostra que sofreu uma calcinação em uma mufla é feita:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q382384 | Biologia, Metodologia Científica, Analista em CampT Pleno, MCT, CESPE CEBRASPE

A gestão dos sistemas de produção das espécies de interesse zootécnico deve considerar vários fatores que têm influência sobre o desempenho produtivo dos animais. O gestor desses sistemas deve

escolher raças bovinas adaptadas às condições climáticas do Brasil. Animais criados de maneira extensiva que apresentem a pele de coloração escura e o pêlo de coloração branca não são muito afetados por altas temperaturas ambientais e pela incidência dos raios solares.

  1. ✂️
  2. ✂️

258Q381897 | Biologia, Metodologia Científica, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Considerando que se pretende realizar um inquérito para estimar a prevalência de portadores de hepatite viral do tipo B por meio da aferição do antígeno de superfície do vírus e admitindo que a amostra da população na qual será realizado esse inquérito deva representar adequadamente a heterogeneidade do comportamento da doença, segundo a faixa etária e os hábitos dos indivíduos, julgue os itens abaixo.

A melhor estratégia para garantir a representatividade da amostra, nessa situação, é a seleção aleatória simples dos indivíduos que constituirão a amostra.

  1. ✂️
  2. ✂️

259Q386787 | Biologia, Metodologia Científica, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao método de coloração Papanicolaou e ao processo de montagem das lâminas, julgue os itens a seguir.

Antes da colocação da lamínula, a lâmina deve ser colocada em xilol, já que o bálsamo-do-canadá e seus similares artificiais não são miscíveis em água.

  1. ✂️
  2. ✂️

260Q382713 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Testes não-paramétricos são métodos utilizados na área biomédica que compreendem procedimentos que não necessitam de estimação de variância e da média da população. Acerca de métodos não-paramétricos, julgue os itens a seguir.

Teste binomial é utilizado para a comparação de frequências observadas em variáveis ordinais.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.