Questões de Concursos Metodologia de desenvolvimento de software

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61Q1028582 | Engenharia de Software, Metodologia de Desenvolvimento de Software, Tecnologia da Informação, MPE RJ, FGV, 2025

A mensuração da métrica lead time no desenvolvimento de software ganhou notoriedade quando David Anderson, criador do Kanban destacou a importância de coletá-la. Com relação à utilidade de medir o lead time durante o processo de desenvolvimento de software, analise os itens a seguir

I. Analisar a saúde do processo de desenvolvimento considerando que altas dispersões representam algum tipo de gargalo ou aumento no tempo de passagem em alguma das etapas do fluxo de desenvolvimento, por exemplo, nas últimas semanas, o lead time das histórias de desenvolvimento cresceram, pois o ambiente de homologação estava com problemas e os testes eram mais complexos.

II. Identificar casos extremos (outliers) e aprender com o ocorrido, por exemplo, se um bug levou muito mais tempo do que o normal para ser corrigido em decorrência da ausência de clareza sobre o que era de fato o problema a ser resolvido.

III. Para compreender os efeitos que as incertezas e as complexidades não mapeadas podem causar, na forma de variabilidade, no tempo necessário para a conclusão dos trabalhos de um time de desenvolvimento de software.

Está correto o que se afirma em
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62Q1036161 | Engenharia de Software, Metodologia de Desenvolvimento de Software, Analista de Transformação Digital, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

Com referência às técnicas de levantamento de requisitos, julgue o seguinte item.

A arqueologia é uma técnica apropriada quando se busca preservar todas as funcionalidades de um sistema legado em um novo sistema que reutilize as soluções e experiências existentes.
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63Q1035910 | Engenharia de Software, Metodologia de Desenvolvimento de Software, Tecnologia da Informação, TCE PE, FGV, 2025

Sobre metodologias de desenvolvimento de software ágeis, relacione as listadas a seguir às respectivas caracterizações.

1. Scrum
2. Kanban

( ) A sua principal ferramenta é um quadro que é dividido em colunas, cada uma representando um estágio de desenvolvimento dos elementos de funcionalidade do software.
( ) Os seus principais artefatos incluem o backlog do produto e o backlog do sprint.
( ) O trabalho é distribuído em ciclos chamados sprints, com duração de 3 a 4 semanas, nos quais a equipe se adapta às necessidades e desafios que surgem, garantindo flexibilidade no processo.
( ) Promove a reflexão sobre o processo e a realização de ajustes, para aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho entregue.

A associação correta, segundo a ordem apresentada, é:
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64Q1035909 | Engenharia de Software, Metodologia de Desenvolvimento de Software, Tecnologia da Informação, TCE PE, FGV, 2025

Scrum é um framework leve baseado em empirismo que ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos.
Sobre o Scrum, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) No início da Sprint, é realizada uma reunião para planejar o novo ciclo, cabendo à equipe determinar quanto trabalho acredita ser capaz de executar durante a Sprint.
( ) Criar e comunicar claramente os itens do Product Backlog é uma tarefa do Scrum Master.
( ) Os membros de um time Scrum são autogerenciáveis, decidindo internamente quem faz o quê, quando e como.

As afirmativas são, respectivamente,
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65Q1086614 | Engenharia de Software, Metodologia de Desenvolvimento de Software, Analista de Sistemas, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Na engenharia de software, pode-se dividir uma metodologia genérica em cinco macroatividades; entre elas, a que tem como objetivo criar um esboço do projeto a ser desenvolvido é
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