Questões de Concursos Microbiologia Básica e Clínica

Resolva questões de Microbiologia Básica e Clínica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q897833 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Farmacêutico, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Uma paciente de 29 anos compareceu ao pronto atendimento com queixa de dor pélvica e cheiro forte ao urinar. Os dados clínicos revelaram leve dor pélvica à palpação, afebril, normocorada, normotensa e orientada no tempo e no espaço. Nega alergias. O médico solicitou realização de exame de urina e bacterioscopia ao Gram (Gram da gota de urina). A paciente realizou coleta de urina no banheiro do Pronto Atendimento, sem realização de higiene íntima recomendada e, na sequência, a amostra foi entregue ao laboratório pelo técnico da enfermagem para análise.

O exame do sedimento urinário apresentou numerosos epitélios (vaginais), raros leucócitos e numerosas bactérias. Já o exame do Gram da Gota de urina evidenciou raros polimorfonucleares, numerosos cocobacilos Gram-negativos e “Clue Cells”, caracterizadas pela presença de células escamosas, recobertas por cocobacilos, apagamento das bordas citoplasmáticas.

Diante dos dados clínico-laboratoriais descritos no enunciado, pode-se afirmar que a paciente apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q900481 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Bioquímico, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Um resultado de teste rápido para o antígeno SARS-CoV-2 em que a linha de teste dê positiva e a de controle dê negativa, significa que o teste é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q897559 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Farmacêutico/Bioquímico, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

Ao profissional de saúde atuante em laboratórios de análises clínicas em Unidades de Saúde de Urgência e Emergência, é comum o recebimento de pedidos de exames para avaliação da hemostasia de pacientes após terem sofrido acidentes com animais peçonhentos. O veneno de alguns escorpiões contém compostos neurotóxicos capazes de despolarizarem as terminações nervosas, liberando catecolaminas e acetilcolina, que produzem manifestações orgânicas decorrentes da predominância dos efeitos simpáticos ou parassimpáticos. Uma picada de escorpião não consome fibrinogênio, porém, pode promover dor no local da inoculação do veneno, seguida de um processo inflamatório, com desestabilização da membrana celular, permitindo extravasamento de enzimas intracelulares para o plasma, como, por exemplo, a CPK (creatinofosfoquinase). O exame coagulograma, muitas vezes, é solicitado nos casos de acidentes escorpiônicos, para avaliação da atividade da protrombina e tromboplastina parcial ativada, justificada pelo efeito coagulante do veneno do escorpião.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Estudo do coagulograma. Adaptado de ARANHAS, ESCORPIÕES E. Acidentes por animais peçonhentos. Medicina, Ribeirão Preto, v. 36, p. 490-497, 2003. Disponível em: https://www.saudedireta.com.br/docsupload/134049908841acidentes_animais_peconhentos_escorpioes_aranhas.pdf. Acesso em: 06 out. 2024.

Diante do exposto, considere as afirmativas a seguir sobre os possíveis padrões de resposta e alterações laboratoriais compatíveis com o quadro clínico de escorpionismo.

I- A picada do escorpião aumenta o tempo de tromboplastina parcial ativada, tornando o sangue menos coagulável.
II- A picada do escorpião pode aumentar os níveis séricos de creatinofosfoquinase, devido à lesão tecidual provocada pelo veneno.
III- A picada do escorpião promove o prolongamento do tempo de protrombina, diminuindo a resposta da coagulação.
IV- A picada do escorpião pode promover a coagulação sanguínea rapidamente, devido ao efeito coagulante do veneno.
V- A picada do escorpião promove o aumento dos níveis intracelulares da enzima creatinofosfoquinase, devido à lesão tecidual.

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q898338 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Farmacêutico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O antídoto é a substância que se opõe ao efeito tóxico atuando sobre o toxicante. Os antídotos e determinados medicamentos são essenciais ao tratamento de algumas intoxicações. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma relação correta entre toxicante e seu antídoto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q898332 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Farmacêutico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Resistência antimicrobiana tornou-se o principal problema de saúde pública no mundo, afetando todos os países, desenvolvidos ou não. Ela é uma inevitável consequência do uso indiscriminado de antibióticos em humanos e animais. Analise as assertivas a seguir sobre resistência bacteriana.

I. Streptococcus pneumoniae (penicilina insensível), Haemophilus influenzae (resistente à ampicilina) e Shigella spp. (fluoroquinolonaimune).

II. Enterococcus faecium (resistente à linezolide), Staphylococcus aureus (resistente linezolide), Helicobacter pylori (imune à claritromicina), Campylobacter spp e Salmonella (ambas resistentes às fluoroquinolonas) e Neisseria gonorrhoeae (resistente à linezolide e à fluoroquinolona).

III. Evitar a auto-medicação, os antibióticos devem ser sempre prescritos por um médico e nunca devem ser tomados sem a supervisão de um médico. Os antibióticos devem ser especialmente para doenças virais, como a gripe.

IV. Resistentes a carbapenêmicos, os chamados antibióticos de amplo espectro, estão a Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa, algumas enterobactérias como Klebsiella pneumonie, Escherichia coli e várias espécies dos gêneros Serratia e Proteus. No caso das Klebsiellas, já foram encontrados casos em que nenhum antibiótico é eficaz.

Aponte a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q898339 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Farmacêutico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A intoxicação por opioides ocorre quando há uso elevado de uma substância dessa classe, excedendo a dose pertencente à janela terapêutica medicamentosa, causando efeitos tóxicos no organismo. Essa intoxicação pode advir de sobredosagem acidental, agonismo farmacêutico, interação medicamentosa ou abuso de alguma substância de classe opioide. Qual é o medicamento para promover a reversão de intoxicação de opioides?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q898334 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Farmacêutico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Uma mulher de 45 anos, viúva, mãe de 4 filhos, nega ser hipertensa e diabética, queixa-se de dor no membro superior esquerdo, por esforço repetitivo relata que não consegue engolir os medicamentos. Qual das opções é o indicado para essa paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q900480 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Bioquímico, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Em virtude das cheias que levaram a milhares de desabrigados no Rio Grande do Sul no início do ano de 2024, o aumento dos casos de leptospirose ainda é de grande risco epidemiológico. Para o diagnóstico laboratorial dessa doença, na fase precoce (primeira semana), são indicados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q898330 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Farmacêutico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Sobre o Receituário de Antimicrobianos conforme a RDC 471, analise as assertivas a seguir.

I. A receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por 10 (dez) dias a contar da data de sua emissão.

II. A dispensação em farmácias e drogarias públicas e privadas dar-se-á mediante a retenção da 1ª (primeira) via da receita, devendo a 2ª (segunda) via ser devolvida ao paciente.

III. A receita poderá conter a prescrição de outras categorias de medicamentos, de controle especial.

IV. Não há limitação do número de medicamentos antimicrobianos prescritos por receita, desde que não contenha medicamento de controle especial, em situações de tratamento prolongado a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 (noventa) dias a contar da data de sua emissão.

V. Não há necessidade de retenção de receita de medicamentos de uso tópico contendo neomicina ou neomicina associada a bacitracina. A retenção de receita é obrigatória para antimicrobianos de venda sob prescrição, isoladas ou em associação.

VI. É vedada a devolução, por pessoa física, de antimicrobianos industrializados ou manipulados para drogarias e farmácias, salvo exceções.


Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q893174 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Técnico em Farmácia, SESMT, FGV, 2024

Em relação aos tipos e objetivos do tratamento antimicrobiano, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q989814 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Farmacêutico Generalista, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No que concerne à análise toxicológica forense, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q898340 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Farmacêutico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas a seguir.

I. Esterilização: destruição ou remoção de todas as formas de vida microbiana, incluindo os endósporos, possivelmente com exceção dos príons.

II. Desinfecção: destruição de patógenos na forma vegetativa em tecidos vivos.

III. Antissepsia: destruição de patógenos na forma vegetativa.

IV. Degerminação: remoção de micro-organismos de uma área limitada, como a pele ao redor do local da aplicação de uma injeção.

V. Sanitização: tratamento destinado a reduzir as contagens microbianas nos utensílios alimentares a níveis seguros de saúde pública.


Qual das assertivas apresentam definições INCORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q897237 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Farmacêutico Bioquímico, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

A identificação precoce dos casos de dengue é de vital importância para a tomada de decisões e implementação de medidas de maneira oportuna, visando principalmente evitar óbitos. O NS1 é uma proteína viral produzida em grandes quantidades durante a fase aguda da infecção. A presença dessa proteína no sangue indica infecção recente pelo vírus da dengue. O teste rápido e de baixo custo que detecta esta proteína, baseado em uma reação antígeno-anticorpo que envolve papel absorvente impregnado com anticorpos monoclonais é a metodologia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q984870 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Bioquímico, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

O diagnóstico laboratorial da esquistossomose mansônica pode ser realizado por meio de métodos parasitológicos, anatomopatológicos ou imunológicos. São métodos laboratoriais utilizados no diagnóstico de esquistossomose:
I. Método de sedimentação espontânea. II. Teste de captura de anticorpos IgM. III. Teste de avidez de anticorpos IgG.
Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q910743 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Farmacêutico, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

A toxoplasmose é uma infecção parasitária causada pelo Toxoplasma gondii. A maioria das pessoas não apresenta sintomas graves, mas a infecção pode ser preocupante em certos grupos de risco, como mulheres grávidas e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos. A prevenção e o diagnóstico precoce desempenham um papel importante na gestão dessa infecção. Diante disso, marque a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q989813 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Farmacêutico Generalista, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação:
Um farmacêutico generalista, em seu papel na atenção básica à saúde, recebe um paciente portando um laudo médico diagnosticando Tinea Corporis. Nessa situação, é fundamental que o paciente utilize uma pomada especialmente formulada. Portanto, qual das seguintes opções é a mais apropriada para o tratamento recomendado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q897224 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Farmacêutico Bioquímico, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

A análise do líquido cefalorraquidiano (LCR) é fundamental para o diagnóstico de quadro de meningites. Assim, nos quadros iniciais e ainda sem tratamento de uma meningite bacteriana, quais as alterações são compatíveis com esta infecção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q897225 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Farmacêutico Bioquímico, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

O gênero Staphylococcus apresenta várias espécies, sendo que grande parte delas causam infecções humanas. Neste aspecto, a espécie de Staphylococcus, coagulase negativa, causador frequente de infecções de cateteres e próteses, que apresenta teste de trealose negativo, urease positiva e sensibilidade a novobiocina, é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q984869 | Farmácia, Microbiologia Básica e Clínica, Bioquímico, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Há mais de 1 milhão de espécies de fungos, mas apenas cerca de 400 causam doenças relevantes para os humanos, animais ou plantas. Dentre eles, aproximadamente 100 são capazes de causar infecções nos humanos, conhecidas como micoses. A respeito de características gerais dos fungos, analisar os itens.
I. Fungos constituem um grupo de organismos eucariotos sem mobilidade própria, heterotróficos, essencialmente aeróbios.
II. Acumulam glicogênio como material de reserva, são desprovidos de clorofila e apresentam núcleo rodeado por membrana nuclear.
III. São organismos quimio-autotróficos, utilizando-se da fotossíntese para a produção de compostos de carbono de forma a manter as funções celulares.
Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.