Questões de Concursos Migrações

Resolva questões de Migrações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q938531 | Geografia, Migrações, PPL, ENEM, INEP

Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q949877 | Geografia, Migrações, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A litosfera é a camada mais superficial do planeta Terra. Formada por rochas e minerais, ela faz parte do cenário, porém, é mais complexo e envolve outras camadas ou esferas, intimamente relacionadas entre si. São elas: Atmosfera, Hidrosfera e Biosfera. Assinale a alternativa que corresponde as ações referentes à Biosfera.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q951194 | Geografia, Migrações, Primeiro Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

Uma bolinha é arremessada horizontalmente em direção ao rodapé de uma parede com uma quantidade de movimento p = mv, onde m e v representam, respectivamente, a massa e o vetor velocidade da bolinha. Ela colide com o rodapé e retorna com uma quantidade de movimento P = -p/2. O impulso que o rodapé exerce sobre a bolinha é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q679395 | Geografia, Migrações, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Estudando-se o histórico dos fluxos migratórios no Brasil, é possível compreender que eles se esgotam com o tempo. A marcha para o oeste do país, nos anos 1970, era formada, sobretudo, por sulistas em busca de fronteiras agrícolas e a fim de colonizar estados, como Rondônia, mas perdeu força gradualmente. Atualmente, o movimento que mais chama a atenção é o de volta aos locais de origem. As hipóteses apresentadas para justificar esse movimento estão relacionadas à redução e à terceirização do emprego na indústria no Sudeste, aos novos focos de crescimento econômico no Nordeste e aos programas de transferência de renda do governo federal. Observam-se movimentos que ocorrem dentro de alguns estados, como o Paraná, onde sua atratividade está concentrada na área metropolitana de Curitiba.
Com relação à influência dos processos migratórios na formação populacional brasileira, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) As políticas migratórias pautavam-se por um “modelo ideal de trabalhador”, no qual predominava a forma capitalista de produção. ( ) As políticas migratórias oficiais, na segunda metade do século XIX, ressaltaram o interesse de preservar a ascendência europeia na composição étnica da população. ( ) As imigrações europeia e asiática tiveram como propósito a ocupação das vagas ociosas na indústria nascente, diante da ausência de qualificação dos ex-escravos. ( ) O direcionamento dos fluxos migratórios fez com que existisse maior concentração de afrodescendentes nas regiões Sul e Centro-Oeste. ( ) A imigração japonesa no Paraná foi favorecida pela fácil adaptação dos japoneses aos costumes ocidentais e por serem habituados ao trabalho com as monoculturas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q944457 | Geografia, Migrações, Vestibular 2023, UEMA, UEMA, 2022

O texto a seguir trata do tipo de migração denominada "fuga de cérebros".
As pessoas estão em constante movimento pelo território, essencialmente em busca de novas e melhores perspectivas e condições de vida. A mobilidade populacional pelo espaço geográfico é chamada migração. [...] Movimentos migratórios ocorreram praticamente em todas as épocas da história da humanidade e não é diferente no mundo atual. [...] Os motivos das migrações são os mais variados e, embora haja razões naturais para alguns movimentos migratórios (secas, terremotos, enchentes e desastres ambientais), além de motivações políticas e guerras, na maioria das vezes, eles são impulsionados por fatores socioeconômicos. [...] Nas últimas décadas, por exemplo, intensificou-se a chamada “migração de cérebros”: trabalhadores e pesquisadores altamente qualificados que emigram para regiões desenvolvidas ou que estão em um processo ascendente de desenvolvimento. O termo, também, é denominado como “fuga de cérebros”, pois são doutores, pesquisadores, trabalhadores técnicos que deixam de contribuir com seus conhecimentos no país natal. O Brasil é um país que faz parte dessa realidade, pois não são poucos os pesquisadores e os trabalhadores qualificados que saíram daqui nos últimos tempos, especialmente os envolvidos em ciência e tecnologia.
Boulos Júnior, Alfredo Multiversos: ciências humanas: populações, territórios e fronteiras: ensino médio / Alfredo Boulos Júnior, Edilson Adão Cândido da Silva, Laercio Furquim Júnior. -- 1. ed. -- São Paulo: FTD, 2020. Adaptado.
Analise as assertivas a seguir sobre o referido tipo de migração
I) Diversas causas podem estar associadas a esse fenômeno, sendo uma delas a questão da baixa empregabilidade, isto é, dificuldade que essas pessoas têm de encontrar uma oportunidade de trabalho nas suas respectivas áreas, o que as obriga a migrar para outras áreas do conhecimento. II) A debandada de profissionais de alto nível acontece, também, quando há baixos investimentos destinados à ciência e à tecnologia, o que resulta, entre outros, na redução de verbas disponíveis aos cursos de pós-graduação e em um menor número de bolsas de pesquisa destinadas aos programas de pesquisa nas universidades e Institutos de Ensino Superior, levando, muitas vezes, alunos e professores a buscarem alternativas, no exterior, para continuarem seus trabalhos. III) As consequências dessa emigração é, dentre outras, a escassez de profissionais qualificados no país de origem e, no médio e no longo prazo, a falta desse capital humano impacta o desenvolvimento científico e tecnológico, podendo causar prejuízos à economia e ao desenvolvimento interno. IV) A conjuntura política de um país influencia na saída de profissionais qualificados, pois esses são dependentes politicamente dos governos locais. Por isso, migram para países com tendências para gestões autoritárias.
Estão corretas, apenas, as seguintes assertivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q936548 | Geografia, Migrações, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

A categoria de refugiado carrega em si as noções de transitoriedade, provisoriedade e temporalidade. Os refugiados situam-se entre o país de origem e o país de destino. Ao transitarem entre os dois universos, ocupam posição marginal, tanto em termos identitários — assentada na falta de pertencimento pleno enquanto membros da comunidade receptora e nos vínculos introjetados por códigos partilhados com a comunidade de origem — quanto em termos jurídicos, ao deixarem de exercitar, ao menos em caráter temporário, o status de cidadãos no país de origem e portar o status de refugiados no país receptor.
MOREIRA, J. B. Refugiados no Brasil: reflexões acerca do processo de integração local. REMHU, n. 43, jul.-dez. 2014 (adaptado).
A condição de transitoriedade dos refugiados no Brasil, conforme abordada no texto, é provocada pela associação entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q951251 | Geografia, Migrações, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

A vigilância alienada é praticada pelas companhias de tecnologias dos Estados Unidos (Microsoft, Google, Facebook, Amazon, Apple, entre outras), sem que a maioria de seus usuários saiba ou tenha conhecimento. Para essas companhias, o fato de o usuário ou cliente assinar o termo de aceitação de uso de um software tem sido considerado suficiente, como permissão consentida, para que essas companhias possam utilizar informações sem autorização explícita ou formal.
(Hindenburgo Pires. “Indústrias globais de vigilância em massa”.
In: Floriano J. G. Oliveira et al. (orgs.).
Geografia urbana, 2014. Adaptado.)
As informações geradas pelos consumidores, quando espacializadas, permitem estabelecer padrões que interessam, particularmente, às grandes empresas. A “vigilância alienada” abordada pelo excerto, bem como o emprego do geomarketing, contribui para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q681107 | Geografia, Migrações, Dia 1, CESMAC, CEPROS, 2018

A partir do século XIX, o Brasil passou a receber uma renovação populacional, com a chegada dos imigrantes de diversas nacionalidades. Analise as alternativas seguintes, relativas aos principais grupos de imigrantes do Brasil.
1) As grandes áreas de concentração dos imigrantes italianos foram os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. 2) A vinda dos alemães para o Brasil associou-se a um programa de colonização, idealizado pelo governo brasileiro, cujo objetivo era o desenvolvimento da agricultura e a ocupação da região Sul. 3) Os espanhóis constituem o terceiro maior grupo de imigrantes europeus que se deslocaram para o Brasil, entre 1880 e 1972. 4) A imigração japonesa para o Brasil teve início na primeira década do século XX, com a “imigração subsidiada”.
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q935916 | Geografia, Migrações, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

O bônus demográfico é caracterizado pelo período em que, por causa da redução do número de filhos por mulher, a estrutura populacional fica favorável ao crescimento econômico. Isso acontece porque há proporcionalmente menos crianças na população, e o percentual de idosos ainda não é alto.

GOIS, A. O Globo, 5 abr. 2015 (adaptado).

A ação estatal que contribui para o aproveitamento do bônus demográfico é o estímulo à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q942964 | Geografia, Migrações, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
A concentração de imigrantes pobres nas cidades confunde aqueles que contavam utilizar a imigração branca para “civilizar” o país. Torna-se evidente uma realidade social cujos termos eram até então antinômicos: a existência de europeus pobres, nivelados ao estatuto dos escravos de ganho e do eito, exercendo atividades insalubres e personificando formas de decadência social que pareciam estar reservadas aos negros.
(ALENCASTRO, L. F.; RENAUX, M. L. Caras e modos dos migrantes e imigrantes. In. NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p.310.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a imigração europeia para o Brasil, entre os séculos XIX e XX, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) As condições precárias de vida dos proletários e camponeses europeus foram determinantes para a sua vinda para o Brasil. ( ) O incentivo à imigração europeia para o Brasil tinha duas funções principais: prover de mão de obra as lavouras e “civilizar” o Brasil. ( ) A decadência social dos imigrantes europeus contribuiu para a manutenção da precária eficácia da administração pública do Brasil. ( ) A tentativa de atração de imigrantes europeus para o Brasil tinha por objetivo suprir o vazio deixado pelo fim do tráfico de escravos negros vindos da África. ( ) A imigração de europeus para o Brasil se revelou um total fracasso devido às limitações impostas pela classe social da qual eram oriundos.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q946902 | Geografia, Migrações, Física Química História Geografia, UDESC, UDESC, 2018

A crosta terrestre é constituída por sete grandes placas tectônicas e outras menores. Na zona de encontro entre duas placas divergentes, o magma aflora lentamente formando ao longo de milhares de anos uma cadeia montanhosa chamada _____________. É o caso das placas Sul-Americana e Africana, cujo contato se dá no meio do oceano _____________, formando a _____________.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas no enunciado acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q946627 | Geografia, Migrações, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

As migrações internas desempenham papel fundamental na determinação dos tamanhos populacionais das regiões, estados e municípios, bem como na redistribuição espacial da população marcada durante décadas pelos movimentos rurais-urbanos e pela expressiva concentração urbana e metropolização no centro-sul do país. A etapa de intensa industrialização brasileira, de expansão acelerada das fronteiras agrícolas e de integração do mercado nacional, que perdurou com maior força até início dos anos 1980, foi amplamente ancorada em volumosos fluxos migratórios originados em distintos pontos do território e com destinos diferenciados. <https://tinyurl.com/y3mnejrt>Acesso em: 25.05.2019. Adaptado.
Dentre os movimentos migratórios que ocorreram no Brasil no século XX, podemos destacar corretamente a migração de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q938437 | Geografia, Migrações, PPL, ENEM, INEP

TEXTO I

Entre os anos 1931 e 1935, o crescimento da imigração judaica para a Palestina foi exponencial, passando de 4 000 imigrantes/ano em 1931 para mais de 60 000 em 1935. Em vinte anos, a população judaica havia passado de menos de 10% para mais de 30% da população local.

GATTAZ, A. A Guerra da Palestina. São Paulo: Usina do Livro, 2002.

TEXTO II

Um estado semi-independente sob controle britânico foi a fórmula que a Grã-Bretanha usou para a administração das áreas que tomara do império turco. A exceção foi a Palestina, que eles administraram diretamente, tentando em vão conciliar promessas feitas aos judeus sionistas, em troca de apoio contra a Alemanha, e aos árabes, em troca de apoio contra os turcos.

HOBSBAWN, E. Era dos extremos. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.

Nos trechos, são tematizados o destino de um território no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. A orientação da política britânica relativa a essa região está indicada na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q947157 | Geografia, Migrações, Ensino á Distância, UEG, UEG, 2019

Ao longo da história do Brasil, as populações se deslocam ou migram de um lugar para o outro. Várias são as motivações para tais deslocamentos, como a busca por emprego, por assistência médica ou por educação. Uma das migrações mais intensas ocorridas no Brasil ficou conhecida como êxodo rural. Sobre o êxodo rural, verifica-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q688680 | Geografia, Migrações, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Entesouramento e personagens como o Capitão Kidd, um corsário escocês a serviço do Reino Unido (que existiu de fato e viveu no século XVII), são de outros tempos. Mas parece ser de outro tempo também, ou se tornado distante, a ideia de que o movimento do capital busca, acima de tudo, se valorizar por meio do trabalho, no processo de produção. Se não é mais cabível o entesouramento nos moldes dos piratas, tampouco é aceitável acreditar que o capital busque ainda, fundamental e prioritariamente, sua reprodução por meio do trabalho industrial no processo de produção fabril.

(Sandra Lencioni. Metrópole, metropolização e regionalização, 2017. Adaptado.)

A forma contemporânea de reprodução do capital sugerida no excerto corresponde à lógica do chamado capitalismo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q942799 | Geografia, Migrações, Primeiro Semestre, SÃO CAMILO, VUNESP, 2019

A transumância é um movimento migratório que se caracteriza pela qualidade temporal __________ e pela motivação ________ para o deslocamento.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q950770 | Geografia, Migrações, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

O relatório da Organização das Nações Unidas (ONU, 2015) afirma que a população mundial deverá chegar aos 9,7 bilhões em 2050.

Fonte: ONU projeta que população mundial chegue aos 8,5 bilhões em 2030. Disponível em:https://www.unric.org/pt/actualidade/31919-onu-projeta-que-populacao-mundial-chegue-aos-85-mil-milhoes-em-2030 .

Acesso em: 30 ago. 2017.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o crescimento da população mundial.

( ) As altas taxas de fertilidade e o aumento da esperança de vida ao nascer influenciam no crescimento da população mundial projetado.

( ) O crescimento da população mundial projetado está relacionado ao aumento do controle de natalidade.

( ) O crescimento da população mundial projetado está ligado ao índice de crescimento natural, o qual relaciona apenas taxa de mortalidade e migrações.

( ) O crescimento da população mundial projetado está relacionado somente ao aumento das migrações.

A sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q936019 | Geografia, Migrações, PPL, ENEM, INEP, 2019

Uma ação tomada por alguns países que pode funcionar é proporcionar bolsas de estudo e empréstimos para aqueles que querem estudar em centros universitários fora do país, com a contrapartida de que, após a conclusão da faculdade, essas pessoas possam pagar ao governo voltando e trabalhando no país de origem. Desburocratizar o exercício de certas profissões e incentivar centros de excelência também pode ajudar. MALI, T. Disponível em: www.ufjf.br. Acesso em: 10 out. 2015 (adaptado).
As medidas governamentais descritas buscam conter a ocorrência do seguinte processo demográfico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q680312 | Geografia, Migrações, RS, ESPM, ESPM, 2018

Em junho de 1908 chegou ao Brasil, o navio Kasato Maru, trazendo o primeiro grupo oficial de imigrantes japoneses. A viagem começou no porto de Kobe e terminou, 52 dias depois, no porto de Santos. Vieram 165 famílias (781 pessoas) iniciando um fluxo contínuo de imigração de japoneses para o Brasil.
(Jhony Arai e Cesar Hirasaki. Arigatô. A emocionante história dos imigrantes japoneses no Brasil)
Considerando o texto e a história dos primeiros imigrantes japoneses chegados em São Paulo, correto afirmar que eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q936022 | Geografia, Migrações, PPL, ENEM, INEP, 2019

O meu pai era paulista Meu avô, pernambucano O meu bisavô, mineiro Meu tataravô, baiano Vou na estrada há muitos anos Sou um artista brasileiro
CHICO BUARQUE. Paratodos. 1993. Disponível em: www.chicobuarque.com.br. Acesso em: 29 jun. 2015 (fragmento).
A característica familiar descrita deriva do seguinte aspecto demográfico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.