Início

Questões de Concursos Modalidades e Critérios de Julgamento

Resolva questões de Modalidades e Critérios de Julgamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q884235 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Assistente de Administração, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

As modalidades de licitações servem para definir procedimentos específicos para a contratação de serviços, obras e compras públicas, garantindo a seleção da proposta mais vantajosa, promovendo a transparência, a competitividade e a igualdade de condições entre os participantes. A Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21), que versa sobre licitações e contratos administrativos, trata em seu Art. 28 sobre as modalidades de licitação. Assinale a alternativa que contém todas as modalidades de licitação descritas nos incisos do Art. 28 da referida Lei.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q894042 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Secretário Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Em 1º de abril de 2021 foi promulgada a Lei nº 14.133, destinada a regulamentar as licitações e contratos administrativos. A respeito do tema, analise as afirmativas a seguir.


I. São modalidades de licitação a concorrência, o pregão e o diálogo competitivo.


II. Concorrência é modalidade licitatória utilizada para a contração de obras comuns de engenharia, podendo ser utilizado como critério de escolha o maior retorno econômico.


III. O edital é entendido como a “lei” da licitação, devendo definir o que for importante, sujeitando os licitantes e a Administração Pública à sua observância, é o que aduz o Princípio da Legalidade, previsto no Art. 5º da referida Lei.


IV. O pregão é a modalidade destinada à contratação de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q888376 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Área Judiciária, TJ AL, FCC, 2024

No exercício do cargo de Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de Alagoas, instado a elaborar relatório sobre contratação de determinado material de escritório, Marcelo observou que a Administração realizou combinação de modalidades de licitação, sob fundamento de maior eficiência da disputa, servindo-se do pregão e da concorrência. Essa combinação é considerada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q908708 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Agente de Contratação, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Acerca das modalidades licitatórias, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q885548 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Lins SP, VUNESP, 2024

Segundo a Lei nº 14.133/21 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), a modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços comuns e especiais de engenharia, cujo critério de julgamento poderá ser menor preço; melhor técnica ou conteúdo artístico; técnica e preço; maior retorno econômico e maior desconto, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q884311 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Agente Administrativo III, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o art. 6º da Lei nº 14.133/2021, analise as assertivas abaixo:

I. Concorrência é a modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto.
II. Concurso é a modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor.
III. Leilão é a modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q889155 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Auxiliar Administrativo, CRF AC, Quadrix, 2024

De acordo com a Lei nº 14.133/2021, a concorrência é a modalidade de licitação para a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q889793 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Fiscal de obras e Postura, Prefeitura de Campanha MG, FUNDEP, 2024

Com relação às modalidades de licitação, previstas na legislação sobre licitações e contratos administrativos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q988427 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Auxiliar Administrativo, CRCMS, IBADE, 2024

No contexto de licitações públicas, a modalidade de licitação em que se escolhe a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, levando em consideração o menor preço ou a melhor técnica, é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q895744 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Concorrência é uma modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços comuns e especiais de engenharia, cujo critério de julgamento poderá ser, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q944929 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Direito, MEC, INEP, 2022

A nova Lei de Licitações (Lei n. 14.133/2021) estabelece diversas mudanças no processo licitatório, tornando a compra ou a contratação de bens e serviços mais rápida e eficiente. Entre as principais mudanças, a lei define que os processos licitatórios sejam realizados por meios eletrônicos, em um processo on-line. Além disso, promoveu a alteração nos tipos de licitação. Por meio de tais dispositivos, busca-se agilizar todo o processo de compra ou contratação de bens e serviços e fornecer mais transparência à sociedade.
Disponível em: https://www portaldecompraspublicas.com.br/novidades/nova-lei-de-licitacoes-vantagens-eprincipais-mudancas-2021-_1072. Acesso em: 15 jul. 2022 (adaptado).
Suponha que Jorge, prefeito de um município no interior do Brasil, questionou sua assessoria jurídica a respeito da possibilidade de realizar um diálogo competitivo entre as empresas licitantes, previamente selecionadas em um processo licitatório, com o objetivo de desenvolver uma ou mais possibilidades que pudessem atender às necessidades da Administração Municipal naquele processo.
A partir das informações apresentadas no texto, analise a situação hipotética e assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q919817 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Assistente em Administração, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Considerando que a universidade precisa licitar, para uma pesquisa, um serviço específico que tem foco em inovação tecnológica, com impossibilidade de adaptação de soluções disponíveis no mercado e impossibilidade de especificação técnica com precisão suficiente, de acordo com a Lei nº 14.133/2021, a modalidade de licitação que deve ser empregada é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q891514 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Oficial Legislativo, Câmara de Paraíso SC, AMEOSC, 2024

Licitação é um procedimento administrativo que visa assegurar a transparência e a concorrência na contratação de bens e serviços. Acerca das modalidades de licitação, previstas na Lei nº 14.133/21, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q905109 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Gestor Legislativo, Câmara de Mossâmedes GO, Aroeira, 2024

Quanto à licitação, é correto afirmar que, na modalidade diálogo competitivo, serão observadas as seguintes disposições:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q899718 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Oficial de Justiça, TJ GO, IV UFG, 2024

A modalidade licitatória que envolve a restrição às contratações cujo objeto envolva inovação tecnológica ou técnica, a impossibilidade de o órgão ou entidade ter sua necessidade satisfeita sem a adaptação de soluções disponíveis no mercado e a impossibilidade também de as especificações técnicas serem definidas com precisão suficiente pela Administração é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q893627 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Assistência de Gestão, Prefeitura de Londrina PR, FUNDATEC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica da modalidade de licitação diálogo competitivo, conforme a Lei nº 14.133/2021.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q880838 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Oficial Administrativo, Câmara Municipal de Caratinga MG, Consulplan, 2024

O processo de licitação compreende um conjunto de procedimentos administrativos que objetivam adquirir materiais, contratar obras e serviços, alienar ou ceder bens a terceiros, bem como fazer concessões de serviços públicos com as melhores condições para o Estado, observando os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e de outros que lhe são correlatos. (MCASP, 2021.)
Considerando o disposto na Lei nº 14.133/2021, são modalidades de licitação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q892914 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Técnico Legislativo II, Câmara de Belo Horizonte MG, Consulplan, 2024

A Administração Pública deseja fazer a aquisição, através de processo licitatório, de material de escritório, composto, basicamente de canetas, lápis preto, borrachas e papel de tamanho A4. Todos os bens nas suas especificações comuns, encontradas em qualquer papelaria. Sobre a modalidade de licitação a ser utilizada, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.