Início

Questões de Concursos Modelo de Entidade Relacionamento

Resolva questões de Modelo de Entidade Relacionamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q612383 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 10a Região, CESPE CEBRASPE

Com base na especificação de diagrama entidade relacionamento (DER), julgue os itens subseqüentes.

Os relacionamentos recursivos somente podem ter participações parciais nos relacionamentos, mas a cardinalidade pode ser 1:1, 1:M ou M:N. A participação completa nos relacionamentos recursivos significa que cada instância de uma entidade participa em um relacionamento com ela mesma, o que não tem sentido.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q644158 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

Ao observar um diagrama E-R, o analista percebe a presença de um símbolo retangular tendo inscrito um retângulo menor. Ele sabe que, corretamente, tal símbolo especifica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q638297 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Assistente Técnico Administrativo, Casa da Moeda, CESGRANRIO

O modelo E-R (Entidade-Relacionamento) foi desenvolvido com o objetivo de minimizar as dificuldades do projeto de banco de dados. Nesse modelo, as entidades representam objetos como os(as)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q616621 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Tecnologia da Informação Perfil III, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue os itens subseqüentes. A única possibilidade de se realizar o mapeamento do modelo Entidade-Relacionamento para o modelo relacional de uma especialização é criar uma tabela para a entidade da superclasse e criar uma tabela para cada entidade subclasse com uma coluna para cada um de seus atributos, mais uma coluna para a chave primária da entidade representando a superclasse.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q641059 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere as afirmações abaixo sobre modelo de entidades e relacionamentos.

I - Um tipo entidade fraca não tem atributos chave próprios, devendo possuir, pelo menos, um relacionamento identifi cador.

II - Os atributos de tipos relacionamento 1:1 ou N:M podem ser migrados para um dos tipos entidade participantes.

III - O grau de um tipo relacionamento é o número de entidades que participam desse relacionamento.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q633227 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com base nos modelos de banco de dados, julgue os itens subsequentes. São empregados no projeto de aplicações de um banco de dados o modelo entidade-relacionamento (MER), que é um modelo representacional, e suas variações.
  1. ✂️
  2. ✂️

108Q621639 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RN, FCC

No modelo ER - Entidade-Relacionamento, em alguns casos, determinada entidade pode não ter um valor aplicável a um atributo. Por exemplo, o atributo Apartamento de um endereço se aplica apenas a endereços que estão em edifícios de apartamentos, e não a outros tipos de residências, como as casas. Para essas situações é criado um valor especial chamado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q611468 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento

A respeito das fases do projeto de um esquema de banco de dados E-R, afirma-se:

I. A fase inicial do projeto é caracterizar todos os dados necessários na perspectiva do usuário, gerando a especificação das necessidades do usuário ou levantamento de requisitos. 
II. Na especificação das necessidades funcionais, são descritos os tipos de operações ou transações que serão realizados nos dados. 
III. O projeto físico depende dos recursos do SGBD usado, como as formas de organização dos arquivos e estruturas internas de armazenamento.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q635677 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista Judiciário, TRT 8a, FCC

Atenção: As questões de números 63 a 65 referem-se ao enunciado abaixo.

Considere um formulário eletrônico de pedidos onde conste o código e o nome do cliente que faz o pedido; o número e a data do pedido; e a lista de produtos pedidos contendo o código do produto, o nome do produto, a quantidade pedida do produto e o valor unitário do produto. Todos os dados serão persistidos em um SGBD relacional, com exceção dos totais. Todos os códigos são identificadores únicos.

No modelo E-R não normalizado, o relacionamento entre Pedido e Produto (considere o vetor no sentido Pedido-Produto) é do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q646464 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Técnico Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Em relação aos conceitos de transações, tipos de bancos de dados e índices, julgue os itens subsecutivos. Um banco de dados relacional é uma coleção de registros conectados uns aos outros por meio de links.
  1. ✂️
  2. ✂️

112Q628445 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Técnico em Informações Educacionais II, INEP, IBFC

A arquitetura de um banco de dados relacional pode ser descrita de maneira informal ou formal. Na descrição formal estamos preocupados com a semântica formal do modelo e utilizamos os seguintes termos principais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q612364 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Sistemas, Universidade Federal de Pernambuco, COVEST

Uma aplicação de folha de pagamento inclui somente funcionários horistas e mensalistas. Ambos possuem o mesmo conjunto de atributos e métodos, diferindo apenas no método que efetua o cálculo do pagamento. Neste cenário, as boas práticas de modelagem recomendam que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q614443 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Sistemas, Universidade Federal de Pernambuco, COVEST

Para que uma parte de uma aplicação seja devidamente modelada como um subsistema, é essencial que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q635396 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Um atributo multivalorado num diagrama E-R será mapeado em um modelo relacional

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q626719 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista, CVM, ESAF

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q629187 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Banco de Dados, Ministério Público Estadual RR, CESPE CEBRASPE

Considerando os fundamentos da administração de dados, julgue os itens de 83 a 92.

Atributos compostos podem ser divididos em partes menores. Por exemplo, um endereço pode ser dividido em rua e cidade. Atributos que não são divisíveis são ditos simples ou atômicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q618447 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Auditor Fiscal da Receita Estadual, Secretaria da Fazenda do Estado SC, FEPESE

Sobre o mapeamento de uma modelagem entidade-relacionamento para um banco de dados relacional, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q644909 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Informática, PRODEST ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da adequação entre orientação a objetos e modelo relacional, julgue os itens subseqüentes.

As classes mapeadas para tabelas em um banco de dados relacional são aquelas que têm instâncias persistentes. Quando uma classe é mapeada para um banco de dados relacional, cada atributo de uma classe é mapeado para uma coluna em uma tabela. Os atributos de uma classe não podem ser armazenados em diferentes tabelas pois as instâncias de uma classe têm que ser linhas em uma única tabela.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q628899 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Sistemas, FUSAR RJ, FEC UFF

No modelo Entidade-Relacionamento (MER), um relacionamento não necessita ocorrer mediante a associação de entidades diferentes. Nesse caso, quando há relacionamento entre ocorrências de uma mesma entidade é necessário um conceito adicional para entendimento do modelo. Esse conceito é conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.