Início

Questões de Concursos Modelo de Entidade Relacionamento

Resolva questões de Modelo de Entidade Relacionamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q616102 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas a modelagem de dados e a projeto de banco de dados para ambiente relacional:

I. Normalização é o processo formal passo a passo, que examina os atributos de uma entidade com o objetivo de evitar anomalias observadas na inclusão, exclusão e alteração de tuplas exclusivas.

II. Uma das condições para uma relação R estar na 3FN (terceira forma normal) é que todos os seus atributos "não chave" devem ser dependentes não transitivos da chave primária, isto é, cada atributo deve ser funcionalmente dependente apenas dos atributos componentes da chave primária e todos os seus atributos "não-chave" devem ser independentes entre si.

III. Uma relação R está na 2FN (segunda forma normal) se e somente se ela não atender à 1FN (primeira forma normal) e todos os atributos "não-chave" forem totalmente dependentes da chave primária.

IV. Uma relação R está na 1FN (primeira forma normal) se e somente se todos os domínios básicos contiverem grupos repetitivos.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q628647 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Sistemas, MPE PB, FCC

Um Analista precisa criar as estruturas de tabelas usando um Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (SGBD), com base em um Diagrama Entidade-Relacionamento e um Modelo Relacional Ampliado RM/T. Durante o seu trabalho ele deverá criar uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q630699 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista Judiciário, TRT 12a, FCC

No modelo de Entidade-Relacionamento, após termos identificado os atributos de cada um dos objetos, pode-se, sob o ponto de vista de classificação quanto a sua finalidade, enquadrá-los em 3 grandes grupos: descritivo, normativo e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q622278 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Com referência ao mapeamento do modelo E-R para o modelo relacional, julgue os itens a seguir.

Os relacionamentos são mapeados por meio de chaves estrangeiras e estabelecem a integridade referencial entre as entidades participantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

225Q616143 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Sistemas, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Diagramas de entidade-relacionamento são esquemas úteis para o projeto e a administração de dados em ambiente que adote o modelo relacional de banco de dados. No que se refere aos diagramas de entidade-relacionamento e ao seu uso no projeto e na administração de banco de dados, julgue os itens a seguir. Com o uso de ferramentas CASE apropriadas, é possível converter um modelo de banco de dados conceitual em um modelo físico ou de implementação. Este último pode ainda ser usado para a geração de scripts SQL com comando DDL, para a criação de tabelas e restrições de um banco de dados em um SGBD.
  1. ✂️
  2. ✂️

226Q641286 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista Ministerial, MPE AP, FCC

Em modelagem entidade-relacionamento (ER), os relacionamentos que, tendo dependência uns com os outros, impõem o estabelecimento simultâneo de associações entre os vários elementos envolvidos são chamados de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q622355 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens quanto à arquitetura de banco de dados relacional e hierárquico.

Para armazenar as informações da estrutura organizacional de uma empresa com suas hierarquias, desde o presidente até o auxiliar administrativo, é necessário utilizar um banco de dados hierárquico.

  1. ✂️
  2. ✂️

228Q645607 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Programador de Computador, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Considerando um projeto de banco de dados que use os fundamentos de entidade-relacionamento, julgue os itens subseqüentes.

Em um projeto de banco com entidade-relacionamento, quando a cardinalidade do relacionamento possui valor 0, significa que a associação é obrigatória

  1. ✂️
  2. ✂️

229Q618266 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Dentro do Modelo de Entidade-Relacionamento, é recomendável aplicar-se a técnica de especialização em uma entidade quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q614435 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Programador, TJ PR, COVEST

O modelo de entidade e relacionamento, E-R, tem como finalidade principal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q611716 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Sistemas, PRODEPA PA, CESPE CEBRASPE

Nos itens a seguir, estão apresentados alguns procedimentos para obter êxito no mapeamento do modelo entidade relacionamento (ER) no modelo relacional. Quanto à correta definição desses procedimentos, julgue os itens seguintes.

Para cada tipo de relacionamento R binário 1:N, identifica-se a relação S que representa o tipo de entidade que participa do lado N do tipo de relacionamento. Inclui-se como chave estrangeira em S a chave primária da relação que representa o outro tipo de entidade participante em R. Adicionalmente, incluem-se quaisquer atributos simples do tipo de relacionamento R como atributo de S.

  1. ✂️
  2. ✂️

232Q636067 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Quanto a bancos de dados, sistemas gerenciadores de bancos de dados e técnicas correlacionadas de modelagem de dados, julgue os próximos itens.

Em um diagrama entidade-relacionamento, a cardinalidade representa o número de ocorrências das entidades em um dado relacionamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

233Q611261 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Sistemas, Companhia de Processamento de Dados do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Nos itens a seguir, estão apresentados alguns procedimentos para obter êxito no mapeamento do modelo entidade relacionamento (ER) no modelo relacional. Quanto à correta definição desses procedimentos, julgue os itens seguintes.

Para cada tipo de entidade E regular não-fraca no esquema ER, cria-se uma relação R que inclui todos os atributos simples de E. Para os atributos compostos, deve-se incluir somente os atributos simples componentes. Se existirem vários candidatos, deve-se selecionar um dos atributos de chave de E como chave primária de R.

  1. ✂️
  2. ✂️

234Q630375 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Informática Legislativa, SF, FGV

No banco de dados do Senado Federal, que contém as tabelas FUNCIONARIOS e ANALISTAS, ao se cadastrar um Analista é feita a verificação se a matrícula do funcionário que foi digitada já existe na tabela FUNCIONARIOS. Se não existir, o cadastro do Analista não será aceito. Entretanto, existe um recurso que garante a execução das seguintes tarefas:

I. Quando a matrícula do funcionário for alterada na tabela FUNCIONARIOS, pode-se configurar para o banco de dados atualizar, automaticamente, todos as tuplas de matrículas dos funcionários na tabela ANALISTAS, de tal forma que não fiquem registros órfãos, isto é, registros de ANALISTAS com uma matrícula do funcionário para o qual não existe mais um correspondente na tabela FUNCIONARIOS. Esse procedimento é conhecido como "Propagar atualização dos campos relacionados".

II. Quando uma matrícula do funcionário for excluída da tabela FUNCIONARIOS, pode-se configurar para que o banco de dados exclua, automaticamente, na tabela ANALISTAS, toda tupla de Analista para o funcionário que está sendo excluído.

Esse procedimento é conhecido como "Propagar exclusão dos registros relacionados". O recurso acima mencionado é denominado Integridade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q642687 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Administrador de Banco de Dados, TJ MG, FUMARC

Considere um diagrama de entidade-relacionamento com a entidade EMPREGADO, cujos atributos são MATRICULA, NOME-EMPREGADO, RUA, CIDADE (sendo MATRICULA a chave) e com a entidade DEPENDENTE fraca, com os atributos NOME-DEPENDENTE e PARENTESCO (sendo NOME-DEPENDENTE chave parcial). Existe também o relacionamento identificador POSSUI entre EMPREGADO e DEPENDENTE. Nesse relacionamento, EMPREGADO pode possuir N DEPENDENTES e um DEPENDENTE tem que ser necessariamente de um único EMPREGADO. Escolha entre as opções abaixo a que descreve CORRETAMENTE o esquema relacional para a entidade DEPENDENTE.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q615405 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Técnico de Nível Superior, CER RR, CESPE CEBRASPE

O modelo entidade-relacionamento (MER) é uma ferramenta que facilita a modelagem de dados. Conforme conceitos do MER, julgue os itens que se seguem.

Os atributos multivalorados são atributos formados pela combinação ou agregação de atributos relacionados. Um exemplo de atributo multivalorado seria o atributo nome composto pelos atributos primeiro nome e último nome.

  1. ✂️
  2. ✂️

237Q614965 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Com base na especificação de diagrama entidade relacionamento (DER), julgue os itens subseqüentes.

Um atributo multivalorado pode ter um ou mais valores de uma dada ocorrência de uma entidade. Os atributos derivados também podem ter um ou mais valores, mas são atributos normalmente calculados a partir de atributos simples.

  1. ✂️
  2. ✂️

239Q616558 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

A área de desenvolvimento de sistemas é bastante profícua no que se refere a metodologias, técnicas e ferramentas de apoio que objetivam responder à necessidade de atender a requisitos técnicos e obter um nível de qualidade determinado, sob determinadas restrições de esforço e custo. A respeito do desenvolvimento de aplicações e de bancos de dados, julgue os itens a seguir.

Em um modelo entidade-relacionamento, a modalidade de um relacionamento é zero se não houver nenhuma necessidade explícita de ocorrência do relacionamento ou se o relacionamento for opcional.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q616360 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista Gerencial, CENSIPAM AM, CESPE CEBRASPE

Acerca dos bancos de dados relacionais, julgue os seguintes itens.

Uma visão (view) é uma tabela que não existe fisicamente no banco de dados; uma visão é definida por uma expressão que define quais informações extrair e organizar a partir de outra tabela. Quando se faz uma consulta a uma visão, é como se a expressão que define a visão fosse executada no momento e a consulta aplicada sobre o resultado da expressão.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.