Início

Questões de Concursos Modelos teóricos de Administração Pública

Resolva questões de Modelos teóricos de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1066586 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista de Procuradoria, PGM de Fortaleza CE, IMPARH, 2024

É característica de um estado patrimonialista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q1038097 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

A teoria da burocracia de Max Weber evoluiu para uma teoria weberiana da burocracia e, em última análise, para um modelo weberiano de Administração Pública.
Assinale a opção que descreve corretamente a Administração Pública Weberiana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1066763 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista de Controle Interno, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

A administração pública brasileira evoluiu do modelo burocrático para abordagens mais participativas. Identifique a ação que consolida esse paradigma pós-burocrático:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q1035831 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administração, TCE PE, FGV, 2025

A Administração Pública Gerencial é uma filosofia de administração baseada em um conjunto de doutrinas (prescrições para a ação) e justificativas (valores normativos). Esses valores conferem sentido racional às doutrinas e se agrupam em três grupos: sigma, theta e lambda, cada um associado a diferentes lógicas de gestão e prioridades institucionais.
Considerando as características desses grupos de valores, assinale a opção que associa corretamente o grupo ao conjunto dos princípios que o qualificam.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1035832 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administração, TCE PE, FGV, 2025

No âmbito da reforma gerencial do Estado brasileiro, foi adotada a estratégia de publicização como forma de reorganizar a prestação de serviços públicos não exclusivos.
Considerando essa estratégia, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1035826 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administração, TCE PE, FGV, 2025

Considerando a evolução dos modelos de administração pública — do paradigma burocrático ao pós-burocrático—, assinale a opção que apresenta corretamente uma característica ou desdobramento histórico desses modelos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1050286 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

Modelos de administração pública compreendem um conjunto de teorias, características, normas, padrões, finalidades e práticas próprias, que identificam/definem o tipo de administração de determinada época/período. Os modelos passados demonstram organização, estrutura e “modus operandi” que já existiram – e o modelo atual serve de referência para a administração pública contemporânea, ao mesmo tempo que indica perspectivas e tendências para o futuro.

(PALUDO, Augustinho. Administração Pública. São Paulo: Editora Jvspodium, 2024. p. 119.)

Quanto aos modelos de administração pública avalie as afirmativas a seguir:

I. Embora haja predominância de determinado modelo no curso histórico da Administração Pública, os três modelos coexistem.
II. O modelo burocrático não foi plenamente implementado no Brasil.
III. Exemplo de manutenção do modelo patrimonialista é o corporativismo, que se torna evidente nos momentos de ameaça aos setores dominantes.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1066241 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Consultor, AL RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o Modelo Teórico de Administração Pública, assinale a alternativa que corresponde ao Período Gerencial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1065838 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Assistente de Administração, IFC SC, FUNDATEC, 2023

A evolução da administração pública permitiu a tentativa de diversas reformas. As reformas implementadas no modelo gerencial são conhecidas como a Nova Gestão Pública ou New Public Management. A primeira era do gerencialismo, a qual focou na eficiência, considerando o cidadão como um contribuinte, ou seja, aquele que financia o sistema, é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1038852 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Auditor de Controle Externo Contas Públicas, TCE PE, FGV, 2025

O avanço da economia digital e a crescente complexidade de problemas públicos têm exigido novas abordagens na administração pública. Em relação à Nova Gestão Pública (New Public Management – NPM), surgiram diferentes avaliações sobre sua capacidade de adaptação a esse cenário.
Com base nessas discussões, é correto afirmar que a NPM:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1065585 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista Técnico Administrativo II, PGE SC, Instituto Consulplan, 2022

O termo burocracia, na linguagem comum, assumiu diversos contornos e significados; e, na maioria das vezes, é referenciado como algo pejorativo. Nesse sentido, a burocracia tende a ser relacionada à ineficiência, atrasos, confusão, autoritarismo, privilégio, dentre outras expressões de significado negativo. Na gestão pública, Max Weber constatou que o emperramento da máquina administrativa se caracterizava nos seguintes problemas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1067079 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista Técnico III, CINCATARINA, FEPESE, 2025

Leia o texto abaixo:

A reforma da administração pública – crise e reforma
No Brasil, a percepção da natureza da crise e, em seguida, da necessidade imperiosa de reformar o Estado ocorreu de forma acidentada e contraditória, em meio ao desenrolar da própria crise. Entre 1979 e 1994 o Brasil viveu um período de estagnação da renda per capita e de alta inflação sem precedentes. Em 1994, finalmente, estabilizaram-se os preços através do Plano Real, criando-se as condições para a retomada do crescimento. A causa fundamental dessa crise econômica foi a crise do Estado — uma crise que ainda não está plenamente superada, apesar de todas as reformas já realizadas. Crise que se caracteriza pela perda de capacidade do Estado de coordenar o sistema econômico de forma complementar ao mercado. Coordenação econômica que envolve alocação de recursos, acumulação de capital e distribuição de renda. Em economias capitalistas esse papel é desempenhado pelo mercado e pelo Estado. Quando o Estado (ou o mercado) entra em crise, essa função fica seriamente prejudicada.
Fonte: Bresser-Pereira, Luiz Carlos. Revista do Serviço Público - RSP Brasília 73 (Especial 85 Anos) 180-219, novembro/2022.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre estudos e pesquisas aplicadas à gestão pública, é correto afirmar que a administração pública segue as seguintes etapas de evolução:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1030258 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Específica de Área Comum Manhã, TCE PI, FGV, 2025

Modelos de relação e de prevalência são constructos teóricos que explicam, respectivamente, como os atores interagem e quais atores predominam em um processo de política pública. Eles são baseados em observações práticas e ajudam a interpretar a distribuição de poder nas arenas políticas.
O modelo usado para interpretar a relação entre o governo e a burocracia é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1066194 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administração Pública, Câmara de Fortaleza CE, FGV, 2024

Práticas como nepotismo, corrupção e clientelismo são frequentemente associadas à Administração Patrimonialista. Para superar os desafios relacionados à Administração Patrimonialista, são necessárias reformas institucionais que promovam a transparência, a accountability e o fortalecimento do estado de direito.


Com relação aos modelos de Administração Pública, analise os itens a seguir:
I. A Administração Pública burocrática foi implementada como uma substituição ao modelo patrimonialista que predominava nas monarquias absolutas, onde havia uma confusão entre o patrimônio público e privado.
II. As consequências da sobrevivência do patrimonialismo e do enrijecimento burocrático, muitas vezes perversamente misturados, são o baixo custo e qualidade da Administração Pública.
III. O Decreto-Lei 200 dificultou a sobrevivência de práticas patrimonialistas e fisiológicas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1067015 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Comunicador Social, Câmara de Viçosa MG, FCM, 2025

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A qualidade do atendimento na prestação dos serviços públicos é essencial para o alcance da excelência, sendo necessário acompanhar continuamente a opinião dos usuários sobre a qualidade dos serviços prestados
PORQUE,
II - No contexto da Administração Pública Gerencial, o cidadão deixa de ser apenas o financiador que paga os impostos e passa a ser percebido como usuário e cliente-cidadão, cuja satisfação deve ser o foco das ações e serviços públicos.

Sobre as asserções é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1068833 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Especialidade Administração, EsFCEx, VUNESP, 2025

“Je suis la Loi, Je suis l’Etat; l’Etat c’est moi” (Eu sou a Lei, eu sou o Estado; o Estado sou eu), frase atribuída ao rei francês Luís XIV, representa práticas associadas ao paradigma da Administração Pública
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1065518 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Assistente Auxiliar Administrativo, CRBM 3 Região, Quadrix, 2022

Quanto à Administração Pública, julgue o item.

A administração pública gerencial era o modelo de administração próprio das monarquias absolutistas, em que o patrimônio do rei se confundia com o patrimônio público.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q1066549 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Executivo Público, Prefeitura de Estreito MA, IVIN, 2022

Historicamente, em síntese, é possível listar três diferentes modelos de Administração Pública: a administração patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre o modelo de Administração Pública e sua respectiva característica apresentada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1017490 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Especialidade AdministrativoFinanceira, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção que corresponde corretamente a uma característica do Estado autoritário e burocrático.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1066766 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista de Controle Interno, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

Avalie pontos sobre o modelo burocrático e o paradigma pós-burocrático:

I. O modelo burocrático enfatiza hierarquia rígida e procedimentos formais.
II. O pós-burocrático segue lógicas de flexibilidade, responsabilização por resultados e abertura para participação social.
III. O Estado oligárquico e patrimonial segue princípios de transparência e meritocracia.
IV. O Estado regulador atua no fomento e regulação de serviços, mantendo parcerias com a iniciativa privada.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.