Questões de Concursos Modelos teóricos de Administração Pública

Resolva questões de Modelos teóricos de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q1065829 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Assistente em Administração, UFMA, UFMA, 2023

Qual das seguintes opções representa uma característica do modelo gerencial, em oposição aos modelos burocrático e patrimonialista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1044350 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administração, TJ MT, FGV, 2024

A Nova Gestão Pública pretendeu romper com os modelos tradicionais de administração dos serviços públicos e introduzir uma nova cultura de gestão, baseada em padrões desenvolvidos para organizações privadas.
Assinale a opção que apresenta os valores do modelo da Nova Gestão Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1066625 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista Administrativo, Câmara de Brusque SC, FURB, 2024

A Câmara Municipal de uma cidade em expansão enfrenta desafios na gestão de seus processos internos. Recentemente, foi realizado um diagnóstico organizacional que identificou as seguintes características em diferentes setores:

I.Departamento de Protocolo: rigidez processual, ênfase em documentação física e assinaturas presenciais, hierarquia rígida.
II.Setor de Recursos Humanos: foco em resultados, avaliação por desempenho, capacitação continuada dos servidores.
III.Gabinete da Presidência: indicações baseadas em relações pessoais, concentração de decisões, ausência de procedimentos padronizados.

Considerando a evolução histórica dos modelos de gestão pública e suas características fundamentais, analise a situação apresentada e identifique a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1066120 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Modalidade Especialista em Políticas Públicas, Prefeitura de Araraquara SP, CONSULPAM, 2023

O modelo de gestão pública gerencial é marcado por uma série de características. Assinale qual das alternativas abaixo NÃO é uma característica da gestão pública gerencial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q1040830 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Técnico Judiciário, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Com relação ao papel do governo na nova administração pública e sua estrutura operacional, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1036760 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administração Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Um profissional acabou de tomar posse em uma autarquia federal e está estranhando determinadas práticas e formas de administração, ao comparar com as experiências que teve em algumas empresas privadas. Ele percebeu que a autarquia ainda mantinha práticas burocráticas distintas da gestão de empresas privadas. É uma característica da gestão pública burocrática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1065990 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Tarde, Câmara dos Deputados, FGV, 2023

Os modelos de Administração Pública referem-se às diferentes abordagens adotadas pelos governos para gerenciar os recursos, prestar serviços públicos e tomar decisões em nome da sociedade.
Em relação aos modelos de Administração Pública, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Na Administração Pública Patrimonialista, os cargos são considerados prebendas.
( ) A Administração Pública Burocrática surgiu como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.
( ) Os controles administrativos que visam evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a posteriori na Administração Pública Burocrática.
( ) A Administração Pública Gerencial constitui um avanço e, até certo ponto, um rompimento com a Administração Pública Burocrática.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1065996 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista Administrativo, Prefeitura de Matupá MT, OBJETIVA, 2023

Considerando-se a nova Administração Pública, sobre o planejamento estratégico, analisar a sentença abaixo:

É um modelo de planejamento que busca a identificação das funções públicas, levando-se em consideração aspectos como a vocação do Município, seus pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades (1ª parte). Visa traçar planos de ações dissonantes com as políticas públicas (2ª parte). Pode ser realizado em nível macro (todo o município) ou em cada um dos aparelhos do Município (3ª parte).

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q1066014 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Campos dos Goytacazes RJ, Instituto Consulplan, 2024

A transição do modelo de administração racional-legal para o paradigma pós-burocrático é marcada por diversas mudanças significativas. Considerando este contexto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q1066020 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Especialidade Administração e Recursos Logísticos, CNPQ, CESPE CEBRASPE, 2024

Quanto à administração pública, do modelo racional legal ao paradigma pós-burocrático, julgue o item a seguir.

O modelo de administração burocrática no Brasil surgiu ao final do processo da industrialização brasileira e modificou os critérios de aplicação do controle dos serviços públicos e as relações estabelecidas entre o poder público e seus servidores.

  1. ✂️
  2. ✂️

171Q1066575 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Secretário Executivo de Conselho Escolar, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

O gerencialismo na Reforma do Estado pode ser melhor entendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q1065839 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Assistente de Administração, IFC SC, FUNDATEC, 2023

Levando em consideração os estudos de Paludo (2015), que defende a existência de três formas de administração pública, assinale a alternativa que apresenta uma característica do modelo gerencial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1065587 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista Técnico Administrativo II, PGE SC, Instituto Consulplan, 2022

A partir da perspectiva das políticas de reforma, a Nova Gestão Pública (NGP) tem sido a fonte teórica de ideias para desenhar e realizar novas práticas e processos no âmbito da gestão pública. Nesse sentido, o principal objetivo inerente às reformas do estilo NGP é tornar as práticas mais eficientes e obter “valor por dinheiro”, realizando mudanças organizacionais e de gestão para alcançar uma utilização mais eficiente dos recursos. São consideradas as principais características de management (gestão) que o diferencia da burocracia, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q1065588 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista Técnico Administrativo II, PGE SC, Instituto Consulplan, 2022

A diferença entre os modelos da Administração Pública Burocrática e Gerencial é bastante significativa, na medida em que a Gerencial parte de princípios e pressupostos diferentes, com outra visão de funcionários, do Estado e da sociedade. Relacione adequadamente a respectiva correspondência com as características da Administração Burocrática e Administração Gerencial.

1. Administração Burocrática.
2. Administração Gerencial.

( ) Pensa a sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, onde os cidadãos defendem os seus interesses e afirmam as suas posições ideológicas.
( ) Prega a descentralização, com delegação de poderes, atribuições e responsabilidades para os escalões inferiores.
( ) Não existe a confiança.
( ) É centralizadora e autoritária.
( ) Acredita em uma racionalidade absoluta, que a burocracia está encarregada de garantir.
( ) Prega o formalismo, a rigidez e o rigor técnico.
( ) É orientada para o cidadão, voltada para o consumidor; se concentra nas necessidades e perspectivas desse consumidor – o cliente-cidadão.
( ) Preza os princípios de confiança e descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções e incentivos à criatividade e inovação.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q987784 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Área de Gestão, SESMG, IBADE, 2024

Na gestão organizacional, o alinhamento entre negócio, missão, visão e valores é crucial. Simultaneamente, na Administração Pública, os princípios básicos também devem orientar as ações dos gestores. Avalie as seguintes proposições relacionando estes conceitos e assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q1017486 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Especialidade AdministrativoFinanceira, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma característica típica das reformas do aparelho do Estado empreendidas a partir dos anos 1990 no Brasil é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q1066647 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista Previdenciário, ITUPREV SP, Avança SP, 2025

Com base nos Modelos Teóricos de Administração Pública (patrimonialista, burocrático e gerencial), analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I – A Administração Pública Gerencial é baseada na descentralização, na flexibilização das normas e na busca por resultados, inspirada na administração de empresas e focada na qualidade dos serviços prestados.
II - O modelo patrimonialista de administração pública é caracterizado pela harmonia entre o público e o privado, com foco na imparcialidade, eficiência e combate à corrupção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q1035677 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Julgamento, TCE PE, FGV, 2025

A partir da década de 1990, o Brasil adotou reformas inspiradas no modelo da Nova Gestão Pública (New Public Management – NPM). Entretanto, a aplicação dos princípios gerencialistas enfrentou obstáculos no contexto brasileiro.

Com base nessas transformações e desafios, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1065668 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administrador, UFPB, IBFC, 2023

Vasconcelos Coutinho (2000) aponta que a partir de 1990, a Nova Gestão Pública passa a considerar os cidadãos também como clientes, em um contexto em que o Estado deve prestar melhores serviços. Nesse sentido, os cidadãos passam a participar da Administração Pública, devendo obter informações sobre seu funcionamento, suas limitações, seus controles, os responsáveis pela sua gestão, entre outras informações.
Assinale a alternativa que retrata incorretamente a forma como Estado e sociedade se relacionam, segundo a Nova Gestão Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.