Questões de Concursos: Modelos teóricos de Administração Pública

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Modelos teóricos de Administração Pública. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q192916 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Agente Administrativo, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à administração pública, julgue os itens de 88 a 100.

Há diferenças fundamentais entre a administração de empresas e a administração pública gerencial. Uma delas diz respeito à receita: a das empresas depende dos pagamentos que os clientes fazem livremente na compra de seus produtos e serviços; a do Estado resulta principalmente de contribuições obrigatórias, os impostos, sem contrapartida direta.

22 Q189693 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Agente Administrativo, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à administração pública, julgue os itens de 88 a 100.

A administração pública burocrática sustenta, entre seus objetivos globais, a necessidade de aumentar a governança do Estado, ou seja, sua capacidade administrativa de governar com efetividade e eficiência, direcionando a ação dos serviços de Estado para o atendimento dos cidadãos.

23 Q838770 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

A transformação dos órgãos públicos para a configuração de um modelo pautado por resultados pressupõe a ruptura com alguns dos padrões gerenciais vigentes e o profundo repensar de outros. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

Traços culturais como o patrimonialismo e o individualismo contrastam com a burocracia profissional pautada pela impessoalidade e pelo mérito.

26 Q378233 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Agente do Serviço de Trânsito, DETRAN MT, CEV UFMT

Os três modelos de gestão pública na história do Brasil são: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A Burocrática apresenta especificidades como a não separação entre o que é público e privado e divisão do trabalho.

( ) A Gerencial preconiza que o governo deve normatizar processos e predominar a vontade unipessoal do dirigente.

( ) A Patrimonialista caracteriza-se pela separação entre propriedade e administração e cargos públicos ocupados por meritocracia.

( ) A Gerencial fundamenta-se pela eficiência, qualidade do serviço público e empreendedorismo.

Assinale sequência correta.

27 Q838266 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

Um dos importantes enfoques que surgiu junto com a administração gerencial, ou nova administração pública, foi a gestão por resultados. A gestão por resultados busca redirecionar o foco da gestão pública das suas questões internas para as necessidades dos cidadãos. Para tanto, possui dois pilares estratégicos principais, que são:

28 Q838454 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Administração, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o próximo item, no que se às reformas administrativas, à reforma do aparelho do Estado, ao Estado regulador e aos processos participativos de gestão pública.

Na administração pública gerencial, a responsabilização dos administradores pelos atos decorrentes do exercício da função pública é procedimento essencial à defesa dos princípios republicanos.

29 Q377922 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Considerando os três modelos teóricos de Administração pública, patrimonialista, burocrático e gerencial, é correto afirmar:

30 Q145957 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Analista Judiciário Contabilidade, TRE AL, FCC

Considere as seguintes assertivas:

I. A qualidade fundamental da Administração Pública Burocrática é a efetividade no controle dos abusos.

II. A incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes é um defeito da Administração Pública Gerencial.

III. Administração Pública Gerencial surgiu na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.

No âmbito da Administração Pública está correto o que se afirma APENAS em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.