Início

Questões de Concursos Modelos teóricos de Administração Pública

Resolva questões de Modelos teóricos de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q1065661 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administrador, UFPB, IBFC, 2023

Tendo sido promulgada no contexto das reformas gerenciais da gestão pública ao redor do mundo, a Constituição Federal de 1988 mantém modelos tradicionais. Porém, traz em seu texto elementos alinhados à Nova Gestão Pública. Assinale a alternativa que apresenta quais elementos estão presentes na Constituição Federal de 1988, e que estão alinhados aos princípios da Nova Gestão Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q1066961 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Professor Orientador, Prefeitura de Piraju SP, FRONTE, 2025

A Teoria Burocrática da administração, aplicada ao contexto escolar, pode ser identificada quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q1074650 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administração, INSS, FUNRIO

A natureza do modelo utilizado na busca de compreender as relações entre estado e sociedade é determinante para os resultados que se obtêm ao analisar e elaborar uma política pública. Nesse sentido, quatro Escolas, Pluralista, Elitista, Marxista e Corporativista, ganham destaque (MATIAS-PEREIRA, 2012, p. 220-223). As características de cada uma delas está apresentada a seguir:

[ ] ESCOLA PLURALISTA – enfatiza as restrições que colocam sobre o estado um grande espectro de grupos de pressão dotados de poder diferenciado nas diversas áreas onde se conformam as políticas públicas, sendo estas um resultado das preferências desses grupos.
[ ] ESCOLA ELITISTA – ressalta o poder exercido por um pequeno número de bem organizados interesse societais e habilidades dos mesmos para alcançar seus objetivos.
[ ] ESCOLA MARXISTA – aponta a influência dos interesses econômicos na ação política e vê o estado como um importante meio para a manutenção do predomínio de uma classe social particular.
[ ] ESCOLA CORPORATIVISTA – foca na forma de atuação de grupos de pressão – organizações de trabalhadores e patrões –, enfatizando que estes passam a ser integrados no Estado.

Analise cada afirmação e avalie se é FALSA (F) ou VERDADEIRA (V), assinalando a alternativa que corresponde à sua avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q1035487 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Agente Administrativo, AGESAN RS, FGV, 2025

O planejamento e a administração estratégicos no setor público exigem a integração da organização ao seu ambiente e o alinhamento entre formulação, implementação e controle da estratégia, considerando padrões de desempenho e participação social.

Assinale a opção que indica uma característica da administração estratégica nas organizações públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q1065698 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista Tributário manhã, Receita Federal, FGV, 2023

A comunicação na Administração Pública passou por mudanças paradigmáticas, ao se contrastar o modelo burocrático com o pós-burocrático.
A respeito do tema, é correto afirmar que a comunicação, na perspectiva pós-burocrática de interação, está relacionada aos fatores apresentados a seguir, à exceção de um. Assinale-o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q1066288 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Área Administrativa, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item a seguir, relacionado à estrutura organizacional e à gestão de resultados na administração pública.

O modelo gerencial revelou-se incapaz de promover o aumento da qualidade e da eficiência dos serviços sociais oferecidos pelo setor público.
  1. ✂️
  2. ✂️

247Q1065530 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administrador, CRA SC, Quadrix, 2022

No que diz respeito à evolução da Administração Pública no Brasil, julgue os seguintes itens.
I Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), considerado o primeiro momento da administração gerencial no Brasil. II No Brasil, o modelo de administração burocrática emerge a partir dos anos 1930 e surge no quadro da aceleração da industrialização brasileira, em que o Estado assume papel decisivo, intervindo pesadamente no setor produtivo de bens e serviços. III Por meio do Decreto-Lei n.º 200, realizou-se a transferência de atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, a fim de se obter maior dinamismo operacional por meio da descentralização funcional.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q1066566 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Assistente Administrativo, Prefeitura de Nova Trento SC, FURB, 2023

A administração pública, cujos princípios e características não devem ser confundidos com os da administração das empresas privadas, evoluiu através de três modelos básicos: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial.
Fonte: Chiavenato, Idalberto Administração geral e pública - 2.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Assinale a opção que corresponde corretamente à administração pública gerencial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q1066851 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Controlador Interno, Prefeitura de Buritizal SP, Creative Group, 2024

A respeito da evolução da Administração Pública no Brasil, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

I. A Administração Pública Burocrática teve início com o Decreto Lei 200/67, visando a modernização e eficiência do Estado.
II. A Administração Pública Gerencial, iniciada nos anos 90, focou na qualidade dos serviços públicos e na satisfação do cidadão, adotando práticas de gestão privada.
III. O modelo de Administração Pública Patrimonialista caracterizou-se pela clara distinção entre o patrimônio público e o privado, eliminando a corrupção e o nepotismo.
IV. Governabilidade, Governança e Accountability são conceitos interdependentes que se fortaleceram na Administração Pública Gerencial, visando à transparência e à efetividade administrativa.

O quantitativo de afirmativas verdadeiras é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

250Q1065833 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Assistente em Administração, CEFET MG, CEFET MG, 2023

No trecho a seguir, o autor descreve características associadas a um modelo teórico da Administração Pública.
“[...] a própria gestão política apresenta-se como assunto de seu interesse particular; as funções, os empregos e os benefícios que deles aufere relacionam-se a direitos pessoais do funcionário e não a interesses objetivos, como sucede no verdadeiro Estado burocrático, em que prevalecem a especialização das funções e o esforço para se assegurarem garantias jurídicas aos cidadãos. A escolha dos homens que irão exercer funções públicas faz-se de acordo com a confiança pessoal que mereçam os candidatos, e muito menos de acordo com as suas capacidades próprias.”
Fonte: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
O Modelo descrito é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q1066090 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Agente Educacional, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

[...] refere-se às funções da gerência pública nos negócios do governo, associa-se a uma determinada fase de mandato. Tem encargo de defesa, conservação e aprimoramento dos bens, serviços e interesses da coletividade.

Trata-se este conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

252Q1066881 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Assistente Administrativo, Câmara de Vitória ES, IDCAP, 2024

No contexto da administração pública, qual das seguintes opções melhor descreve uma característica essencial da administração pública?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q1066955 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Área Políticas e Gestão Escolar, IF RN, FUNCERN, 2025

A aplicação de estratégias gerencialistas no planejamento público estatal que melhor exemplifica a consolidação de uma nova escola marcada por princípios neoliberais é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q1065960 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Conhecimentos Específicos, FNDE, CESPE CEBRASPE, 2023

Tendo como referência o contexto da realidade brasileira, julgue o item subsequente, relativos à reforma do aparelho do Estado e às características do Estado oligárquico e patrimonial, do Estado autoritário e burocrático e do Estado regulador.
A reforma do aparelho do Estado, ocorrida a partir de 1995, buscou o fortalecimento e a descentralização da administração pública mediante a implantação de agências executivas e organizações sociais controladas por contratos de gestão.
  1. ✂️
  2. ✂️

255Q1065980 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Técnica Legislativa Tarde, Câmara dos Deputados, FGV, 2023

À medida que a sociedade evolui e as demandas mudam, os governos muitas vezes adaptam suas abordagens de Administração Pública para atender melhor às necessidades dos cidadãos e ao contexto atual.

Em relação aos modelos de Administração Pública, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O poder racional-legal é o princípio orientador para o desenvolvimento da administração pública burocrática.

( ) A administração pública gerencial constitui a negação de todos os princípios na administração pública burocrática.

( ) Na administração pública burocrática, os controles administrativos que visam a evitar a corrupção e o nepotismo são sempre formulados a priori.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q1066493 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista Administrativo, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2022

A administração pública burocrática surge, em seu contexto histórico, para superar as disfunções geradas pelo(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q1066004 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023

Sobre o modelo de administração burocrática, julgue as proposições a seguir em V para verdadeiro e F para falso.

( ) No Brasil foi adotado no governo Getúlio Vargas, na década de 1930, através da Primeira Reforma Administrativa. ( ) Tem como referência os estados absolutistas europeus dos séculos XV a XVIII. ( ) Teve início no Reino Unido, a partir de 1979, em resposta às demandas sociais e ao cenário político neoliberal. ( ) A impessoalidade nas relações a hierarquia verticalizada e rígida e a padronização dos procedimentos são algumas das características desse modelo. ( ) Procura promover uma Administração com maior eficiência, profissionalismo e impessoalidade, alinhando-se à perspectiva clássica das Teorias Administrativas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q1066320 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administrador Público, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Dentro do contexto de política pública, é possível encontrar diferentes tipos de ações e cada uma delas apresenta características específicas, assim como uma nomenclatura própria. No Brasil, existem quatro tipos de políticas públicas, dentre elas, as constitutivas, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q1065560 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Manhã, SEFAZ PA, FADESP, 2022

Diversos são os modelos de gestão pública já adotados pelo Estado brasileiro, desenvolvidos com inspiração na expansão das empresas e suas experiências. Na década de 30, começava a surgir o modelo burocrático como modelo de gestão pública brasileiro. Entre as críticas apontadas a este modelo de gestão, considere as seguintes afirmativas.
I. Viabilizou a divisão social do trabalho e a racionalidade técnica, que tornaram mais demorada a obtenção dos resultados.
II. Não considera a ocorrência de perturbações nos procedimentos, uma vez que é baseado na estabilidade e previsibilidade dos processos.
III. Facilitou os eventos de corrupção por funcionários públicos por deixar os processos menos transparentes.
IV. Gerou uma observância acrítica às normas e aos regulamentos pelos servidores das organizações públicas.
V. Pressupõe uma forte pressão sobre os funcionários, baseada no controle dos processos.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.