Questões de Concursos Modelos teóricos de Administração Pública

Resolva questões de Modelos teóricos de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

241Q1067014 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Comunicador Social, Câmara de Viçosa MG, FCM, 2025

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o modelo de Administração Pública Gerencial.

( ) A Administração Pública Gerencial rompe completamente com o modelo burocrático anterior.
( ) A reforma gerencial significou a inserção, no contexto da Administração Pública, de aspectos culturais e de técnicas de gestão provenientes do setor privado.
( ) Na Administração Pública Gerencial o controle passa a ser direcionado aos processos, diferente do foco nos resultados característico do modelo burocrático.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q1065494 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administração, SECONT ES, CESPE CEBRASPE, 2022

No que diz respeito às mudanças institucionais ocorridas no setor público, julgue o item subsequente.

Enquanto as organizações sociais devem firmar sua parceria com o poder público mediante termo de parceria, as organizações da sociedade civil de interesse público devem fazê-lo por meio de contrato de gestão.
  1. ✂️
  2. ✂️

243Q1065530 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administrador, CRA SC, Quadrix, 2022

No que diz respeito à evolução da Administração Pública no Brasil, julgue os seguintes itens.
I Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), considerado o primeiro momento da administração gerencial no Brasil. II No Brasil, o modelo de administração burocrática emerge a partir dos anos 1930 e surge no quadro da aceleração da industrialização brasileira, em que o Estado assume papel decisivo, intervindo pesadamente no setor produtivo de bens e serviços. III Por meio do Decreto-Lei n.º 200, realizou-se a transferência de atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, a fim de se obter maior dinamismo operacional por meio da descentralização funcional.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q1066312 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administrador, CELESC, ACAFE, 2024

Dois modelos organizacionais têm pintado o quadro global de reformas da administração pública nas últimas décadas: a Administração Pública Gerencial (APG) e o Governo Empreendedor (GE). O A Nova Gestão Pública (NGP) busca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q1065558 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administração, TCE AL, COPEVE UFAL, 2022

A partir dos anos 90, a inserção do gerencialismo na nova gestão pública tinha por objetivo implementar no setor estatal técnicas e ferramentas típicas da iniciativa privada. Desse modo, muitas estratégias empresariais passaram a ser readaptadas com o propósito de tornar o Estado mais eficiente. Assim, dentre os princípios que levariam a uma “reinvenção do governo”, assinale a alternativa que está de acordo com a proposta da nova gestão pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q1066073 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administrativa, RECIPREV PE, IBFC, 2024

Sobre a Nova Administração Pública, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q1029979 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administração, MPU, FGV, 2025

O Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (PDRAE), publicado em 1995, “tinha como proposta explícita inaugurar a chamada administração gerencial” (Costa, 2008, p. 863). Como proposto no PDRAE, a administração pública gerencial não nega todos os princípios da administração pública burocrática, “da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático” (Mare, 1995, p. 22).
De acordo com o PDRAE, a principal inovação da administração pública gerencial reside no(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q1065849 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Assistente em Administração, UFPI, COPESE UFPI, 2023

Modelo de administração pública que enfatizou a necessidade de redução do tamanho do Estado brasileiro e a modernização gerencial do setor público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q1066105 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Auditor Fiscal de Tributos, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A administração pública burocrática foi adotada para substituir a administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público e o privado eram confundidos. Nesse tipo de administração, o Estado era entendido como propriedade do rei. O nepotismo e o empreguismo, senão a corrupção, eram a norma. Esse tipo de administração revelar-se-á incompatível com o capitalismo industrial e as democracias parlamentares, que surgem no século XIX. É essencial para o capitalismo a clara separação entre o Estado e o mercado; a democracia só pode existir quando a sociedade civil, formada por cidadãos, distingue-se do Estado ao mesmo tempo que o controla. Tornou-se assim necessário desenvolver um tipo de administração que partisse não apenas da clara distinção entre o público e o privado, mas também da separação entre o político e o administrador público. Surge assim a administração burocrática moderna, racional-legal.

Fonte: PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Revista do Serviço Público. Ano 47, Volume 121, Número I, Jan-Abr 1996. Disponível em https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/702/550


Analise as afirmativas abaixo considerando o texto acima e os conhecimentos sobre os modelos teóricos de administração pública patrimonialista, burocrática e gerencial.

1. No modelo de administração gerencial há uma clara segregação entre os interesses público e privado, com a valorização dos órgãos de controle e de transparência pública.

2. Um conjunto de costumes, tradições, boas práticas e normas não escritas são adotados no modelo de administração gerencial, em detrimento às normas formais e racionais (leis) legitimadas pela participação social.

3. No modelo de administração patrimonialista, ainda presente em diversos estados e municípios brasileiros, há participação e atuação coletiva de diferentes agentes sociais na elaboração de políticas públicas, além da participação social nos processos de tomada de decisão.

4. O formalismo, a impessoalidade, a divisão do trabalho, a hierarquia de autoridade, a racionalidade e a comunicação padronizada, formalizada e devidamente documentada, são características do modelo de administração burocrática.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q1065883 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista Administrativo, CAU GO, Quadrix, 2023

No que se refere à gestão de pessoas nas organizações públicas, julgue o item.

Incorrerá em incontinência de conduta o empregado que dirigir um veículo da organização sem autorização ou que danificar os próprios equipamentos de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

251Q1065629 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Assistente em Administração, FAMES, FCM, 2022

A administração burocrática pode ser caracterizada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q1067195 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Formação Administração de Empresas, CEMIG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Com relação à nova Administração Pública, ao novo serviço público e às suas perspectivas, não se pode afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

253Q1066193 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administração Pública, Câmara de Fortaleza CE, FGV, 2024

O estado da arte sobre modelos de Administração Pública recentemente debatidos na comunidade epistêmica internacional avança na discussão das propostas de modelos para reformas administrativas.

Com relação aos modelos de Administração Pública, analise os itens a seguir:

I. No fim do século XIX nos Estados Unidos, e durante a década de 1930 no Brasil, reformas administrativas se espalharam pelas organizações públicas, marcando a transição de modelos pré-burocráticos para o modelo burocrático de administração pública.
II. Durante as últimas quatro décadas, o paradigma burocrático weberiano tem enfrentado desafios por parte de novos modelos organizacionais como a administração gerencial. Esta transição recente tem sido reconhecida como uma nova tendência global de reformas na administração pública.
III. A panaceia das reformas administrativas introduz modelos que rompem com a ênfase na função de controle.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q1065974 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Tarde, Câmara dos Deputados, FGV, 2023

A Administração Pública Gerencial ou Nova Gestão Pública é um modelo de Administração Pública pós-burocrático que se orienta pela eficiência, eficácia e competitividade como valores fundamentais para a organização e gestão da Administração Pública.

O livro “Reinventando o Governo”, publicado por Osborne e Gaebler em 1992, introduziu o conceito de "governo empreendedor" como uma abordagem pragmática para a administração pública. Os autores, em um tom prescritivo, resumiram em uma lista de 10 mandamentos a fórmula para converter uma organização pública burocrática em uma organização pública mais racional e eficaz.

Relacione os mandamentos a seguir com suas respectivas definições.

1. Governo catalisador
2. Governo empreendedor
3. Governo de resultados
4. Governo descentralizado
( ) Os governos não devem assumir o papel de implementador de políticas públicas sozinhos, mas sim harmonizar a ação de diferentes agentes sociais na solução de problemas coletivos.
( ) Os governos devem envolver os servidores nos processos deliberativos, aproveitando o seu conhecimento e capacidade inovadora.
( ) Os governos devem esforçar-se a aumentar seus ganhos por meio de aplicações financeiras e ampliação da prestação de serviços.
( ) Os governos devem substituir o foco no controle de inputs para o controle de outputs e impactos de suas ações, e para isso adotar a administração por objetivos.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q1066570 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Técnico em Recursos Humanos, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A evolução da administração pública no Brasil é marcada por três fases. Assinale a alternativa que indica a fase citada na frase a seguir:
A padronização e a racionalidade do funcionamento da máquina pública permitem algumas vantagens como a redução de custos, a eficiência, precisão e rapidez na execução dos procedimentos.

O enunciado refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

256Q1066572 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Técnico Administrativo, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

O texto apresentado a seguir descreve qual tipo de forma histórica de administração pública?
“Este modelo de administração pública se destaca pela concentração de poder nas mãos de uma única pessoa ou de poucas pessoas, de modo que um pequeno grupo privilegiado de uma sociedade vantagens e regalias Neste modelo, o aparelho do Estado funciona como a extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares possuem status privilegiado”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

257Q1065828 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Assistente em Administração, UFMA, UFMA, 2023

Assinale a opção que não é uma característica da gestão pública burocrática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q1039720 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Tecnico Judiciario, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das abordagens clássica e sistêmica da administração e da evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue o item subsequente.

Na atual gestão pública brasileira, é requerida a observância de requisitos de governabilidade que dizem respeito à capacidade financeira, gerencial e técnica de governar.

  1. ✂️
  2. ✂️

260Q1066090 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Agente Administrativo Educacional, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

[...] refere-se às funções da gerência pública nos negócios do governo, associa-se a uma determinada fase de mandato. Tem encargo de defesa, conservação e aprimoramento dos bens, serviços e interesses da coletividade.

Trata-se este conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.