Questões de Concursos Modelos teóricos de Administração Pública

Resolva questões de Modelos teóricos de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q378275 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Considere as afirmativas abaixo. I. O modelo de gestão burocrática permite que as organizações inovem por meio de pessoalidade nos trâmites administrativos. II. A descontinuidade administrativa, os conflitos políticos, as limitações burocrático-administrativas impostas pela legislação em vigor são exemplos de fatores condicionantes no modelo de gestão pública. III. O modelo de gestão de pessoas por competência é o principal modelo que vem, gradativamente, sendo adotado pelas organizações pois atrela conhecimento, habilidade e atitudes das pessoas. Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q377253 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Analista Técnico, FUNPRESP, IADES

Assinale a alternativa que apresenta os principais modelos de Administração Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q378269 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Analista Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

No que se refere às mudanças institucionais da Administração Pública, em especial após a Reforma Gerencial de 1995, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q375648 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Administrador, MJ, FUNRIO

O modelo de Estado, Governo e Administração latino-americano é um dos que mais se destacam no mundo ocidental. Corresponde a uma característica deste modelo a alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q376813 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Administrador, MJ, FUNRIO

Constitui característica das políticas de Governo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q376308 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Analista Administrativo Prova 2, ANEEL, ESAF

Para Hélio Beltrão, o principal fator que impacta negativamente a gestão pública brasileira é a (o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q376571 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A reforma gerencial do Estado de 1995 aponta três formas de administrar o ESTADO. Assinale a afirmativa que classifica corretamente essas formas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q377128 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Atividades de Complexidade Intelectual, MC, CESPE CEBRASPE

Com relação à estratégia e à gestão de organizações no contexto da administração pública, julgue os itens a seguir.

A transição do modelo patrimonialista para os novos formatos de gestão pública foi marcada por esforços empreendedores de políticos, sociólogos e economistas frente aos novos desafios do setor público, sobretudo o enfrentamento de crises vivenciadas historicamente pelo Estado brasileiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q377682 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Analista de Procuradoria, PGE RO, FGV

Analise o trecho a seguir.

?A administração pública brasileira, mesmo quando incipiente, esteve sempre marcada pelo desempenho de funções vicárias e compensatórias, desempenhando um papel de segurar posição e função a significativo contingente de pessoas, colaborando para a formação de parte expressiva das elites nacionais. Este processo acabou por deformá-la, atrelando-a ao cumprimento de encargos não administrativos e vinculando toda a sua sistemática aos mecanismos de trocas políticas e legitimação do Estado.?

A administração pública descrita associa-se à noção de Estado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q377288 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Técnico de Nível Superior V, MPOG, CESPE CEBRASPE

A respeito da evolução da administração e do processo administrativo, julgue os itens que se seguem.

Se uma empresa adotar um modelo burocrático, deverá evitar a promoção de seus colaboradores com base no mérito e privilegiar a indicação dos colaboradores mais alinhados com a chefia.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q376683 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à administração pública, bem como à experiência e à legislação brasileira nesse setor, julgue os itens de 191 a 205.

No século XX, após o advento dos direitos públicos, isto é, aqueles de que gozam todos os cidadãos, fazendo que a propriedade do Estado seja efetivamente pública, a democracia e a administração pública burocrática - concebidas para proteger o patrimônio público - precisavam transformar-se: a primeira deveria ser mais participativa ou mais direta, e a segunda, menos burocrática e mais gerencial.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q378091 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Analista Ministerial, MPE PB, FCC

Em relação aos diferentes modelos de gestão da Administração pública, é correto afirmar que o modelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q377183 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Técnico em Recursos Humanos, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

A cultura organizacional é um dos principais desafios gerenciais, inclusive na administração pública, quando se visa à reforma do Estado. Um traço da cultura organizacional antiga que ainda permanece na administração pública brasileira é o clientelismo, tendo sido superado o patrimonialismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q944806 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Tecnologia em Gestão Pública, MEC, INEP, 2022

Política de governo para a sustentabilidade significa uma orientação das ações políticas motivada pelo reconhecimentoda limitaçãoecológica fundamental dos recursos (matéria e energia, em última análise), sem os quais nenhuma atividade humana pode se realizar. Isto implica a necessidade de uma utilização cuidadosa da base biofísica, ambiental da economia, e de uma reorientação da maneira como os recursos da natureza são empregados e os correspondentes benefícios compartilhados.
CAVALCANTI, C. (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. 2. ed. São Paulo: Cortez: Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1999 (adaptado).

Considerando a relação entre desenvolvimento sustentável com as Teorias da Administração Pública e a implementação de políticas públicas, avalie as afirmações a seguir.
I. A administração burocrática no serviço público, ao ser autorreferida, passa a ser orientada para o atendimento das demandas da sociedade e para o desenvolvimento econômico sustentável, reforçando a sua principal missão: estar a serviço dos cidadãos.
II. A efetivação do desenvolvimento sustentável exige ações complexas que não dependem apenas do poder público, sendo necessária a construção de uma nova relação entre o setor público, o privado e o terceiro setor, característica da nova gestão pública.
III. A nova concepção da administração pública não se restringe à execução de rotinas ou ao gerenciamento de órgãos públicos: ela é bem mais ampla, sendo um meio para que governantes, políticos, administradores e sociedade possam viabilizar políticas públicas capazes de fortalecer a democracia e fomentar o desenvolvimento sustentável.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q873342 | Administração Pública, Modelos teóricos de Administração Pública, Transporte Escolar, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

O servidor público é o principal membro pelo qual o atendimento público é prestado ao cidadão. Cabe ao servidor público, ao atender os munícipes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1038098 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

A teoria da Administração Pública enfrenta uma crise de legitimidade, pois suas bases convencionais não atendem plenamente às necessidades de teóricos, profissionais e cidadãos.
Assinale a afirmativa correta acerca do consenso implícito sobre a direção da teoria da Administração Pública, conforme a herança intelectual de Max Weber e a herança política de Woodrow Wilson.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1035832 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administração, TCE PE, FGV, 2025

No âmbito da reforma gerencial do Estado brasileiro, foi adotada a estratégia de publicização como forma de reorganizar a prestação de serviços públicos não exclusivos.
Considerando essa estratégia, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1035831 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administração, TCE PE, FGV, 2025

A Administração Pública Gerencial é uma filosofia de administração baseada em um conjunto de doutrinas (prescrições para a ação) e justificativas (valores normativos). Esses valores conferem sentido racional às doutrinas e se agrupam em três grupos: sigma, theta e lambda, cada um associado a diferentes lógicas de gestão e prioridades institucionais.
Considerando as características desses grupos de valores, assinale a opção que associa corretamente o grupo ao conjunto dos princípios que o qualificam.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1047120 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Considerando os estilos de Administração Pública, marque a opção que expressa a principal diferença entre a administração pública burocrática e a administração pública gerencial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q1066240 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Consultor, AL RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Paludo (2013), no contexto da reforma do aparelho do Estado, iniciado em 1995, Período Gerencial, constatou-se que o problema de Gestão Pública no Brasil estava na governança e não na governabilidade. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas:


I. O conceito de Governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes. É entendida como uma capacidade política de governar liderando as relações de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.


II. Governança Pública é compreendida como a capacidade de governar, decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Está relacionada à competência técnica.


III. O conceito de accountability pressupõe, de modo geral, que o sistema político tem que cumprir a lei de prestar contas do uso dos recursos públicos e mostrar os resultados alcançados utilizando as tecnologias da transparência, como prestação de contas para a sociedade.


IV. Em auditoria, accountability é a obrigação de responder por uma responsabilidade outorgada. Isso inclui o lado que delega responsabilidade e o lado que presta contas pelos recursos utilizados.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.