Questões de Concursos: Movimentos Sociais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Movimentos Sociais. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q679182 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

O açúcar criou condições materiais de um modo de viver e de pensar. Um jeito de sermos brasileiros, divididos entre gente importante e gente insignificante, entre senhores e escravos. As amarguras do açúcar, e não suas doçuras, desenharam a cara do brasileiro e do Brasil.

MARTINS, J. S. Incertezas que jorram do mar.

O Estado de S. Paulo, 2 dez. 2012 (adaptado).

De acordo com o texto, que característica da colonização portuguesa continua influenciando a realidade brasileira atual?

22 Q943062 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Prova de Conhecimentos Gerais, UECE, UECE CEV, 2021

Leia atentamente o seguinte excerto sobre cultura africana no Brasil:
“Ao contrário dos africanos na Colômbia ou em Serra Leoa, os que foram trazidos para o Brasil nunca despertaram interesse em seus senhores por sua cultura e origens. O trabalho de registro de histórias da África através de entrevistas aos africanos escravizados empreendido pelo padre Pedro Claver, em Cartagena das Índias, no século XVII, ou aquele empreendido pelo missionário Koelle entre africanos livres de diversas etnias em Serra Leoa, no século XIX, ao registrar suas línguas, não têm paralelo no Brasil, país das Américas que mais recebeu africanos”.
MAMIGONIAN. Beatriz Gallotti. África no Brasil: mapa de uma área em expansão, p.46. Disponível em: http://www.pretosnovos.com.br/dropbox/textos/publicados/ topoi9a2.pdf
A ausência do interesse em conhecer as culturas dos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos resulta

23 Q936810 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Eu estava pagando o sapateiro e conversando com um preto que estava lendo um jornal. Ele estava revoltado com um guarda civil que espancou um preto e amarrou numa árvore. O guarda civil é branco. E há certos brancos que transforma preto em bode expiatório. Quem sabe se guarda civil ignora que já foi extinta a escravidão e ainda estamos no regime da chibata? JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada, São Paulo: Ática, 2014.
O texto,que guarda a grafia original da autora, expõe uma característica da sociedade brasileira, que é o(a);

24 Q868865 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Movimentos Sociais, Cargos de Nível Fundamental, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

O racismo é o ato de discriminar, isto é, fazer distinção de uma pessoa ou grupo por associar suas características físicas e étnicas a estigmas, estereótipos, preconceitos. Essa distinção implica um tratamento diferenciado, que resulta em exclusão, segregação, opressão, acontecendo em diversos níveis, como o espacial, o cultural, o social.
Com relação ao racismo no Brasil é correto afirmar:

25 Q678530 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO

“O ano de 1978 foi mesmo surpreendente. No dia 12 de maio, uma década após a repressão à greve de Osasco, cerca de 3 mil operários entraram na fábrica de caminhões Saab-Scania, em São Bernardo do Campo, no entorno de São Paulo, no que parecia ser mais um dia de trabalho. Marcaram seus cartões de ponto, sentaram-se em frente às máquinas e cruzaram os braços.” (SCHWARCZ, L. STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 476.)

O ciclo grevista de 1978 inaugurou um novo sindicalismo no Brasil. Dentre os projetos que constituíram o desdobramento do movimento dos trabalhadores, é correto incluir:

26 Q885068 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Movimentos Sociais, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão Inédita]questão racial no Brasil tem sido objeto de intensos debates e políticas públicas nas últimas décadas. Em 2012, uma importante decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à política de cotas raciais. Qual foi essa decisão?

27 Q946779 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB

Texto associado.
No Brasil, como em outras partes, os escravos negociaram mais do que lutaram abertamente contra o sistema. Trata-se do heroísmo prosaico de cada dia. “Apesar das chicotadas, das dietas inadequadas, da saúde seriamente comprometida ou do esfacelamento da família pela venda, os escravos conseguiram viver seu dia a dia”, conforme analisou Sandra Graham. “Relativamente poucos, na verdade, assassinaram seus senhores, ou participaram de rebeliões, enquanto a maioria, por estratégia, criatividade ou sorte, ia vivendo da melhor forma possível”. Como verbalizaram os próprios escravos, no Sul dos Estados Unidos, “os brancos fazem como gostam; os pretos, como podem”. (REIS. 1989. p 14).
O estabelecimento do modelo escravista brasileiro perpassou a época colonial e adentrou pelo período imperial, refletindo-se desde a época republicana até a contemporaneidade. Em relação a este processo, pode-se inferir que a

28 Q679777 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Prova 09, UEMG, UEMG

As “ações afirmativas” foram criadas nos EUA durante o governo Kennedy, com o intuito de reparar uma injustiça histórica-social de um determinado grupo social. Recentemente, um tipo de ação afirmativa foi criada no Brasil para reparar a injustiça em relação aos negros e aos indígenas. Essa ação afirmativa foi a criação do

29 Q872079 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Movimentos Sociais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Na história da sociedade brasileira, as diferenças sociais entre brancos e negros são nítidas. Existe um evidente desequilíbrio na garantia de direitos, em prejuízo para a população negra. Além do aspecto econômico, a vulnerabilidade é verificada nos campos da educação, moradia, entre outros. Sobre esse tema, qual hipótese é CORRETA?

30 Q865540 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Movimentos Sociais, Copeira, CRFRS, FUNDATEC, 2024

Sobre o etarismo, é INCORRETO afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.