Início

Questões de Concursos Mudanças Climáticas

Resolva questões de Mudanças Climáticas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q939655 | Geografia, Mudanças climáticas, Administração, UEA, VUNESP, 2019

Ninguém duvida que o problema essencial da mudança climática seja o aquecimento provocado pelo efeito estufa. Nem que sejam gases como vapor d’água, dióxido de carbono ou metano os principais causadores do aumento da temperatura ambiente. Uma função que é, aliás, positiva. Se não ocorresse, a humanidade nem sequer existiria, pois a temperatura média do planeta seria 33 graus inferior à que temos.
(José Eli da Veiga. A emergência socioambiental, 2015.)
Um dos principais problemas desencadeados pelo efeito estufa diz respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q678905 | Geografia, Mudanças climáticas, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Assinale a alternativa com a relação correta entre mudanças climáticas e o uso de recursos naturais, como petróleo, solo, água e extração de minérios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q947509 | Geografia, Mudanças climáticas, Nível Médio, IFPR, IF PR, 2018

Em 2018, celebra-se o cinquentenário dos acontecimentos marcantes de 1968, ano no qual os protestos dos estudantes na França se espalharam pelo mundo, com grande impacto. Sobre esse assunto, estabeleça a correspondência das colunas:
Coluna I 1) Primavera de Praga. 2) Ato Institucional Número Cinco. 3) Massacre de Tlatelolco. 4) Ofensiva do Tet. 5) Revolução Cultural.
Coluna II ( ) Tchecoslováquia. ( ) Brasil. ( ) China. ( ) Vietnã. ( ) México.

Assinale a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q938555 | Geografia, Mudanças climáticas, PPL, ENEM, INEP

As autoridades de Kiribati, arquipélago do Oceano Pacífico formado por 33 atóis e uma ilha de coral, estão conscientizando sua população para que aceitem que, nas próximas décadas, terão de fugir do país. A estimativa é que, em um período de 50 anos, as ilhas podem desaparecer. O governo convocou os líderes de todas as ilhas para convencê-los da importância de mudar a mentalidade das pessoas, com pleno conhecimento que é uma questão muito sensível porque ameaça a própria identidade de um país. Kiribati já antecipou convênios com Austrália e Nova Zelândia para enviar seus cidadãos aos países vizinhos, algo que muitos dos moradores do arquipélago não aceitam.

Disponível em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.

No texto, faz-se referência a um problema que se tornou um tema recorrente na agenda global. Nesse sentido, a preocupação apresentada pela população de Kiribati fundamenta-se na previsão de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q681104 | Geografia, Mudanças climáticas, Dia 1, CESMAC, CEPROS, 2018

O Acordo do clima, firmado em 2015, no qual quase todas as nações se comprometeram a reduzir emissões de carbono, deveria ter sido um ponto de virada na luta contra a mudança climática. Mas muitos países já estão atrás de suas metas, e os EUA agora anunciaram que abandonarão o pacto. Enquanto isso, as emissões globais crescem. O único modo de recuperar o tempo perdido, e ter algum sucesso, é buscar uma abordagem que aproveite todas as estratégias possíveis para reduzir as emissões.
(revista Scientific American,out. de 2018, Edição Especial)
O texto acima está se referindo ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q915586 | Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Analista Ambiental, IBAMA, IBAMA, 2025

No que concerne às mudanças climáticas e às suas diferentes manifestações escalares, julgue o item seguinte. 

Globalmente, o desmatamento e as práticas agrícolas insustentáveis têm sido os principais responsáveis pela intensificação das mudanças climáticas, seguidos pela queima de combustíveis fósseis.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q678864 | Geografia, Mudanças climáticas, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Um dos fenômenos atuais resultantes da urbanização sem planejamento são as ilhas de calor. Na cidade de São Paulo, podem ocorrer diferenças de temperatura de até 10o C no mesmo dia, entre duas regiões da cidade. Esse processo ocorre porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q902996 | Geografia, Mudanças climáticas, Geografia, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

As quedas de temperatura registradas no Brasil no mês de junho de 2024 foram provocadas pela ação da massa de ar denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q948329 | Geografia, Mudanças climáticas, Vestibular, UCPEL, UCPEL, 2018

Os estudos e apontamentos sobre o crescimento, a diminuição e a estabilização dos quantitativos populacionais em todo o mundo analisam dinâmicas sistematizadas nas teorias demográficas.
Sobre as teorias demográficas é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q939431 | Geografia, Mudanças climáticas, PPL, ENEM, INEP, 2018

O Decreto Federal n. 7.390/2010, que regulamenta a Lei da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) no Brasil, projeta que as emissões nacionais de gases de efeito estufa (GEE) em 2020 serão de 3,236 milhões. Esse mesmo decreto define o compromisso nacional voluntário do Brasil em reduzir as emissões de GEE projetadas para 2020 entre 38,6% e 38,9%.

BRASIL. Decreto n. 7.390, de 9 de dezembro de 2010. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 2 jun. 2014 (adaptado).

O cumprimento da meta mencionada está condicionada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q915588 | Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Analista Ambiental, IBAMA, IBAMA, 2025

Texto associado.

Poucos sabem que o aquecimento global também tem conseqüências positivas. Uma delas é permitir a agricultura em altas latitudes. Diante do impacto distinto em diferentes áreas do planeta, os cientistas, entre outros, apontam os perigos regionais como importantes. Em certas áreas, como o semi-árido, pode surgir o deserto, em outras, podem desaparecer ecossistemas inteiros.

         Aqui no Brasil, determinamos que apenas 20% das propriedades na Amazônia podem ser exploradas. No cerrado, essa cota é de 35%. A medida conseguiu deter um pouco o desmatamento. Mas é questionada, porque 80% é um número cabalístico diante de uma região diversa. Daí a proposta de fazer zoneamento ecológico e econômico para precisar muito claramente o que se pode ou não se pode fazer.

        Todas essas observações nos levam a reforçar uma tendência que já existe no Brasil, inspirada pelo geógrafo Milton Santos, que é a de colocar o território no centro das políticas públicas. Mesmo as cidades terão de ser delimitadas, claramente, para que se possa orientar o seu desenvolvimento sustentável.

Fernando Gabeira. Política e território. In: Folha de S.Paulo, 16/6/2007, p. A2 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item. 

Cientistas alertam para o fato de que o aquecimento global acarreta, entre outras conseqüências, o derretimento de geleiras, o que pode determinar a elevação do nível dos mares e seu potencial de destruição, particularmente nas zonas litorâneas.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q897711 | Geografia, Mudanças climáticas, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

As mudanças climáticas são alterações em longo prazo nos padrões de temperatura e clima de uma região no globo terrestre. A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), convoca todos os anos chefes de Estado e representantes de países do mundo inteiro na Conferência das Partes a fim de debater sobre as mudanças climáticas e quais práticas globais poderão ser adotadas para conter seus avanços e males. Em 2024, o encontro chega a sua 29ª edição e reforça a necessidade de ações em conjunto globalmente para proteger o planeta da ação antrópica.

Entre os dias 11 e 22 de novembro de 2024, a COP-29 foi realizada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q950645 | Geografia, Mudanças climáticas, Segundo Semestre Tarde, UDESC, UDESC, 2018

Mesmo com o grau tecnológico atual, ainda se enfrentam problemas para representar grandes espaços físicos em um plano, pois há diversos tipos de projeções cartográficas. Analise as proposições sobre as projeções cartográficas, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Um dos principais problemas da projeção de Mercator é que ela acaba distorcendo as áreas continentais, aumentando as que se localizam em baixa latitude.

( ) A projeção Azimutal é utilizada para representar áreas específicas, tem-se como exemplo dessa projeção o símbolo da ONU.

( ) Destaca-se positivamente, na projeção de Mercator, a capacidade de manter as formas dos continentes.

( ) A projeção de Peters busca manter a proporcionalidade entre as áreas, fazendo com que os países do Sul ganhem destaque no mapa.

( ) A projeção cônica é utilizada em mapas de latitude alta, pois causa menor distorção nessa região.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q915587 | Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Analista Ambiental, IBAMA, IBAMA, 2025

No que concerne às mudanças climáticas e às suas diferentes manifestações escalares, julgue o item seguinte. 

Um dos fenômenos mais evidentes da alteração climática causada por atividades antrópicas é a ilha de calor urbana, que é caracterizada pelo aumento da temperatura em áreas urbanas e cujo nome decorre da semelhança entre o padrão de isotermas formado pelo fenômeno e as curvas de nível de uma ilha.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q946925 | Geografia, Mudanças climáticas, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

“[...] é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço ao atingir o topo da atmosfera terrestre – e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra [...]. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases [...] que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.”
Ministério do Meio Ambiente. Disponível em http://www.mma.gov.br/informma/item/195. Acesso em 25.mar.2019.
O processo descrito acima refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q915585 | Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Analista Ambiental, IBAMA, IBAMA, 2025

No que concerne às mudanças climáticas e às suas diferentes manifestações escalares, julgue o item seguinte.

Os modelos globais de clima do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC) projetam, ainda com algum grau de incerteza, possíveis mudanças em extremos climáticos, tais como ciclones extratropicais mais frequentes ou intensos, secas intensas e prolongadas, e inundações. 

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q915589 | Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Analista Ambiental, IBAMA, IBAMA, 2025

Texto associado.

A consciência ecológica desenvolvida nas últimas décadas trouxe novos desafios para as políticas e medidas a serem estabelecidas no Brasil. O desempenho ambiental do país tem fortes implicações em suas relações internacionais.

Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

No que diz respeito ao gerenciamento de seus recursos hídricos, o Brasil apresenta-se vulnerável diante das prováveis mudanças climáticas globais, haja vista, por exemplo, o quadro de saneamento básico precário no país.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q936472 | Geografia, Mudanças climáticas, Caderno Azul, ENEM, INEP

À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q990254 | Geografia, Mudanças climáticas, DT Geografia, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A questão ambiental contemporânea é marcada por diversos desafios e a poluição industrial é um dos principais problemas que afetam o meio ambiente em escala global. Sobre esse tema, analise os itens abaixo:

I. A poluição industrial não afeta os ecossistemas terrestres e aquáticos a ponto de gerar a degradação de habitats naturais e a redução da biodiversidade.

II. Gases de efeito estufa, como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxidos de nitrogênio (NOx), são liberados na atmosfera, diminuindo o aquecimento global e eventos climáticos extremos.

III. As atividades industriais liberam substâncias poluentes na atmosfera e nos corpos d'água.

IV. A poluição industrial tem sérios impactos na saúde humana, causando problemas de doenças cardiovasculares, câncer e outros problemas de saúde, especialmente em áreas próximas às zonas industriais.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q903887 | Geografia, Mudanças climáticas, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

A Conference os the Parties (COP) é o órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. Em 1972 aconteceu a primeira discussão global sobre o clima: a conhecida Convenção de Estocolmo. De lá para cá já aconteceram diversas outras discussões acerca do tema mudanças climáticas.

Analise as afirmativas abaixo sobre essas discussões acerca das mudanças climáticas, suas características e as convenções que as acolhem.


1. A COP 1 aconteceu em 1995, em Berlim, na Alemanha, e foi a primeira tentativa de incluir o setor privado nas discussões sobre as mudanças climáticas.

2. A COP acontece todos os anos com a reunião dos países a fim de combater as alterações climáticas.

3. A COP 28 aconteceu em 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e aprovou por consenso a candidatura do Brasil para sediar a COP 30 em 2025, que será realizada em Belém (PA).


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.