Início

Questões de Concursos Municípios

Resolva questões de Municípios comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q441972 | Direito Constitucional, Municípios, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos à fiscalização do município. Realizada a prestação anual de contas pelo prefeito, ele não poderá ser penalmente responsabilizado por atos de gestão se a câmara municipal tiver aprovado a prestação das contas.
  1. ✂️
  2. ✂️

162Q437629 | Direito Constitucional, Municípios, Técnico em Financiamento, FNDE, CESPE CEBRASPE

De acordo com a CF e com a interpretação doutrinária sobre a organização político-administrativa, julgue os itens a seguir.

Os municípios são regidos por lei orgânica e, no exercício de sua autonomia, podem fixar livremente a data de eleição para prefeito e vice-prefeito de seu território.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q176287 | Direito Constitucional, Municípios, Delegado de Polícia, Polícia Civil SP, PC SP

Atualmente as contas dos Municípios ficarão à disposição de qualquer contribuinte para exame e apreciação por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q424165 | Direito Constitucional, Municípios

Atualmente as contas dos Municípios ficarão à disposição de qualquer contribuinte para exame e apreciação por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q426236 | Direito Constitucional, Municípios, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito da organização do Estado brasileiro. A Câmara Municipal de determinado município, que possui nove mil habitantes, deverá ser composta de, no mínimo, nove vereadores e o subsídio destes não poderá ser superior a vinte por cento do subsídio dos respectivos deputados estaduais.
  1. ✂️
  2. ✂️

166Q252692 | Direito Constitucional, Municípios, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 1a, FCC

A Câmara Municipal tem um limite constitucional para seus gastos com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores. Seu desrespeito constitui crime de responsabilidade de seu Presidente. Esse limite máximo, calculado sobre sua receita, é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q445492 | Direito Constitucional, Municípios, Procurador Autárquico, Departamento Municipal de Água e Esgoto de Caldas Novas GO, UFGO

Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o total de despesas do Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dos Vereadores e excluídos os gastos com inativos para os Municípios com população com até 100.000,00 (cem mil) habitantes, não poderá ultrapassar o seguinte percentual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q426055 | Direito Constitucional, Municípios, Advogado Tributário, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

A câmara municipal de determinado município aprovou, por unanimidade de seus membros, uma resolução que dispensava a apresentação de contas pelo prefeito do município, devido ao sistema de controle desenvolvido e aplicado pelo Poder Legislativo municipal, o qual acompanhou, por meio de seus técnicos, a execução orçamentária do Poder Executivo, mês a mês, durante todo o ano anterior. Com base nos dados levantados, os técnicos da câmara municipal elaboraram um parecer pela regularidade das contas do Poder Executivo municipal, que, votado em plenário, foi aprovado pela maioria absoluta dos membros daquela casa legislativa. A lei orgânica do município previa a possibilidade dessa forma de controle externo, desde que a resolução que a instituísse fosse aprovada por maioria absoluta dos membros da câmara municipal.

A propósito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A lei orgânica do município e a resolução da câmara municipal ofendem a expressa determinação da Constituição Federal, uma vez que a norma municipal não pode dispensar a análise de contas do prefeito pelo órgão auxiliar competente, entre outros motivos, porque o parecer desse órgão sobre as contas do prefeito só pode ser rejeitado por quorum qualificado dos membros da câmara municipal.

  1. ✂️
  2. ✂️

169Q440981 | Direito Constitucional, Municípios, Técnico Judiciário, TRE PI, FCC

O número de Vereadores deve ser proporcional à população do Município, observado o limite de, no mínimo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q436395 | Direito Constitucional, Municípios, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

No que se refere à organização político-administrativa do Estado e à administração pública, julgue os próximos itens.

De acordo com a CF, novos municípios poderão ser criados mediante incorporação, fusão e desmembramento de municípios.

  1. ✂️
  2. ✂️

171Q430880 | Direito Constitucional, Municípios, Técnico do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Considerando as regras do direito constitucional, julgue os itens a seguir. O constituinte originário atribuiu caráter de ente federativo aos municípios e territórios federais, ainda que lhes tenha conferido autonomia limitada, caracterizada pela ausência de Poder Judiciário, Ministério Público (MP) e defensoria pública nessas esferas de governo.
  1. ✂️
  2. ✂️

172Q428848 | Direito Constitucional, Municípios, Procurador Municipal, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

O total da despesa do Poder Legislativo Municipal de Ibiraçu, excluídos os subsídios dos vereadores e dos gastos com inativos, não poderá ultrapassar 7% do valor relativo ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5º do Art. 153 e nos Arts. 158 e 159, efetivamente realizado no exercício anterior. Nos termos da Constituição, o trecho anterior é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q441927 | Direito Constitucional, Municípios, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Acerca do municipalismo, julgue os próximos itens. O município, como entidade político-administrativa de terceiro grau, na ordem descendente do sistema federal brasileiro, é entidade intraestatal rígida, tal qual a União e o estado-membro.
  1. ✂️
  2. ✂️

174Q443255 | Direito Constitucional, Municípios, Agente Administrativo, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com base nos dispositivos da Constituição da República.

Na estrutura político-administrativa da República Federativa do Brasil, o município de Belém – PA é subordinado ao estado do Pará e, portanto, as leis estaduais do Pará podem revogar as leis municipais de Belém.

  1. ✂️
  2. ✂️

175Q432524 | Direito Constitucional, Municípios, Auditor de Controle Externo, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item a respeito de planejamento nas políticas públicas. Um município com mais de 25.000 habitantes deve, obrigatoriamente, possuir um plano diretor, a fim de orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção e reorganização dos espaços urbano e rural.
  1. ✂️
  2. ✂️

177Q423959 | Direito Constitucional, Municípios

Leia a afirmativa a seguir.

Nos termos da Constituição Federal, a fiscalização do Município será exercida pelo Poder ________ Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder ________ Municipal na forma da lei.

Assinale a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q426630 | Direito Constitucional, Municípios, Analista Técnico Administrativo, MI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito da estruturação da máquina administrativa no Brasil a partir de 1930.

Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, foi deflagrado um processo de municipalização da gestão pública e, consequentemente, de concessão de maiores poderes aos municípios.

  1. ✂️
  2. ✂️

179Q186548 | Direito Constitucional, Municípios, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

Pertence(m) aos Municípios

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q429275 | Direito Constitucional, Municípios, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

No que se refere à criação e à extinção dos municípios, julgue os itens a seguir, à luz da Constituição Federal e dos precedentes do STF. Se o legislador constituinte de determinado estado da Federação pretender alterar a Constituição estadual para redefinir os limites territoriais do município ALFA, desmembrando-o e incorporando parte de sua área à do município limítrofe DELTA, será dispensável a prévia consulta, mediante plebiscito, às populações de ambos os municípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.