Questões de Concursos: Mutações e alterações cromossômicas

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Mutações e alterações cromossômicas. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q906235 | Biologia, Mutações e alterações cromossômicas, Biologia, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Durante a concepção, podem surgir alterações cromossômicas no DNA do bebê. A Síndrome de Down é um exemplo de anomalia causada pela presença de uma cópia extra do cromossomo 21. Doenças cromossômicas causadas pela presença de um cromossomo adicional (2n + 1) são denominadas:

12 Q897547 | Biologia, Mutações e alterações cromossômicas, Professor do Ensino Fundamental, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

O albinismo é uma herança autossômica recessiva, que resulta na ausência de produção de melanina. Um casal normal para a pigmentação de pele, cujo primeiro filho nasceu albino, pretende ter um segundo filho. Sobre essa possibilidade, assinale a alternativa CORRETA.

13 Q939445 | Biologia, Mutações e alterações cromossômicas, PPL, ENEM, INEP, 2018

Em pacientes portadores de astrocitoma pilocítico, um tipo de tumor cerebral, o gene BRAF se quebra e parte dele se funde a outro gene, o KIAA1549. Para detectar essa alteração cromossômica, foi desenvolvida uma sonda que é um fragmento de DNA que contém partículas fluorescentes capazes de reagir com os genes BRAF e KIAA1549 fazendo cada um deles emitir uma cor diferente. Em uma célula normal, como os dois genes estão em regiões distintas do genoma, as duas cores aparecem separadamente. Já quando há a fusão dos dois genes, as cores aparecem sobrepostas.

Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 3 out. 2015.

A alteração cromossômica presente nos pacientes com astrocitoma pilocítico é classificada como

14 Q906237 | Biologia, Mutações e alterações cromossômicas, Biologia, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Sobre os conceitos de genética e diagnóstico da Síndrome de Down, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A síndrome de Down só pode ser diagnosticada após o nascimento, uma vez que não há testes de confirmação na fase gestacional.
( ) O cromossomo extra geralmente vem do pai e o risco de um casal ter um bebê com um cromossomo extra aumenta gradualmente à medida que o pai envelhece.
( ) Mulheres com síndrome de Down possuem uma probabilidade de 50% de gerar filhos que também apresentem a condição. Por outro lado, a infertilidade é comum em homens com síndrome de Down, exceto naqueles casos em que a síndrome se manifesta na forma de mosaicismo.

A sequência está correta em

15 Q906499 | Biologia, Mutações e alterações cromossômicas, Biólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em outubro de 2022, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fez a apreensão de 52.250 quilos de alimento impróprio para consumo. O produto apreendido apresentava ausência de garantia de qualidade e irregularidades, como o nível de aflatoxina superior a 2,5x o máximo permitido pela legislação brasileira, podendo comprometer a saúde do consumidor.
Adaptado de: https://www.alimentosonline.com.br/ index.php?action=vqfrNqZNVXbpyq8rPMKcaM21qYwLVA&artigo_id=7954

Com relação à substância aflatoxina, analise os itens a seguir:
I. É uma micotoxina, produzida por um fungo filamentoso microscópico do gênero Penicillium. II. É reconhecida como substância mutagênica e carcinogênica. III. O amendoim é uma cultura frequentemente contaminada com o fungo produtor de aflatoxina.

Está correto o que se afirma em

16 Q959073 | Biologia, Mutações e alterações cromossômicas, Papiloscopista Policial Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Em um bairro nobre de determinada cidade no Brasil, houve um assassinato na madrugada fria do mês agosto. A vítima, um homem de quarenta e dois anos de idade, foi encontrada morta com golpes de faca na região torácica. Sua residência tinha sido saqueada e exibia sinais de violação, como, por exemplo, uma janela quebrada que estava manchada de sangue. Como havia sinais de que a vítima pudesse ter resistido ao ataque e revidado até ser imobilizada e morta, amostras biológicas do corpo da vítima foram coletadas pelos investigadores e encaminhadas para análise, a fim de se obterem evidências que levassem à identificação do assassino. Uma das amostras de sangue recolhidas no local do crime promovia aglutinação de hemácias somente na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh; outra amostra não apresentava aglutinação na presença de soros anti-A, anti-B e anti-Rh. Durante a investigação, descobriu-se, ainda, que a vítima sofria de hemofilia e que uma amostra de sangue de tipo sanguíneo diferente do da vítima apresentava mutação no alelo do fator VIII. Após vários meses de investigação, os investigadores chegaram a um suspeito, que era portador do tipo sanguíneo A negativo.
Considerando a situação hipotética apresentada e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.
Na ausência de outras evidências que o ligassem ao fato, o suspeito poderia ser liberado, pois seu tipo sanguíneo não é o mesmo dos tipos sanguíneos encontrados nas duas amostras mencionadas, que correspondem, na ordem em que aparecem no texto, aos tipos sanguíneos B positivo e O negativo.

17 Q983639 | Biologia, Mutações e alterações cromossômicas, Biologia, MPERS, INSTITUTO AOCP, 2025

A técnica CRISPR/Cas9 tem sido amplamente utilizada para criar organismos geneticamente modificados (OGMs), permitindo a inserção, deleção ou alteração de sequências específicas no DNA de um organismo. No Rio Grande do Sul, exemplos de culturas transgênicas incluem soja e milho, que foram modificadas para resistir a herbicidas e pragas. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.