Início

Questões de Concursos Núcleo interfásico e código genético

Resolva questões de Núcleo interfásico e código genético comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q950906 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Segundo Semestre, IFRR, INEP, 2018

Sobre os envoltórios celulares, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q950420 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

O mutualismo é uma interação entre organismos de diferentes espécies, que proporciona vantagens a todos os envolvidos. Essa interação torna-se definitiva, levando a uma dependência indispensável à sobrevivência de ambos os organismos e impossibilitando a desvinculação entre eles, em razão da colaboração que cada um exerce sobre o metabolismo de seu dependente.

As espécies citadas a seguir interagem através do mutualismo com exceção de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q945806 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Vestibular, USP, FUVEST, 2019

Considere uma sequência de DNA com 100 pares de bases de comprimento contendo 32 timinas.
Quantas citosinas, guaninas e adeninas essa sequência terá, respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q938923 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, PPL, ENEM, INEP

O DNA (ácido desoxirribonucleico), material genético de seres vivos, é uma molécula de fita dupla, que pode ser extraída de forma caseira a partir de frutas, como morango ou banana amassados, com uso de detergente, de sal de cozinha, de álcool comercial e de uma peneira ou de um coador de papel.

O papel do detergente nessa extração de DNA é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q906232 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biologia, SEEDPR, Consulplan, 2024

No núcleo celular, o DNA se associa a proteínas específicas para formar uma estrutura compacta e organizada, cuja condensação varia ao longo do ciclo celular. Durante a interfase, algumas regiões do DNA permanecem altamente compactadas. A forma mais condensada da cromatina na interfase denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q911728 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Um homem apresenta uma condição genética determinada por um par de alelos, sendo filho de pai e mãe normais para essa condição. Sua mulher também é normal para essa condição e heterozigótica. Nesse caso, qual é a probabilidade de que o casal tenha um filho com a mesma condição genética do pai e do sexo masculino?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q686322 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2018

Analise a seguinte reação química que ocorre no sangue humano.
CO2 + H2O→ H2CO3→ H+ + HCO3-
Essa reação química corresponde à principal forma de transporte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q937342 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.
GRIFFITHS, A. J. F. e t al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q939436 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, PPL, ENEM, INEP, 2018

Do ponto de vista genético, o número de cromossomos é uma característica marcante de cada espécie. A goiabeira (Psidium guajava L.), por exemplo, apresenta como padrão específico 22 cromossomos. A organização celular do gametófito feminino (saco embrionário) das flores de Angiospermas é complexa, sendo formado por um conjunto de oito células que, após a fecundação, originarão células com diferentes números cromossômicos. Nesse grupo, as células somáticas são diploides, as gaméticas são haploides e o tecido de reserva da semente é triploide.

Durante o ciclo de vida de uma goiabeira, quantos cromossomos podem ser encontrados, respectivamente, na oosfera, no zigoto e no endosperma?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q942937 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

A relação A + G / C + T = 0,2 em uma das fitas do DNA. Sabendo-se que, nessa molécula, há duas fitas, o valor dessa mesma relação, A + G / C + T, na fita complementar, é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q895998 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Ciências, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Nas células eucarióticas, os cromossomos são compostos por DNA associado a proteínas específicas, resultando em uma estrutura complexa. Sabemos que nestes cromossomos, há regiões onde o DNA se enrola ao redor de proteínas chamadas histonas, formando uma unidade estrutural fundamental.
Qual é o nome dado a essas unidades estruturais onde o DNA se enrola em torno das histonas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q936860 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

O veneno da cascavel pode causar hemorragia com risco de morte a quem é picado pela serpente. No entanto, pesquisadores do Brasil e da Bélgica desenvolveram uma molécula de interesse farmacêutico, a PEG-collineina-1, a partir de uma proteína encontrada no veneno dessa cobra, capaz de modular a coagulação sanguínea. Embora a técnica não seja nova, foi a primeira vez que o método foi usado a partir de uma toxina animal na sua forma recombinante, ou seja, produzida em laboratório por um fungo geneticamente modificado.

JULIÃO, A. Técnica modifica proteína do veneno de cascavel é permite criar fármaco que moduia & coagulação sanguinea. Disponivel em: https /agencia.fapesp.br. Acesso em: 22 nov. 2021 (adaptado).

Esse novo medicamento apresenta potencial aplicação para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q899948 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biólogo, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente a sequência de base de RNA codificada pela sequência de base de DNA: ATCCGAGTAGGGACCTT.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q901886 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biologia, IFES, IF ES, 2024

Em 1953, o biólogo James Watson e o físico Francis Crick publicaram o artigo intitulado “Estrutura molecular dos ácidos nucleicos” na revista inglesa Nature, o que lhes garantiu o prêmio Nobel em 1962. O estudo de Watson e Crick revolucionou a área de Ciências Biológicas e possibilitou a compreensão de que o ácido desoxirribonucleico (DNA) possui informações genéticas fundamentais para a hereditariedade.
A respeito da estrutura e replicação do DNA são feitas as seguintes afirmações:

I. Os nucleotídeos do DNA são compostos por quatro bases nitrogenadas, que são adenina, citosina, guanina e timina, sendo a ligação feita por duas pontes de hidrogênio entre citosina e guanina e três entre adenina e timina.
II. Em procariotos, o cromossomo consiste em uma única molécula de DNA, enquanto nos eucariotos cada cromossomo pode conter até quatro moléculas de DNA.
III. Nucleossomos são as unidades constituídas pela molécula de DNA e por proteínas básicas que atuam na compactação da cromatina, denominadas histonas.
IV. Dentre as enzimas que atuam no processo de replicação do DNA estão: primase, helicase, aminotransferase e polimerase.
V. A replicação do DNA é semiconservativa e bidirecional, havendo uma fita na qual a síntese é contínua e outra cuja síntese é descontínua, sendo que nesta última são sintetizados os Fragmentos de Okazaki.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q899949 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biólogo, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente as partes de um gene que são codificadas em proteínas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q989514 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biólogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Qual dos seguintes marcadores moleculares é mais comumente utilizado para estudar variações genéticas dentro de populações e pode ajudar a elucidar processos de especiação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q901887 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biologia, IFES, IF ES, 2024

Existem doenças conhecidas como mitocondriopatias, que são causadas por mutações do DNA mitocondrial, podendo afetar diversos aspectos metabólicos. São patologias graves e sem cura que apresentam incidência entre as populações humanas.
Com relação à herança de mitocondriopatias, indique, nas opções abaixo, a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q911726 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Analise as seguintes assertivas:

I. Os carboidratos presentes nos ácidos nucleicos são do tipo pentose.

II. Os processos de transcrição e tradução que resultam na síntese proteica ocorrem no núcleo celular.

III. Introns são segmentos de DNA que codificam as proteínas, e éxons são segmentos que não as codificam.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q959071 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Papiloscopista Policial Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Em um bairro nobre de determinada cidade no Brasil, houve um assassinato na madrugada fria do mês agosto. A vítima, um homem de quarenta e dois anos de idade, foi encontrada morta com golpes de faca na região torácica. Sua residência tinha sido saqueada e exibia sinais de violação, como, por exemplo, uma janela quebrada que estava manchada de sangue. Como havia sinais de que a vítima pudesse ter resistido ao ataque e revidado até ser imobilizada e morta, amostras biológicas do corpo da vítima foram coletadas pelos investigadores e encaminhadas para análise, a fim de se obterem evidências que levassem à identificação do assassino. Uma das amostras de sangue recolhidas no local do crime promovia aglutinação de hemácias somente na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh; outra amostra não apresentava aglutinação na presença de soros anti-A, anti-B e anti-Rh. Durante a investigação, descobriu-se, ainda, que a vítima sofria de hemofilia e que uma amostra de sangue de tipo sanguíneo diferente do da vítima apresentava mutação no alelo do fator VIII. Após vários meses de investigação, os investigadores chegaram a um suspeito, que era portador do tipo sanguíneo A negativo.

A respeito de arquivologia, julgue o item seguinte.


A estabilidade química do material e sua resistência aos agentes de degradação são fundamentais para o acondicionamento dos documentos de arquivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

60Q959072 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Papiloscopista Policial Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Em um bairro nobre de determinada cidade no Brasil, houve um assassinato na madrugada fria do mês agosto. A vítima, um homem de quarenta e dois anos de idade, foi encontrada morta com golpes de faca na região torácica. Sua residência tinha sido saqueada e exibia sinais de violação, como, por exemplo, uma janela quebrada que estava manchada de sangue. Como havia sinais de que a vítima pudesse ter resistido ao ataque e revidado até ser imobilizada e morta, amostras biológicas do corpo da vítima foram coletadas pelos investigadores e encaminhadas para análise, a fim de se obterem evidências que levassem à identificação do assassino. Uma das amostras de sangue recolhidas no local do crime promovia aglutinação de hemácias somente na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh; outra amostra não apresentava aglutinação na presença de soros anti-A, anti-B e anti-Rh. Durante a investigação, descobriu-se, ainda, que a vítima sofria de hemofilia e que uma amostra de sangue de tipo sanguíneo diferente do da vítima apresentava mutação no alelo do fator VIII. Após vários meses de investigação, os investigadores chegaram a um suspeito, que era portador do tipo sanguíneo A negativo.

A respeito de arquivologia, julgue o item seguinte.


A preservação dos documentos de arquivo inicia-se quando o documento chega ao arquivo permanente.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.