Questões de Concursos Núcleo interfásico e código genético

Resolva questões de Núcleo interfásico e código genético comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q946539 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Vestibular 2 semestre, UNIVESP, VUNESP, 2018

Nas fezes humanas, é possível encontrar milhares de bactérias da flora intestinal e células intestinais. Quando se comparam células bacterianas com as células humanas, podem-se verificar diversas diferenças quanto à atividade metabólica e morfológica. Uma das diferenças é que as células humanas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q950906 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Segundo Semestre, IFRR, INEP, 2018

Sobre os envoltórios celulares, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q950907 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Segundo Semestre, IFRR, INEP, 2018

Um filamento de DNA contêm a seguinte sequência bases nitrogenadas:

ACTCAAGTGC


Marque a alternativa que indica corretamente a sequência encontrada na fita complementar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q950420 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

O mutualismo é uma interação entre organismos de diferentes espécies, que proporciona vantagens a todos os envolvidos. Essa interação torna-se definitiva, levando a uma dependência indispensável à sobrevivência de ambos os organismos e impossibilitando a desvinculação entre eles, em razão da colaboração que cada um exerce sobre o metabolismo de seu dependente.

As espécies citadas a seguir interagem através do mutualismo com exceção de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q680618 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biológicas, UEA, VUNESP, 2018

A análise bioquímica de um trecho de uma molécula de DNA de uma bactéria revelou a presença de 33% de nucleotídeos constituídos pela base nitrogenada timina. A partir dessa informação, o responsável pela análise concluiu que as porcentagens de nucleotídeos constituídos pelas bases nitrogenadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q939436 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, PPL, ENEM, INEP, 2018

Do ponto de vista genético, o número de cromossomos é uma característica marcante de cada espécie. A goiabeira (Psidium guajava L.), por exemplo, apresenta como padrão específico 22 cromossomos. A organização celular do gametófito feminino (saco embrionário) das flores de Angiospermas é complexa, sendo formado por um conjunto de oito células que, após a fecundação, originarão células com diferentes números cromossômicos. Nesse grupo, as células somáticas são diploides, as gaméticas são haploides e o tecido de reserva da semente é triploide.

Durante o ciclo de vida de uma goiabeira, quantos cromossomos podem ser encontrados, respectivamente, na oosfera, no zigoto e no endosperma?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q950995 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR, 2018

O nitrogênio é um importante elemento constituinte dos seres vivos, como parte das proteínas e dos ácidos nucleicos. Encontra-se fundamentalmente na atmosfera, compondo quase 78% dos gases que a formam, e também está presente nos restos orgânicos em decomposição. Sobre o ciclo do nitrogênio, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q947166 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Jataí, UEG, UEG, 2018

A “ferida brava” ou “úlcera de Bauru” é uma zoonose de manifestações clínicas variadas, em expansão no Brasil, sendo o estado de Mato Grosso do Sul importante área endêmica. Avaliar a clínica, a epidemiologia e laboratorialmente pacientes é de extrema importância para o controle dessa doença.

Uma das características dessa doença é o aparecimento de feridas na pele e nas mucosas, cuja cicatrização é bastante difícil, podendo progredir para lesões mutilantes.

Essa doença é transmitida pela picada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q686322 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2018

Analise a seguinte reação química que ocorre no sangue humano.
CO2 + H2O→ H2CO3→ H+ + HCO3-
Essa reação química corresponde à principal forma de transporte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q951288 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Vestibular, IFMT, IF MT, 2018

O sistema digestório é comparável a uma linha de "desmontagem" dos alimentos. Que permite extrair deles seus diversos nutrientes. A digestão inicia-se na boca, com o trabalho de mastigação e a ação das enzimas da saliva; o processo continua no trajeto pelo tubo digestório, encerrando-se no intestino, onde ocorre a maior parte da absorção dos produtos úteis gerados no processo digestivo.

(Amabis e Martho. Biologia Moderna vol. 2 - 1ª ed. Ed. Moderna. Pg. 202-208. 2016)

Marque a única alternativa que indica a correlação verdadeira do órgão pertencente ao sistema digestório com sua função.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q948761 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Processo Seletivo 2, UNIVAP, UNIVAP, 2017

A membrana celular é formada por uma dupla camada de lipídios, um tipo de gordura que lhe dá a viscosidade de um óleo fino e a torna relativamente fluida. Esse revestimento das células abriga aqui e ali proteínas incrustadas. Nos últimos anos vem crescendo a compreensão de que a membrana, de aspecto frágil ao microscópio, desempenha funções bem mais complexas do que a de somente separar o conteúdo interno das células do meio externo. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp. br/2013/11/18/fronteiras-fluidas/. Acesso em: 09/12/2016.

Das alternativas abaixo, a que apresenta a justificativa que confirma a frase acima é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q949859 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Algumas substâncias podem atravessar a membrana plasmática espontaneamente, sem que a célula gaste energia com isso. Nesse caso, fala- se em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q949647 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

O albinismo é uma condição que determina a ausência de pigmentação da pele. Na espécie humana, ela é condicionada por um gene recessivo a. Suponha que um casal, cuja mãe é homozigota recessiva e o pai é heterozigoto para essa condição, qual é a probabilidade de o primeiro e o segundo filho nascerem com albinismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q948891 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS, 2017

No bloco superior abaixo, são citadas duas estruturas presentes nos cloroplastos; no inferior, características dessas estruturas.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior. 1 - Tilacoides 2 - Estroma
( ) A luz absorvida pelo pigmento é transformada em energia química.
( ) Enzimas catalisam a fixação de CO2.
( ) Parte do gliceraldeído 3 fosfato resulta na produção de amido.
( ) A oxidação de moléculas de água produz elétrons, prótons e O2.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q948641 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Os ciclos de vida apresentados pelos metazoários mostram diferenças marcantes, evidenciando a ampla diversidade de espécies presentes nesse grupo animal. Desde sua concepção até o estágio adulto, podendo ter desenvolvimento direto ou indireto. Considere as afirmativas abaixo:

I. Os poríferos possuem reprodução sexual com larvas ciliadas que podem ser descritas como uma blástula. II. Os equinodermos, em sua maioria, têm sexos separados, sem estágios larvais durante o ciclo de vida. III. Os clitelados exibem desenvolvimento direto e ovos eclodem juvenis.

Por meio do exposto, é possível afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q942936 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

Segundo Francis Crick, a dupla hélice é realmente uma molécula notável. O ser humano moderno tem, talvez, 50 mil anos de existência [...] mas o DNA e o RNA já existem há, pelo menos, vários bilhões de anos [...]. No entanto, somos as primeiras criaturas da Terra a perceber a sua existência. A respeito da afirmativa e com os conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q942937 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

A relação A + G / C + T = 0,2 em uma das fitas do DNA. Sabendo-se que, nessa molécula, há duas fitas, o valor dessa mesma relação, A + G / C + T, na fita complementar, é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q938091 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

Em 1950, Erwin Chargaff e colaboradores estudavam a composição química do DNA e observaram que a quantidade de adenina (A) é igual à de timina (T), e a quantidade de guanina (G) é igual à de citosina (C) na grande maioria das duplas fitas de DNA. Em outras palavras, esses cientistas descobriram que o total de purinas (A + G) e o total de pirimidinas (C + T) eram iguais. Um professor trabalhou esses conceitos em sala de aula e apresentou como exemplo uma fita simples de DNA com 20 adeninas, 25 timinas, 30 guaninas e 25 citosinas.

Qual a quantidade de cada um dos nucleotídeos, quando considerada a dupla fita de DNA formada pela fita simples exemplificada pelo professor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q938923 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, PPL, ENEM, INEP

O DNA (ácido desoxirribonucleico), material genético de seres vivos, é uma molécula de fita dupla, que pode ser extraída de forma caseira a partir de frutas, como morango ou banana amassados, com uso de detergente, de sal de cozinha, de álcool comercial e de uma peneira ou de um coador de papel.

O papel do detergente nessa extração de DNA é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q937342 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.
GRIFFITHS, A. J. F. e t al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.