Início

Questões de Concursos Números Primos e Divisibilidade

Resolva questões de Números Primos e Divisibilidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


42Q948966 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

• A situação descrita neste trecho do romance
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q946026 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

João vai criar uma senha para o seu roteador. Para ter mais segurança,
• a senha terá nove caracteres que não se repetem, sendo 4 algarismos, 3 letras e 2 caracteres não alfanuméricos; •a senha ou começará ou terminará por um caractere não alfanumérico; • as três letras serão seguidas por um único caractere não alfanumérico seguido por quatro algarismos; • há distinção entre letra maiúscula e letra minúscula; • as letras serão escolhidas entre a, i, p, g, k e v, apenas; • os caracteres não alfanuméricos serão escolhidos entre !, %, & e >, apenas.
Observe dois exemplos de senhas nas condições dadas:
!pGk&8460 ou AiV%3841>

Assim sendo, a quantidade de senhas distintas que João pode formar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q954700 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Após apresentar aos alunos as regras de divisibilidade dos números naturais por 3 e por 4, o professor pediu que seus alunos indicassem, sem necessidade de fazer contas armadas, quais dos números a seguir eram divisíveis por 12:

I. 838570104048
II. 767895118104
III. 131415161718
IV. 123456789200

Os alunos que identificaram corretamente os números divisíveis por 12 responderam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q950812 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Considere os números naturais de 1 até 100. Escolhido ao acaso um desses números, a probabilidade de ele ser um quadrado perfeito é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1001802 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Assistente Administrativo, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL

Dadas as afirmativas a respeito de divisibilidade de inteiros,
I. Um inteiro cuja classe das unidades simples é 369 é divisível por 3. II. Um inteiro cuja classe das unidades simples é 148 é múltiplo de 4. III. Um inteiro cuja casa das unidades simples é 700 é divisível por 100.
verifica-se que está(ão) correta(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q944323 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2022

Quantos são os números inteiros positivos com três dígitos nos quais aparecem apenas os algarismos 1, 3 e 5, repetidos ou não, que são divisíveis por 5?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q877275 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Em uma competição de matemática, os participantes foram divididos em equipes numeradas de 1 a 10. Cada equipe recebeu um número correspondente ao seu número de equipe. Qual das seguintes equipes recebeu um número primo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q680483 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, PROVA I, URCA, CEV URCA

Determine o menor inteiro positivo N com a seguinte propriedade: N deixa resto 3 quando dividido por 5 e, deixa resto maior possível na divisão por 7 .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q878822 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Bombeiro Hidráulico, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Ao assistir a aula de matemática de sua professora, Laura observou que a operação de divisão também é vista como o inverso da multiplicação. Qual número que multiplicado por 15 obtém-se o resultado 300?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q944163 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Vestibular, UEMG, UEMG, 2022

Existem dois números de cinco algarismos distintos que satisfazem às seguintes condições: • ambos são divisíveis por 9 e por 5; • o segundo algarismo é o dobro do primeiro e a soma desses dois algarismos é 6; • o quarto algarismo é a soma do primeiro e do terceiro algarismos.
Nessas condições, a diferença entre o maior número e o menor número é um número
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q950062 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Matemática, UECE, UECE CEV, 2018

Em um plano, com o sistema de coordenadas cartesianas usual, o ponto S(3, 4) pertence à circunferência com centro na origem e raio r. A reta tangente a essa circunferência que contém o ponto S corta os eixos coordenados nos pontos P e Q. A soma das coordenadas dos pontos P e Q é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q937797 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Durante a Segunda Guerra Mundial, para decifrarem as mensagens secretas, foi utilizada a técnica de decomposição em fatores primos. Um número N é dado pela expressão 2X • 5y • 7z, na qual x , y e z são números inteiros não negativos. Sabe-se que N é múltiplo de 10 e não é múltiplo de 7.

O número de divisores de N, diferentes de N, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q878826 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Bombeiro Hidráulico, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Durante o último almoço, Renata abriu um refrigerante com quantidade de 3 litros e o distribuiu totalmente em 8 copos, de forma que todos os copos tenham a mesma quantidade de refrigerante. Qual é a quantidade de refrigerante colocada em cada copo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.