Início

Questões de Concursos NR 6

Resolva questões de NR 6 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


42Q970624 | Segurança e Saúde no Trabalho, NR 6, Elétrica, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2023

No que se refere ao equipamento de proteção individual e coletiva e à segurança em instalações e serviços em eletricidade, julgue o item seguinte.
O uso de equipamento de proteção individual elimina o risco ao qual o trabalhador é exposto quando novas instalações ou equipamentos elétricos entram em operação.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q1037173 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 6, Advocacia, DATAPREV, FGV, 2024

EPI é todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. A Norma Regulamentadora 6 (Equipamento de Proteção Individual) estabelece várias obrigações para empregados e empregadores com a finalidade de preservar a segurança e o conforto em todos os postos de trabalho.
Nesse contexto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1036627 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 6, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são formas de controle de risco e são normatizados pela NR 6.

Para os fins de aplicação dessa NR, considera-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1017729 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 6, Analista de Gestão de Pessoas, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos equipamentos e métodos de proteção individual e coletiva, julgue o seguinte item.

Compete ao trabalhador informar à organização sobre o extravio, dano ou qualquer alteração que comprometa o uso adequado do equipamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q1051040 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 6, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre a seleção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por uma organização, analise as afirmativas a seguir.

I. A seleção do EPI deve ser realizada com a participação do SESMT, considerando a opinião de todos os empregados da organização.

II. Não há obrigação de se registrar ou referenciar a seleção do EPI no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) da organização.

III. A seleção do EPI deve considerar o uso de óculos de segurança de sobrepor em conjunto com lentes corretivas ou a adaptação do EPI, sem ônus para o empregado, quando for necessária a utilização de correção visual pelo empregado no desempenho de suas funções.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1017727 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 6, Analista de Gestão de Pessoas, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos equipamentos e métodos de proteção individual e coletiva, julgue o seguinte item.

A organização é responsável por disponibilizar, sem custos ao trabalhador, equipamentos de proteção individual apropriados aos riscos ocupacionais, assegurando seu pleno funcionamento e estado de conservação.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q1017728 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 6, Analista de Gestão de Pessoas, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos equipamentos e métodos de proteção individual e coletiva, julgue o seguinte item.

O uso dos equipamentos de proteção individual é opcional e eles podem ser substituídos por equipamentos de proteção coletiva conforme a necessidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.