Início

Questões de Concursos Nacionalidade

Resolva questões de Nacionalidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q448718 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Agente Sócio Orientador, Secretário Adjunto de Estado da Gestão Estratégica e Administração RR, 2018

Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q427425 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Maranhão, IESES

Sobre os direitos de nacionalidade é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q444843 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, Defensoria Pública da União, CESPE CEBRASPE

A respeito do instituto da extradição, julgue os itens subsequentes de acordo com o entendimento do STF. Se o estrangeiro manifestar de modo inequívoco o seu desejo de ser extraditado, ficarão dispensadas as formalidades inerentes ao processo de extradição.
  1. ✂️
  2. ✂️

224Q438966 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Técnico em Financiamento, FNDE, CESPE CEBRASPE

Maria, espanhola, sem condenação criminal, foi naturalizada brasileira após ter vivido ininterruptamente dezesseis anos no Brasil. Em uma das suas viagens para a Europa, ela foi presa em flagrante pela Polícia Federal, em virtude de traficar com entorpecentes do Brasil para a Europa.

Considerando a situação hipotética acima e as disposições da CF, julgue os itens que se seguem.

Em virtude de Maria ser brasileira naturalizada, ela não poderá, em nenhuma hipótese, ser extraditada do Brasil, ainda que seja comprovado seu envolvimento com tráfico ilícito de entorpecentes para países da Europa.

  1. ✂️
  2. ✂️

225Q424210 | Direito Constitucional, Nacionalidade

Para a Constituição Federal, são considerados brasileiros natos os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q427560 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

Ana, analista judiciária do TRT, casada com João, espanhol, foi enviada à França para representar o órgão em um evento. Ao chegar naquele país, em decorrência de complicações na gravidez, deu à luz seu filho, Pedro. Nessa situação, Pedro é considerado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q444456 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Igor, belga, deseja se naturalizar brasileiro, porém, segundo a Constituição Federal brasileira, ele deverá preencher o requisito de residir no Brasil há mais de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q438066 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Considere as seguintes situações hipotéticas: Nádia é Ministra do Tribunal Superior do Trabalho; Linda é Presidente da Câmara dos Deputados; Giseli é Ministra do Supremo Tribunal Federal e Rafael é Ministro do Trabalho e Emprego. Segundo as normas preconizadas pela Constituição Federal de 1988, são cargos privativos de brasileiros natos os ocupados APENAS por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q443709 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Juiz Federal Substituto, TJ SC, FCC

Considere as seguintes afirmativas:

I. O cancelamento da aquisição da nacionalidade brasileira mediante naturalização por sentença transitada em julgado constitui óbice à filiação em partido político.

II. Desde que encontre permissivo expresso no estatuto partidário, é cabível a filiação a partido político de menor de dezesseis anos.

III. A inelegibilidade não constitui óbice à filiação parti dária.

IV. Para concorrer a cargo eletivo, o candidato deve ter, no mínimo, dois anos de filiação no respectivo partido político.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q442472 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Técnico de Controle Externo, TCE GO, FCC

São brasileiros natos, nos termos da Constituição, os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q423806 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Um brasileiro naturalizado poderá ocupar, no Brasil, cargo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q432864 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

Em cerimônias de caráter federal, em igualdade de categoria, os estrangeiros passarão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q436288 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Técnico Ministerial, MPE AP, FCC

Eulina, nascida em 18 de novembro de 2011 no Brasil, é filha de cidadão espanhol e de cidadã croata que estavam passando suas férias em passeio turístico no Piauí. Carmem, nascida em 22 de fevereiro de 2012 na Grécia, é filha de cidadãos brasileiros que estavam a serviço da República Federativa do Brasil no mencionado país. Neste caso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q437880 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Agente Administrativo, MDIC, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como às funções essenciais à justiça, julgue os seguintes itens. Considere que Ana, cidadã brasileira, casada com Vladimir, cidadão russo, ocupe posto diplomático brasileiro na China quando Victor, filho do casal, nascer. Nessa situação, Victor será considerado brasileiro nato.
  1. ✂️
  2. ✂️

235Q427897 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista do Executivo, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com base nos direitos de nacionalidade, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q424686 | Direito Constitucional, Nacionalidade

Considere as situações abaixo.

I. Anny e Joseph, ambos norte-americanos, decidiram sediar uma empresa no Brasil e, por essa razão, mudaram-se para o Rio de Janeiro, onde nasceu seu primeiro filho – Anthony.

II. Carlos, brasileiro e diplomata, foi convocado para representar o Brasil na Itália e lá conheceu sua esposa Valentina, italiana, com quem teve o filho Enrico, que nasceu em solo italiano.

III. Yohanes e Natália, ambos brasileiros, após namorarem por oito anos resolveram se casar e morar na Alemanha, onde Yohanes possui família, e lá tiveram dois filhos, Hans e Klaus. Ao contrário de Hans, Klaus foi registrado em repartição brasileira competente.

São brasileiros natos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q427564 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Técnico Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva acerca de nacionalidade, a ser julgada à luz da Constituição Federal.

Manoel é cidadão português e reside em Brasília há 13 anos ininterruptos, trabalhando como auxiliar de enfermagem no Hospital Universitário. Nessa situação, caso apresente idoneidade moral, não há óbice constitucional para Manoel adquirir a nacionalidade brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

238Q433027 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

Saulo, brasileiro, casou-se com Andrea, de nacionalidade italiana, com quem foi residir na Espanha. Anos depois, o casal teve seu primeiro filho, Pedro, e decidiu registrá-lo em repartição consular brasileira naquele país.

Nessa situação hipotética, e nos termos da CF, Pedro é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q447208 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Contador, Secretário Adjunto de Estado da Gestão Estratégica e Administração RR, 2018

Considerando a Organização político-administrativa do Estado, nos termos da Constituição Federal, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.