Questões de Concursos Nacionalidade

Resolva questões de Nacionalidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q430471 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Técnico Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Considerando a amplitude do conceito de cidadania, julgue os itens a seguir.

São brasileiros natos: os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que não estejam a serviço de seu país; os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer um deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil; os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

302Q448680 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Delegado de Polícia, Polícia Civil GO, UEG, 2018

É possível, segundo a Constituição (CRFB) e o Supremo Tribunal Federal (STF),
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q438216 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

Anthony S., nascido em Londres, Inglaterra, passou a residir no Brasil e naturalizou-se brasileiro. Restou comprovado que, antes da naturalização, cometera o crime de furto em seu país de origem. Em conseqüência, poderá sofrer a pena de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q433434 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

Recusando-se a Administração a fornecer certidão necessária à defesa de direitos patrimoniais de cidadão estrangeiro residente no Brasil, este deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q436559 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da organização político-administrativa do Estado e da administração pública, julgue os itens que se seguem, à luz da Constituição Federal de 1988 (CF).

De acordo com a CF, cargos, empregos e funções públicas são acessíveis somente a brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, não havendo, portanto, a possibilidade de obtenção de emprego público por estrangeiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

306Q445021 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista, Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal DF, Instituto Quadrix, 2018

A respeito dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os itens de 85 a 90. A aquisição da nacionalidade primária é sempre involuntária e decorre da ligação do fato natural do nascimento com um critério estabelecido pelo Estado.
  1. ✂️
  2. ✂️

307Q442218 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

   Fritz, casado com Helga, é, há cinco anos, cônsul da República da Gemênia no Brasil. Ambos são gemênicos, ou seja, têm a nacionalidade daquele país e têm um filho de quatro anos, chamado Hans, nascido em território brasileiro. Para cuidar do filho Hans, o casal contratou, em julho de 2003, uma empregada, chamada Helen, que passou a fazer o trabalho de babá na residência do cônsul. Helen, atualmente com 17 anos de idade, nascida na Gemênia, casada no Brasil, é filha de pais brasileiros, sendo que nenhum deles esteve naquele país a serviço da República Federativa do Brasil. Em fevereiro de 2004, Helen vendeu a Helga um relógio alegando ser de ouro legítimo. Posteriormente, Helga descobriu que o relógio era falsificado e não era, sequer, de ouro de baixa qualidade. Helen, ao efetuar a venda, tinha pleno conhecimento de que o relógio era falso. Foi, então, demitida do seu emprego no consulado, sem receber seus direitos trabalhistas.

Ante a situação hipotética descrita acima e considerando q u e a República da Gemênia não sej a um país de língua portuguesa e adota o jussanguinis como critério de atribuição da nacionalidade originária, julgue os itens a seguir.

Hans, ainda que tenha nascid o em território brasileiro, não adquiriu nacionalidade originária brasileira, não o b stante o fato de o Brasil adotar, em regra, o jus soli, como critério de atribuição da nacionalidade o r i ginária. Apesar disso, Hans, de nacionalidade gemênica, tem capacidade para ser titular de direitos e deveres na ordem civil, de acordo com o direito brasileiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

308Q429698 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Auditor Fiscal da Receita Estadual AFRE Prova 1, SEFAZ SP, FCC

O brasileiro naturalizado, com idade de trinta e cinco anos, domicílio eleitoral no Estado, filiado a partido político e que esteja no exercício pleno de seus direitos políticos poderá candidatar-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q436141 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Judiciário, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos aos direitos sociais e de nacionalidade previstos na Constituição Federal de 1988 (CF).

Com a Emenda Constitucional n.º 36/2002, a situação jurídica de brasileiros natos e naturalizados, no que se refere à propriedade de empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens, foi igualada.

  1. ✂️
  2. ✂️

310Q429507 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Márcio é brasileiro nato e é o embaixador do Brasil na Inglaterra, residindo na cidade de Londres. Lá, Márcio conhece Tina, inglesa e começa um relacionamento amoroso com ela, que resulta no nascimento de um filho,de nome Cris. Nos termos da Carta Magna Brasileira de 1988, Cris

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q426979 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar CE, UECE

Ao disciplinar o direito de nacionalidade, a Constituição Federal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q427757 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz dos direitos e garantias fundamentais.

Pedro, filho de João e Maria, nasceu em um país da América Latina onde seu pai exercia o cargo de embaixador do Brasil e trabalha, atualmente, em outro país da América Latina como humorista, onde critica o governo local. Sentindo-se perseguido nesse país, Pedro veio para o Brasil. Nessa situação, Pedro poderá ser preso e extraditado, pois a injúria caracteriza-se como crime comum, caso em que é permitida a extradição.

  1. ✂️
  2. ✂️

314Q426040 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q431500 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

André L. nasceu na semana passada no Brasil, filho de Antoine L. e Marie L., que são franceses e residem há cinco anos em uma capital brasileira, onde Antoine exerce as funções de cônsul da França. André, segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, automaticamente, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q432301 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Judiciário, TRE PI, FCC

A respeito da nacionalidade, considere:

I. Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, que não estejam a serviço de seu país, são considerados brasileiros natos.

II. Na forma da Lei, consideram-se brasileiros naturalizados os originários de países de língua portuguesa que residirem no Brasil por um ano ininterrupto e possuírem idoneidade moral.

III. O cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal é privativo de Brasileiro Nato.

IV. O cargo de Presidente do Tribunal Superior Eleitoral é privativo de brasileiro nato.

De acordo com a Constituição Federal Brasileira está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q438524 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Contador, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta com relação aos direitos da nacionalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q441883 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Técnico legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Com relação aos direitos e às garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem. Admite-se a extradição de brasileiro nato em casos excepcionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

319Q427294 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Acerca do Direito Constitucional, julgue os itens a seguir.

Considere que Andréa, nascida na França e naturalizada brasileira há cinco anos, é uma advogada de 37 anos, que há doze anos exerce essa profissão no Brasil. Nesse caso, Andréa pode ser nomeada juíza de um tribunal regional do trabalho (TRT), mas não pode ser nomeada ministra do TST.

  1. ✂️
  2. ✂️

320Q439070 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

O modo de aquisição da nacionalidade secundária depende

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.