Questões de Concursos Negação

Resolva questões de Negação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q958936 | Raciocínio Lógico, Negação, Escrivão de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Com referência a essas informações, julgue o item que segue, sabendo que P(Z > 2) = 0,025, em que Z denota uma variável aleatória normal padrão.


Considerando-se o teste da hipótese nula H0: M 9,5 dias contra a hipótese alternativa H1: M > 9,5 dias, adotando-se o nível de significância igual a 1%, não haveria evidências estatísticas contra a hipótese H0.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q1001753 | Raciocínio Lógico, Negação, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto CB1A5AAA – Proposição P
A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento; o juiz julgou, pois, procedente a ação movida pelo ex-empregado.

Texto CB1A5BBB – Argumento formado pelas premissas (ou proposições) P1 e P2 e pela conclusão C
P1: Se eu assino o relatório, sou responsável por todo o seu conteúdo, mesmo que tenha escrito apenas uma parte. P2: Se sou responsável pelo relatório e surge um problema em seu conteúdo, sou demitido. C: Logo, escrevo apenas uma parte do relatório, mas sou demitido.
A negação da proposição P2 do texto CB1A5BBB pode ser corretamente escrita na forma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q965103 | Raciocínio Lógico, Negação, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Considerando a proposição “Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro”, julgue o item seguinte.

A negação da referida proposição pode ser expressa pela proposição “Paulo não foi ao banco e ele não está sem dinheiro”.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q958517 | Raciocínio Lógico, Negação, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

De acordo com os procedimentos da ICP-Brasil, a assinatura é garantia de que o conteúdo do documento digital será inacessível a quem não possuir a chave correspondente para verificar sua integridade.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q962759 | Raciocínio Lógico, Negação, Cargos de Nível Médio, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

A partir da proposição P: “Quem pode mais, chora menos.”, que corresponde a um ditado popular, julgue o próximo item.

A negação da proposição P pode ser expressa por “Quem não pode mais, não chora menos”

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q993827 | Raciocínio Lógico, Negação, Edital n 8, IBGE, IBFC, 2022

“Rosana inseriu os dados no sistema informatizado ou protocolou o documento em tempo hábil”. De acordo com a equivalência de proposições compostas, a negação da frase pode ser descrita como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q982482 | Raciocínio Lógico, Negação, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa na qual a negação da proposição foi feita de maneira incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q993588 | Raciocínio Lógico, Negação, Gestão e Infraestrutura, IBGE, AOCP, 2019

Se não é verdade que, se o carro é um Fiesta, então sua cor não é azul, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1006648 | Raciocínio Lógico, Negação, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

De acordo com o raciocínio lógico a negação da frase “Se Paulo não passou no concurso, então faltou pouco” pode ser descrita como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q965001 | Raciocínio Lógico, Negação, Técnico Perfil Interno, Banco do Brasil, FGV, 2023

Considere a afirmação a seguir.

"Eu fiz dieta e não emagreci."
A negação lógica dessa afirmação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q955122 | Raciocínio Lógico, Negação, Auxiliar Operador de Serviços Diversos AOSD, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Dada a proposição:

"Se chove, então levo o guarda-chuva."

A negação correta dessa proposição é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1011953 | Raciocínio Lógico, Negação, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

P: Se o condenado não for reincidente em crime doloso, tiver bons antecedentes e tiver cumprido mais de um terço da pena, pedirá o livramento condicional.

Com base na proposição P precedente, julgue o item que se segue, considerando apenas os aspectos atinentes à lógica sentencial da proposição.

Identificando-se os elementos constitutivos da proposição P que são chamados de precedente e de consequente, verifica-se que a negação do precedente de P é equivalente a: “o condenado é reincidente em crime doloso, tem maus antecedentes e cumpriu menos de um terço da pena”.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q958937 | Raciocínio Lógico, Negação, Escrivão de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o próximo item, considerando a proposição P a seguir.
P: “O bom jornalista não faz reportagem em benefício próprio nem deixa de fazer aquela que prejudique seus interesses”.
Escolhendo aleatoriamente uma linha da tabela verdade da proposição P, a probabilidade de que todos os valores dessa linha sejam V é superior a 1/3.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q1005910 | Raciocínio Lógico, Negação, Cargos 1 2 7 e 8, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

Texto CB1A5AAA – Proposição P


A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento; o juiz julgou, pois, procedente a ação movida pelo ex-empregado.

Proposição Q: A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento.

A proposição Q, anteriormente apresentada, está presente na proposição P do texto CB1A5AAA.

A negação da proposição Q pode ser expressa por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q993658 | Raciocínio Lógico, Negação, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Se a informação “Todas as casas das ruas A e B foram visitadas.” é falsa, então
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1011881 | Raciocínio Lógico, Negação, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

P: “Não quero debate, mas não tenho receio de debater.”

Com base na proposição P precedente, julgue os itens que se seguem, referentes a aspectos atinentes à lógica sentencial.

A proposição P é equivalente à negação de “Se não quero debate, então tenho receio de debater.”.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q879741 | Raciocínio Lógico, Negação, Motorista, Prefeitura de Santo Augusto RS, FUNDATEC, 2024

A negação da proposição lógica: “Neste jardim as flores são cor-de-rosa” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q981982 | Raciocínio Lógico, Negação, Agente Administrativo, Polícia Federal, 2025

Com base na proposição A: “No que se refere aos estudos, Marcos não garante que o seu estudo não será interrompido, ou que ele não irá passar”, julgue o item subsequente.

A negação da proposição A está corretamente expressa por “No que se refere aos estudos, Marcos garante que o seu estudo não será interrompido, e que ele irá passar”.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q1005911 | Raciocínio Lógico, Negação, Cargos 1 2 7 e 8, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

Texto CB1A5BBB – Argumento formado pelas premissas (ou proposições) P1 e P2 e pela conclusão C


P1: Se eu assino o relatório, sou responsável por todo o seu conteúdo, mesmo que tenha escrito apenas uma parte.

P2: Se sou responsável pelo relatório e surge um problema em seu conteúdo, sou demitido.

C: Logo, escrevo apenas uma parte do relatório, mas sou demitido.

A negação da proposição P2 do texto CB1A5BBB pode ser corretamente escrita na forma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.