Início

Questões de Concursos Neurologia

Resolva questões de Neurologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


102Q1044045 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A hipertensão intracraniana idiopática ocorre, principalmente, em mulheres com sobrepeso em idade fértil.
Sua causa é de natureza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1044048 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção, entre as listadas a seguir, que melhor define declínio cognitivo subjetivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q992408 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A cefaleia (comumente definida como dor localizada acima da linha orbitomeatal) é uma das queixas mais comuns em crianças e adolescentes. Sobre esse tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q997160 | Medicina, Neurologia, Grupo Otorrinolaringologia, EBSERH, FGV, 2025

Sobre a neuroanatomofisiologia do sistema vestibular, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1044043 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que melhor define o mecanismo de ação da lacosamida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1035095 | Medicina, Neurologia, Neurologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 65 anos, hipertensa e tabagista, apresenta subitamente hemiplegia braquiocrural à direita, desvio da comissura labial para a esquerda, ptose palpebral à esquerda, midríase paralítica à esquerda e paralisia dos movimentos oculares (medial, superior e inferior) à esquerda.
O diagnóstico topográfico da lesão é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1077879 | Medicina, Neurologia, Médico Urologia, Polícia Militar SP, VUNESP

Paciente de 58 anos, masculino, com lesão medular em T4 por ferimento de arma de fogo, apresenta, durante exame urodinâmico, quadro súbito de taquicardia, hipertensão arterial e sudorese. O diagnóstico mais provável é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q989057 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

O exame neurológico do recém-nascido apresenta algumas particularidades importantes, tais como a avaliação de reflexos primitivos. Existe um reflexo que é desencadeado por estímulo tátil na região dorso lateral. Observa-se encurvamento do tronco ipsilateral ao estímulo. Assinale a alternativa que melhor corresponde à descrição do reflexo acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q989059 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Crianças com epilepsia, especialmente bebês, diferem dos adultos não apenas nas manifestações clínicas de suas crises, mas também na presença de padrões únicos de eletroencefalograma (EEG), etiologias e resposta a medicamentos anticonvulsivantes. Sobre esse tema, analise os itens a seguir:


I. O cérebro imaturo, particularmente no recém-nascido e no bebê, é mais propenso a convulsões, mas é mais provável que as convulsões desapareçam à medida que a criança cresce.


II. As crises generalizadas originam-se em redes limitadas a um hemisfério. Eles podem ser discretamente localizados ou distribuídos de forma mais ampla.


III. A maioria das epilepsias genéticas reconhecidas começa na infância. As epilepsias genéticas incluem a epilepsia de ausência na infância, a epilepsia de ausência juvenil e a epilepsia mioclônica juvenil, bem como síndromes mais graves frequentemente associadas a deficiência de desenvolvimento neurológico e convulsões refratárias, como a síndrome de Dravet.


Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q995719 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Um Neurologista Pediátrico atende uma criança com histórico de repentinamente apresentar febre, dores de cabeça, calafrios, que evoluíram para confusão mental, alteração na força muscular e na fala. Havia sinais tipo pequenas pápulas esparsas pelo corpo. Os pais referem que passaram o dia, em uma festa na zona rural do interior de São Paulo, onde jogou bola, em um pasto, caminharam por uma trilha na mata, onde fizeram um lanche que continha alimentos enlatados. Este quadro pode ser compatível com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q995731 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

O Neurologista Pediátrico deve dominar bem causas, sintomas e tratamento dos Sangramentos em Sistema Nervoso Central. Analise as afirmativas a baixo.

I. Em geral, as hemorragias intraventriculares e as hemorragias intraparenquimatosas ocorrem em recém-nascidos muito prematuros e, geralmente, são causadas pelo subdesenvolvimento do cérebro e não por uma lesão de nascimento.

II. Um hematoma epidural pode ser causado por uma fratura do crânio. Se o hematoma provocar o aumento da pressão no cérebro, é possível que ocorra a protrusão das partes moles entre os ossos do crânio e fontanelas.

III. Hemorragia subaracnoidea é o sangramento mais comum em recém-nascidos e, em geral, ocorre em recém-nascidos a termo.


Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1084839 | Medicina, Neurologia, Clínica Geral, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Diante de um paciente com cefaleia, cabe ao médico distinguir se o sintoma corresponde a um processo benigno ou se indica um processo potencialmente grave ao qual se deve dispensar tratamento específico. Com base nesse diagnóstico, julgue os próximos itens.

Os critérios adotados para o diagnóstico de migrânea (do inglês migraine) são dor de cabeça unilateral, pulsátil, com intensidade moderada ou forte; crises com duração de 4 a 72 horas; náuseas e(ou) vômitos; fotofobia e fonofobia; presença ou não de sinais ou sintomas neurológicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

114Q1084840 | Medicina, Neurologia, Clínica Geral, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Diante de um paciente com cefaleia, cabe ao médico distinguir se o sintoma corresponde a um processo benigno ou se indica um processo potencialmente grave ao qual se deve dispensar tratamento específico. Com base nesse diagnóstico, julgue os próximos itens.

As causas principais de cefaleias secundárias em pacientes acima de cinquenta anos de idade são tumores intracranianos, hematoma subdural, doença cerebrovascular, arterite de células gigantes e neuralgias.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q998057 | Medicina, Neurologia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Depois do estudo metodológico do médico Paul Nogier sobre a acupuntura auricular, há um novo entendimento sobre as correspondências anatômicas e funcionais existentes entre os pontos de acupuntura na orelha e os nervos cranianos. Sabe-se agora que essas correlações explicam melhor as respostas sistêmicas por meio do mecanismo neurofisiológico.

Sobre esse tema, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1005756 | Medicina, Neurologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de meia-idade retornou ao ambulatório de clínica médica em cadeira de rodas, trazido pela esposa, relatando estar a maior parte do tempo acamado. O início das dores lombares foi há 4 meses. A dor situa-se principalmente na transição toracolombar, permanece durante a noite e já está refratária a uso de opioides fracos. A constipação piorou (última evacuação há 5 dias) e o paciente não urina com tanta frequência. Quando sente vontade de urinar, não consegue segurar completamente. A esposa relata que o marido perdeu pelo menos uns 8 kg nos 4 meses desde o início do quadro, havendo febre vespertina ocasional não aferida. A esposa também atualiza o quadro dizendo que a dor parece já estar presente há mais tempo (uns 6 meses). Há aproximadamente 1 mês, ele havia sentido uma fraqueza mais proeminente nas pernas, que o levou a cair sentado. Desde então, não conseguiu se levantar. Exame físico: paraplegia espástica e hiperreflexia de membros inferiores, com redução de sensibilidade para tato, temperatura e pressão e dor com nível sensitivo na altura dos mamilos. Havia redução da sensibilidade profunda caracterizada por perda completa da propriocepção e sensibilidade vibratória. O restante do exame físico revela paciente hipocorado, um pouco desidratado, com distensão abdominal e redução dos ruídos intestinais. Massa palpável em hipogástrio, indolor, sugerindo bexigoma. Nos exames solicitados, revelaram-se anemia normocítica, normocrômica, VHS 88 mmHg, PCR: 95 (N: até 10 mg/L), creatinina: 1,6 mg/dl; outros exames estavam normais, incluindo hepatograma, Na, K, Ureia, PSA. Na radiografia de coluna lombar, não se evidenciou fratura, mas havia alterações degenerativas comuns para a idade em região sacroilíaca e acetabular. O radiologista sugeriu redução da densidade óssea, mas não havia lesões líticas ou blásticas. Havia achados de fecalitos em região retossigmoideana e provável bexigoma pela análise da radiografia. O médico decidiu interná-lo imediatamente para investigação e tratamento. Em relação a esse caso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q998358 | Medicina, Neurologia, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 34 anos com histórico de epilepsia, em uso de carbamazepina há 3 anos, interrompeu tratamento por conta própria. Evoluiu com crise convulsiva tônico-clônica generalizada, sendo admitido em estado pós-ictal. Entretanto, apresentou nova crise convulsiva na sala de emergência, não tendo sido possível estabelecer acesso venoso imediato devido à intensidade das convulsões.
Nesse caso, a conduta mais indicada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1082088 | Medicina, Neurologia, Neuropediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

As cefaleias são divididas em primárias e secundárias. As primárias são aquelas em que a própria cefaleia é a principal condição do paciente, como a migrânea e a tensional, enquanto as secundárias estão relacionadas com uma condição subjacente reconhecida. As cefaleias primárias são classificadas em grupos distintos, assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos grupos dessa classificação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1005291 | Medicina, Neurologia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 50 anos procura clínico geral porque vem apresentando dor de cabeça contínua há mais de 1 mês. A dor é holocraniana, de intensidade moderada. Na última semana, apresentou episódios de vômitos e mal-estar. Por mais de uma vez, durante este mês, sentiu por minutos um cheiro desagradável em associação com sensação de “desconhecimento” do ambiente, e hoje, pela manhã, após sentir o cheiro ruim, apresentou, segundo a família, uma convulsão. Na emergência, o exame neurológico era normal, exceto por edema de papila bilateral ao exame do fundo do olho.

A conduta obrigatória neste momento é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1000963 | Medicina, Neurologia, Grupo Medicina Física e Reabilitação, EBSERH, FGV, 2025

Texto associado.

Atenção: use o caso a seguir para responder à próxima questão.


Paciente jovem sofreu acidente de mergulho com fratura-luxação de C5-C6.

O sinal que determinará, na fase inicial, a extensão de sua lesão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.