Início

Questões de Concursos Neurologia

Resolva questões de Neurologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q997932 | Medicina, Neurologia, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Um menino de 10 anos é trazido pela mãe para consultar devido a cefaleia. Trata-se de uma criança sadia, com desenvolvimento e crescimento adequados, um dos melhores alunos de sua sala. Os episódios de cefaleia acontecem frequentemente, há 2 anos. São muito relacionados a provas ou a situações de maior tensão, como competições esportivas (“ele adora handebol”). Nos episódios, a dor acomete as regiões frontolaterais bilateralmente; é pulsátil; nunca apareceu pela manhã ou acordou o menino, mas o obriga a ficar deitado no quarto escuro e, quando vai aumentando de intensidade, vem acompanhada de náuseas e vômitos. O exame físico não mostra nenhuma particularidade.
Provavelmente estamos frente a um quadro de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q995721 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Em uma criança com uma neoplasia cerebral na região do lobo flocunodular na parte caudal do verme cerebelar, espera-se, com maior probabilidade, a clínica de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1049764 | Medicina, Neurologia, Hansenologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 30 anos, com diagnóstico de miastenia gravis e tendo como sequela ptose palpebral bilateral assimétrica, procura a emergência com dispneia. É feita a hipótese de crise miastênica. Após medicação com anticolinesterásicos, observa-se piora da hipoventilação pulmonar associada a sudorese, bradicardia e hipotensão arterial.
Nesse contexto, para justificar a suspensão da medicação e administração de atropina (2mg EV), é preciso que se encontre(m), no exame da pupila:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1082086 | Medicina, Neurologia, Neuropediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Assinale a alternativa que descreve corretamente os distúrbios paroxísticos não epilépticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q978956 | Medicina, Neurologia, Gerontólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Paciente do sexo masculino, 84 anos, tem o diagnóstico de doença de Alzheimer. A classificação de gravidade, de acordo com a Functional Assessment Staging, é 6C. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a essa classificação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q987986 | Medicina, Neurologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Na atuação em emergências neurológicas, os médicos devem estar familiarizados com diversos protocolos que visam garantir um atendimento rápido, preciso e eficiente. Tais protocolos são essenciais para realizar o diagnóstico correto, estabilizar o paciente e encaminhá-lo para tratamento especializado.
No caso de emergências neurológicas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), existem protocolos específicos. A opção que aborda uma conduta para o caso mencionado anteriormente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q992418 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

São achados normais no exame neurológico do recém-nascido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q998589 | Medicina, Neurologia, Neurologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Lactente de 6 meses é levado a consulta de rotina com o pediatra, e a mãe relata que ele vem apresentando episódios de contrações abruptas dos braços e cabeça para frente há 1 mês. O desenvolvimento está normal até o momento. Um EEG é solicitado, e o resultado indica um padrão de hipsarritmia.
Considerando-se o quadro clínico desse paciente, a conduta inicial mais adequada é iniciar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1077530 | Medicina, Neurologia, Clínico Geral Clínica Médica SPA, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Paciente feminino de 25 anos vai à consulta médica devido ao aparecimento há um mês de massa cervical à direita. Ela tem apresentado febre, sudorese noturna e emagreceu oito quilos nos últimos quatro meses. Ao exame, são palpados linfonodos aumentados nas cadeias cervicais, supraclaviculares e axilares. Não há aumento do fígado ou do baço.

Assinale a opção que indica a melhor suspeita clínica e a abordagem para esse caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1044046 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Na doença do espectro da neuromielite óptica, quando ocorre o acometimento da área postrema, observaremos na maioria dos pacientes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1044050 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que indica a afecção que deve sempre ser pesquisada em pacientes jovens, com enzimas hepáticas anormais, distúrbios do movimento e/ou transtornos psiquiátricos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q990570 | Medicina, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

“Paciente em decúbito dorsal com a coxa fletida sobre a bacia e a perna fletida sobre a coxa, ambas a 90 graus, seguido por extensão da perna. A extensão passiva do joelho é acompanhada por limitação e dor na extensão da perna”. Qual é o sinal meníngeo que melhor corresponde à descrição acima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q995725 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Há um ditado popular que diz que os olhos são as janelas da alma. Para o Neuropediatra são também a “dica” para doenças neurológicas específicas. Lacunas coreoretinianas e fundo de olho em sal e pimenta, são sugestivos, respectivamente, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q995730 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Um Meningeoma que se origine do sulco olfatório pode se estender e comprimir o nervo óptico, gerando anosmia, atrofia óptica e papiledema unilateral. Essa constelação de achados é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1005823 | Medicina, Neurologia, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 46 anos é levado ao pronto-socorro por seus familiares por ter apresentado crise convulsiva em sua residência. Segundo o relato, ele iniciara, há 4 dias, um quadro de cefaleia de forte intensidade, com alterações comportamentais e febre alta. Ao exame, encontrava-se desorientado, sonolento e com hemiparesia à esquerda. A pressão arterial era de 110 x 88 mmHg e a frequência cardíaca, de 98 batimentos por minuto. Foi realizada uma ressonância nuclear magnética, em que foram evidenciadas áreas de hiperintensidade nos lobos temporais bilateralmente. Em seguida, foi realizada uma punção liquórica. No líquor, foi encontrado um aumento de proteínas e leucócitos (com predomínio de linfócitos). Os demais exames solicitados no líquor ainda estavam pendentes.
Diante dessa apresentação clínica e da possibilidade de encefalite herpética, além da terapia de suporte clínico, a conduta mais adequada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1068561 | Medicina, Neurologia, Especialidade Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2025

Mulher de 69 anos com histórico de hipertensão, hiperlipidemia e doença arterial coronariana está internada há 2 dias após ficar inconsciente repentinamente em casa. Ela recebeu ressuscitação cardiopulmonar (RCP) pela família por 10 minutos, antes da chegada do pré-hospitalar, que encontrou a paciente com fibrilação ventricular, sendo desfibrilada três vezes, com retorno da circulação espontânea após 15 min de RCP. Na UTI, foi realizada redução de temperatura (hipotermia controlada) e agora está sendo reaquecida a 36 ºC; sua temperatura atual é de 35,5 ºC. A tomografia mostra perda difusa da diferenciação entre substância cinza e branca. Exame físico: pupilas reativas, mas sem outros reflexos do tronco encefálico e sem respostas motoras a estímulos dolorosos. Os medicamentos incluem fentanila e propofol. O eletroencefalograma é consistente com atraso generalizado difuso no padrão de fundo. Sua família está preocupada e pergunta se o paciente vai “acordar”. Em relação ao prognóstico neurológico, constitui a afirmação correta nesse cenário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1006900 | Medicina, Neurologia, Cirurgia Plástica, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que apresenta a craniossinostose mais comum.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1044049 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O sinal do aplauso, que pode ser encontrado na paralisia supranuclear progressiva, trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1035096 | Medicina, Neurologia, Neurologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Homem de 78 anos, em uso de AAS por conta de uma coronariopatia, tropeça na rua, cai e sofre trauma frontoparietal à direita com formação de hematoma subgaleal. Na emergência, faz RX de crânio, que se mostra normal, e é liberado. Após 30 dias, passa a apresentar sonolência e confusão mental, e a andar com dificuldade. É levado ao hospital, sendo identificado no exame neurológico Glasgow 13 (abertura ocular = 4, resposta verbal = 4, resposta motora = 5), além de hemiparesia à esquerda. É submetido a TC de crânio, que confirma o diagnóstico de hematoma subdural crônico.
A imagem tomográfica é descrita como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.