Questões de Concursos Neurologia

Resolva questões de Neurologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q997932 | Medicina, Neurologia, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Um menino de 10 anos é trazido pela mãe para consultar devido a cefaleia. Trata-se de uma criança sadia, com desenvolvimento e crescimento adequados, um dos melhores alunos de sua sala. Os episódios de cefaleia acontecem frequentemente, há 2 anos. São muito relacionados a provas ou a situações de maior tensão, como competições esportivas (“ele adora handebol”). Nos episódios, a dor acomete as regiões frontolaterais bilateralmente; é pulsátil; nunca apareceu pela manhã ou acordou o menino, mas o obriga a ficar deitado no quarto escuro e, quando vai aumentando de intensidade, vem acompanhada de náuseas e vômitos. O exame físico não mostra nenhuma particularidade.
Provavelmente estamos frente a um quadro de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1044043 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que melhor define o mecanismo de ação da lacosamida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1044044 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Paciente diabético, 56 anos, tabagista de longa data, apresenta há, aproximadamente, quatro meses de parestesia em face lateral da coxa direita. Ao exame neurológico observa-se diminuição da sensibilidade tátil e dolorosa na face antero-lateral da coxa direita. Solicitou-se eletroneuromiografia cujo resultado foi normal.
Nesse caso, o diagnóstico provavel é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q997972 | Medicina, Neurologia, Clínica Médica, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 42 anos, previamente hígido, foi levado por seu irmão ao pronto-socorro com um quadro de cefaleia intensa de início súbito, acompanhada de náuseas, vômitos, alterações da acuidade visual e dor nos olhos. Esses sintomas haviam se iniciado nas últimas 24 horas, com piora progressiva. Tinha história de possível sinusite recente, com o uso apenas de sintomáticos. Ao exame, a pressão arterial foi de 116 por 70 mmHg, frequência cardíaca de 108 batimentos por minutos e temperatura axilar de 38,6 °C. Estava sonolento, com edema periorbital e proptose do olho direito. Apresentava quemose conjuntival, dor acentuada à movimentação dos olhos e acometimento do III, IV e VI pares cranianos.
Diante desse quadro, a principal hipótese diagnóstica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1035096 | Medicina, Neurologia, Neurologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Homem de 78 anos, em uso de AAS por conta de uma coronariopatia, tropeça na rua, cai e sofre trauma frontoparietal à direita com formação de hematoma subgaleal. Na emergência, faz RX de crânio, que se mostra normal, e é liberado. Após 30 dias, passa a apresentar sonolência e confusão mental, e a andar com dificuldade. É levado ao hospital, sendo identificado no exame neurológico Glasgow 13 (abertura ocular = 4, resposta verbal = 4, resposta motora = 5), além de hemiparesia à esquerda. É submetido a TC de crânio, que confirma o diagnóstico de hematoma subdural crônico.
A imagem tomográfica é descrita como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q990572 | Medicina, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A __________ consiste na ausência dos hemisférios cerebrais. É geralmente acompanhada por um defeito na formação do crânio posteriormente, deixando a parte de trás da cabeça sem proteção esquelética. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do enunciado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1067642 | Medicina, Neurologia, Cirurgia Torácica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Nas abordagens feitas pelo cirurgião torácico para exposição da coluna vertebral, um dos principais riscos é a lesão da artéria de Adamkiewicz. Pode-se afirmar que, quando é preciso fazer a ligadura de artérias intercostais, o risco de paraplegia aumenta nas seguintes situações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q995720 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Doenças que provocam neuropatias periféricas, podem afetar nervos cranianos. Diante do exposto, relacione as colunas.

I. Síndrome de Guillain-Barré
II. Miller-Fisher
III. Síndrome de Sjoren
IV. Poliarterite nodosa
V. Doença de Lyme

A. Paralisia dos abducente e facial.
B. Paralisia do oculomotor e troclear.
C. Neuropatia dos trigêmios
D. Comprometimento do oculomotor e facial, mais raramente o vestibulococlear
E. Pode afetar, mais comumente, os nervos trigêmios e facial


Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1005756 | Medicina, Neurologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de meia-idade retornou ao ambulatório de clínica médica em cadeira de rodas, trazido pela esposa, relatando estar a maior parte do tempo acamado. O início das dores lombares foi há 4 meses. A dor situa-se principalmente na transição toracolombar, permanece durante a noite e já está refratária a uso de opioides fracos. A constipação piorou (última evacuação há 5 dias) e o paciente não urina com tanta frequência. Quando sente vontade de urinar, não consegue segurar completamente. A esposa relata que o marido perdeu pelo menos uns 8 kg nos 4 meses desde o início do quadro, havendo febre vespertina ocasional não aferida. A esposa também atualiza o quadro dizendo que a dor parece já estar presente há mais tempo (uns 6 meses). Há aproximadamente 1 mês, ele havia sentido uma fraqueza mais proeminente nas pernas, que o levou a cair sentado. Desde então, não conseguiu se levantar. Exame físico: paraplegia espástica e hiperreflexia de membros inferiores, com redução de sensibilidade para tato, temperatura e pressão e dor com nível sensitivo na altura dos mamilos. Havia redução da sensibilidade profunda caracterizada por perda completa da propriocepção e sensibilidade vibratória. O restante do exame físico revela paciente hipocorado, um pouco desidratado, com distensão abdominal e redução dos ruídos intestinais. Massa palpável em hipogástrio, indolor, sugerindo bexigoma. Nos exames solicitados, revelaram-se anemia normocítica, normocrômica, VHS 88 mmHg, PCR: 95 (N: até 10 mg/L), creatinina: 1,6 mg/dl; outros exames estavam normais, incluindo hepatograma, Na, K, Ureia, PSA. Na radiografia de coluna lombar, não se evidenciou fratura, mas havia alterações degenerativas comuns para a idade em região sacroilíaca e acetabular. O radiologista sugeriu redução da densidade óssea, mas não havia lesões líticas ou blásticas. Havia achados de fecalitos em região retossigmoideana e provável bexigoma pela análise da radiografia. O médico decidiu interná-lo imediatamente para investigação e tratamento. Em relação a esse caso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1005286 | Medicina, Neurologia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 42 anos é atendida na emergência com intensa dor na cabeça iniciada três dias antes. Relata ter dor de cabeça há muitos anos, de forma periódica, com períodos de acalmia, diagnosticada como enxaqueca. Sua mãe também sofrera disso até a velhice. Diferentemente das crises anteriores, desta vez a dor não melhorou com analgésicos, é holocraniana e contínua e irradia para a nuca. Além da dor, está vendo os objetos “duplicados” e hoje acordou sem conseguir abrir o olho direito. O exame confirma a queixa e indica midríase paralitica à direita. Diante desse quadro a hipótese etiológica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1005291 | Medicina, Neurologia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 50 anos procura clínico geral porque vem apresentando dor de cabeça contínua há mais de 1 mês. A dor é holocraniana, de intensidade moderada. Na última semana, apresentou episódios de vômitos e mal-estar. Por mais de uma vez, durante este mês, sentiu por minutos um cheiro desagradável em associação com sensação de “desconhecimento” do ambiente, e hoje, pela manhã, após sentir o cheiro ruim, apresentou, segundo a família, uma convulsão. Na emergência, o exame neurológico era normal, exceto por edema de papila bilateral ao exame do fundo do olho.

A conduta obrigatória neste momento é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1037102 | Medicina, Neurologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que indica o(s) comportamento(s) encontrado(s) em uma criança de 6 (seis) meses que pode(m) sugerir o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1006900 | Medicina, Neurologia, Cirurgia Plástica, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que apresenta a craniossinostose mais comum.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1021760 | Medicina, Neurologia, Medicina do Sono, EBSERH, IBFC, 2023

Sabe-se que a primeira linha de tratamento para transtorno de insônia crônica é a terapia cognitivo comportamental para insônia (TCCI). Analise as afirmativas que mostram a contraindicação de se fazer restrição de tempo de cama.

I. Transtorno Afetivo Bipolar

II. Transtorno Depressivo Maior

III. Transtorno de Ansiedade Generalizada

IV. Deficiência Intelectual

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1044048 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção, entre as listadas a seguir, que melhor define declínio cognitivo subjetivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1035095 | Medicina, Neurologia, Neurologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 65 anos, hipertensa e tabagista, apresenta subitamente hemiplegia braquiocrural à direita, desvio da comissura labial para a esquerda, ptose palpebral à esquerda, midríase paralítica à esquerda e paralisia dos movimentos oculares (medial, superior e inferior) à esquerda.
O diagnóstico topográfico da lesão é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q991084 | Medicina, Neurologia, Médico Plantonista Pediatra, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Sobre o TDAH, assinale as afirmativas corretas:


Ⅰ- Embora o TDAH seja considerado um transtorno que afeta crianças e sempre tem início na infância, algumas vezes ele pode não ser reconhecido até a adolescência ou idade adulta.


Ⅱ- O TDAH é um distúrbio cerebral presente desde o nascimento ou que se desenvolve logo após o nascimento.


Ⅲ- Embora exista considerável controvérsia sobre o número de crianças afetadas, estima-se que o TDAH afete 5% a 15% das crianças e seja duas vezes mais comum em meninos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1024900 | Medicina, Neurologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 39 anos procurou o ambulatório com queixas de sonolência diurna e fadiga. Durante a anamnese, ela comentou que vinha dormindo mal à noite. Ela acreditava que seu sono estivesse sendo prejudicado por uma sensação de “inquietude” e desconforto nas pernas quando deitava na cama à noite. Isso gerava uma forte necessidade de movimentá-las, o que provocava alívio parcial do desconforto. Negou fazer uso de medicações ou ter doenças prévias. O exame físico estava sem alterações. O médico que estava atendendo suspeitou de síndrome das pernas inquietas.
Entre as alternativas abaixo, a conduta mais indicada para essa paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1067400 | Medicina, Neurologia, Neurologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

A complexa organização do sistema nervoso central (SNC) inclui estruturas e circuitos especializados que são fundamentais para a execução de funções motoras, sensoriais e cognitivas. Considerando os conhecimentos em anatomia e fisiologia do SNC, qual das seguintes afirmações está correta quanto à correlação entre uma região específica do encéfalo e sua função predominante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.