Questões de Concursos Neurologia na Fisioterapia

Resolva questões de Neurologia na Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q901877 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

A diminuição no metabolismo neural precede a perda anatômica de neurônios e a diminuição do fluxo sanguíneo cerebral é observada antes que apareça a atrofia cortical. A patologia é provocada pela degeneração progressiva de regiões cerebrais profundas como o núcleo caudado e o putâmen. Marque o item que melhor define a descrição proposta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q907254 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é caracterizado pela perda repentina da função neurológica oriunda de uma interrupção do fluxo sanguíneo para o encéfalo, por quadro embólico ou hemorrágico. Assinale abaixo a alternativa que indica um sinal clínico do AVE agudo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q907256 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

A Doença de Parkinson ocorre por degeneração da substância negra, que são células que produzem a substância dopamina, neurotransmissor que conduz as correntes nervosas ao corpo. A doença apresenta bradicinesia como um dos sinais característicos. Assinale a alternativa que indica corretamente sinais clínicos e funcionais da doença de Parkinson.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1006803 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, EBSERH, IBFC, 2022

Analise as afirmativas abaixo, e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), sobre semiologia e procedimentos terapêuticos na esclerose múltipla.
( ) Os sintomas mais comuns são fadiga e fraqueza motora, parestesia, disfunção da bexiga e intestino, diplopia, tremor entre outros.
( ) Há comprometimento motor, cerebelar, sensorial, visual, vesical, intestinal, não atingindo o cognitivo.
( ) Emocionalmente há desgaste e estresse gerados pelo profundo senso de vulnerabilidade e exaustão causados pela doença.
( ) A hidroterapia em 38º C têm se mostrado eficiente no ganho de força muscular e coordenação, diminuição da dor e estresse.
( ) Os exercícios de alongamentos, fortalecimento muscular, posicionamento, treino de equilíbrio e marcha e orientações de atividades de vida diária (AVDs) têm se mostrado eficientes no controle das repercussões da doença.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1048916 | Fisioterapia, Neurologia Na Fisioterapia, Neurofuncional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando a fisiopatologia das doenças neuromusculares, julgue o item a seguir.

Na distrofia muscular de Duchenne, uma das formas mais graves de distrofias musculares hereditárias, mutações no gene da distrofina levam à degeneração progressiva da fibra muscular e à fraqueza. A distrofina é uma proteína do núcleo da célula, que é grande e facilita as interações entre o núcleo e o citoesqueleto celular.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q1001772 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapia, TRT 7 Região CE, FCC

Sobre osteoporose em pacientes com lesão medular é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1001780 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapia, TRT 7 Região CE, FCC

Um indivíduo caiu do 3o andar de um prédio em construção e sofreu um traumatismo raquimedular. Após a fase de choque medular, observou-se que o nível de lesão medular é L2 e a lesão foi completa. A capacidade funcional que este paciente pode atingir é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1001783 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapia, TRT 7 Região CE, FCC

A síndrome raquimedular central é observada principalmente em pessoas idosas que apresentam espondilose cervical e lesões por hiper-extensão. Neste caso, o comprometimento deste paciente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1001784 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapia, TRT 7 Região CE, FCC

A doença de Parkinson é uma condição clínica decorrente de uma variedade de alterações do movimento que compromete a capacidade do indivíduo para realização das tarefas do dia-a-dia. Os componentes motores que o paciente com Parkinson pode apresentar são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.