Início

Questões de Concursos Normas Brasileiras de Contabilidade

Resolva questões de Normas Brasileiras de Contabilidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q917158 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

A Instrução Normativa n.º 1.234, de 11 de janeiro de 2012, e suas atualizações dispõem sobre a retenção de tributos incidentes sobre pagamentos efetuados a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços pelos órgãos da administração pública federal direta, autarquias, fundações, empresas públicas federais, sociedades de economia mista e demais entidades que menciona, e pelos órgãos da administração pública direta dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive suas autarquias e fundações. Para atender às determinações dessa legislação, a UFCG, ao efetuar pagamentos a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços em geral, inclusive obras de construção civil, fica obrigada a efetuar a retenção, entre outros tributos, da CSLL. O valor da CSLL a ser retido será determinado mediante a aplicação da alíquota de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q917163 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

A Instrução Normativa n.º 1.234, de 11 de janeiro de 2012, atualizada pela Instrução Normativa n.º 2.145, de 26 de junho de 2023, dispõe sobre a retenção de tributos incidentes sobre pagamentos efetuados a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços pelos órgãos da administração pública federal direta, autarquias, fundações, empresas públicas federais, sociedades de economia mista e demais entidades que menciona, e pelos órgãos da administração pública direta dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive suas autarquias e fundações. Em seu Capítulo III, estão previstas as hipóteses nas quais não haverá retenção de tributos, como nos pagamentos efetuados a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q952646 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnico Contábil, Prefeitura de Jacinto Machado SC, PS Concursos, 2025

A Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF aplica-se à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, compreendendo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q917164 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

A Receita Federal do Brasil, por meio da Instrução Normativa n.º 2.110, de 17 de outubro de 2022, dispõe sobre normas gerais de tributação previdenciária e de arrecadação das contribuições sociais destinadas à Previdência Social e das contribuições devidas a terceiros, por ela administradas. Acerca das determinações dessa IN, avalie as proposições a seguir:

I - O aposentado por qualquer regime de Previdência Social que exerça atividade remunerada abrangida pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) é segurado obrigatório em relação a essa atividade, ficando sujeito às contribuições de que trata a IN n.º 2.110/2022.
II - No caso do exercício concomitante de mais de uma atividade remunerada sujeita ao RGPS, a contribuição do segurado será obrigatória em relação a uma dessas atividades.
III - O segurado filiado a RPPS que venha a exercer, concomitantemente, uma ou mais atividades abrangidas pelo RGPS poderá optar por tornar-se contribuinte em apenas uma dessas atividades.
IV - O estrangeiro não domiciliado no Brasil e contratado para prestar serviços eventuais, mediante remuneração, não é considerado contribuinte obrigatório do RGPS, salvo se existir acordo internacional com o seu país de origem.
V - O presidiário em regime aberto será enquadrado na categoria de segurado que corresponda à forma de prestação do serviço que exerça.

Está de acordo com as determinações da IN n.º 2.110/2022 o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q917157 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

Considere que a UFCG contratou uma pessoa física para a prestação de um serviço eventual, sem vínculo empregatício, a ser desenvolvido durante as festividades do São João da cidade de Campina Grande. À luz da Instrução Normativa n.º 2.110, de 17 de outubro de 2022, que dispõe sobre normas gerais de tributação previdenciária e de arrecadação das contribuições sociais destinadas à Previdência Social e das contribuições devidas a terceiros, a UFCG
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q954083 | Contabilidade Geral, Normas Brasileiras de Contabilidade, Contabilidade, PGECE, UECE CEV, 2025

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, o ativo que estiver mantido essencialmente com a finalidade de ser negociado deve ser classificado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q917159 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

Na literatura especializada sobre custos, encontramos diversos métodos de custeio, tais como o custeio por absorção, amplamente utilizado pelas empresas para fins de valoração de estoques e de apuração de resultados. Para as instituições públicas, a NBC TSP 34 – Custos no setor público sugere alguns métodos de custeio, destacando que esses métodos de custeio diferem entre si em função dos recursos utilizados ou consumidos que devem ou não ser atribuídos aos objetos de custos. Para instituições públicas que se encontram em estágios iniciais, com menor grau de maturidade de modelos de gerenciamento de custos, a norma recomenda a utilização do método de custeio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q954464 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnico em Contabilidade, IFES, IF ES, 2025

De acordo com a NBC TSP 34 – “Custos no Setor Público”, indique o conceito relacionado ao seguinte trecho: “Custos correspondentes a atividades finalísticas, diretamente relacionadas ao cumprimento da missão institucional, por caracterizar a atuação da entidade associada ao valor público, em atendimento às necessidades de interesse público”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q995195 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnico Contabil, MGS, IBFC, 2024

A NBC TSP - Estrutura Conceitual - de 23 de setembro de 2016, em seu item 2, menciona que o “objetivo principal da maioria das entidades do setor público é prestar serviços à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores.” Isso posto, os RCPGs - Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público - fornecem informações aos seus usuários para subsidiar os processos decisórios e a prestação de contas e responsabilização – sobretudo - para subsidiar as avaliações de algumas questões, tais como:

I. se a entidade prestou seus serviços à sociedade de maneira eficiente e eficaz.
II. quais são os recursos atualmente disponíveis para gastos futuros, e até que ponto há restrições ou condições para a utilização desses recursos.
III. a extensão na qual a carga tributária, que recai sobre os contribuintes em períodos futuros para pagar por serviços correntes, tem mudado.
IV. se a capacidade da entidade para prestar serviços melhorou ou piorou em comparação com exercícios anteriores.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q918930 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

Dentre as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicada ao Setor Público, a NBC T 16.7, estabelece conceitos, abrangência e procedimentos para consolidação das demonstrações contábeis no setor público. Assinale a alternativa correspondente a terminologia estabelecida nesta Norma utilizada quando uma entidade do setor público não dependente orçamentariamente esteja regimentalmente vinculada a outra entidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q954463 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnico em Contabilidade, IFES, IF ES, 2025

De acordo com a NBC TSP 05 – “Contratos de Concessão de Serviços Públicos: Concedente”, a entidade concedente deve reconhecer um ativo fornecido pela concessionária e/ou uma melhoria em seus ativos preexistentes como ativo da concessão de serviços na seguinte situação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q989536 | Contabilidade Geral, Normas Brasileiras de Contabilidade, Contador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T 16.1 a 16.11), qual é o objetivo principal dos procedimentos contábeis orçamentários?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q988323 | Contabilidade Geral, Normas Brasileiras de Contabilidade, Contador, Câmara de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCASP) tem como um de seus objetivos a correta contabilização dos recursos públicos, promovendo transparência e controle. De acordo com as normas da NBCASP, qual das alternativas apresenta corretamente um dos principais aspectos que essas normas visam garantir?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q962122 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Especialidade Contabilidade, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O gestor de uma entidade pública ordenou a substituição dos 10 veículos da frota oficial sob gestão da entidade, uma vez que os veículos eram antigos e estavam gerando um alto custo de manutenção, além dos dispêndios com contratos de seguros, combustível e motoristas. A equipe de gestão de contratos havia elaborado um estudo considerando o histórico da demanda pelos veículos e valores de mercado, que revelou que um contrato de locação de veículos implicaria menor custo global. Porém, por divergências com a gestão operacional da frota de veículos, o estudo não foi apresentado ao gestor.
Esse cenário revela os efeitos de uma característica qualitativa tratada na NBC TSP Estrutura Conceitual, qual seja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q996000 | Contabilidade Geral, Normas Brasileiras de Contabilidade, Área 8, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

De acordo com a NBC TA 700, a seção “OPINIÃO” do relatório do auditor deve:

( ) identificar a entidade cujas demonstrações contábeis foram auditadas.

( ) afirmar que as demonstrações contábeis foram auditadas.

( ) identificar o título de cada demonstração que compõe as demonstrações contábeis.

( ) fazer referência às notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis.

( ) especificar a data ou o período de cada demonstração que compõe as demonstrações contábeis.

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q959154 | Contabilidade Geral, Normas Brasileiras de Contabilidade, Agente de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao balancete de verificação contábil, julgue o item subsequente.


Em um balancete de seis colunas, apresentam-se, inicialmente, os saldos existentes nas rubricas contábeis no final do período anterior, seguidos da letra D ou C, que indicam se o referido saldo é devedor ou credor, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q962131 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Especialidade Contabilidade, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A NBC TSP 34 – Custos no Setor Público recomenda que, no processo de desenvolvimento de modelos de gerenciamento de custos, sejam observadas diretrizes que representam etapas a serem percorridas pela entidade.

Uma dessas etapas, que tem como objetivo identificar e segregar os custos a serem mensurados, é o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q991617 | Contabilidade Geral, Normas Brasileiras de Contabilidade, Contador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2023

3. O item 2.16 da Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP Estrutura Conceitual estabelece o seguinte:
“A informação sobre _______ do governo ou de outra entidade do setor público contribui para as avaliações do desempenho e da liquidez e da solvência da entidade. Ela indica como a entidade arrecadou e utilizou os recursos durante o período, inclusive os empréstimos tomados e pagos, bem como as suas aquisições e vendas, por exemplo, do seu ativo imobilizado. Identifica também os recursos recebidos a partir de, por exemplo, tributos e investimentos ou as transferências de recursos concedidas ou recebidas em transações com outros governos, órgãos governamentais ou organismos internacionais. A informação sobre _______ também pode subsidiar as avaliações sobre a conformidade da entidade com o que foi definido pelos responsáveis pela gestão financeira e informar a avaliação dos montantes e fontes prováveis de recursos para dar suporte aos objetivos da prestação de serviços.”
As lacunas acima devem ser preenchidas com a seguinte expressão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q992941 | Contabilidade Geral, Normas Brasileiras de Contabilidade, Contador, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Sobre os componentes de custo de benefício definido, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.


1.(__) Ganhos e perdas atuariais resultam de aumentos ou reduções no valor presente da obrigação devido a mudanças em premissas atuariais e aos ajustes pela experiência.

2.(__) Os ganhos e as perdas atuariais não devem incluir as alterações no valor presente da obrigação ocorrido devido a introdução, alteração, encurtamento ou liquidação do plano.

3.(__) Os juros líquidos sobre o valor líquido de passivo (ativo) de benefício definido é a mudança, durante o período, no valor líquido de passivo (ativo) de benefício definido resultante da passagem do tempo.


A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q988405 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade, Contador, CRCMS, IBADE, 2024

As Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas Gerais (NBCs TG) definem diretrizes essenciais para a prática contábil no Brasil, garantindo a transparência e a consistência das informações financeiras. Nesse contexto, considere a alternativa que representa uma diretriz importante para promover a comparabilidade das informações contábeis entre entidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.