Questões de Concursos Normas Educacionais dos Estados

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21Q832385 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Inglês, IESES, 2021

A Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça discorre sobre a educação ambiental para sustentabilidade. Assinale a alternativa INCORRETA:
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22Q833518 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

Em acordo a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem por objetivo garantir o desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos de idade, em seus aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social. II. Em Palhoça, a Educação Infantil afirma-se conforme legislações específicas nacionais e municipais. III. Na estrutura da Secretaria Municipal de Educação, existe um setor de Educação Infantil que conta com uma equipe composta por um coordenador, um assessor de coordenação e oito assessores pedagógicos voltados para a atenção às crianças, aos professores e aos gestores das instituições, oferecendo suporte pedagógico, assessoramentos, formações, entre outras ações que asseguram a qualidade pedagógica no atendimento às crianças. IV. As funções sociopolíticas e pedagógicas da Educação Infantil estão intimamente ligadas à democracia e à cidadania, permeadas por valores que se reconstroem diariamente nos hábitos e nas relações com os diversos pares, os quais devem valorizar o diálogo, a inclusão e a justiça social, bem como aprender a respeitar, acolher e celebrar a diversidade, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si, dos outros e do meio ambiente.
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23Q833979 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Física, IESES, 2021

Responda à questão assinalando a alternativa correta em relação a Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça:
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24Q833158 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

A Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça discorre sobre a educação ambiental para sustentabilidade. Assinale a alternativa INCORRETA:
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25Q831940 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Geografia, IESES, 2021

A Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça discorre sobre a educação ambiental para sustentabilidade. Assinale a alternativa INCORRETA:
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26Q835238 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de História, IESES, 2021

A Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça discorre sobre a educação ambiental para sustentabilidade. Assinale a alternativa INCORRETA:
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27Q832924 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Geografia, IESES, 2021

Sobre o ensino de geografia na Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. O componente curricular geografia tem como um de seus objetivos contribuir para a formação de um sujeito ativo na sociedade em que vive - acreditando, assim, no que a escola tem como essência, e a geografia apresenta papel chave nesse contexto, que constitui a formação do aluno como cidadão. II. A avaliação deve ocorrer de modo qualitativo, e não apenas quantitativo. Nesse sentido, o aluno precisa ser observado como sua própria referência. III. A geografia não pode ser apresentada como uma ciência descritiva e contemplativa: antes disso, deve valorizar a “esfera local” (o lugar como espaço de vivência) e ser uma ciência de ação e transformação. IV. Parte-se da premissa de que a geografia deve contribuir para que o aluno consiga perceber, analisar, criticar e, assim, (re)significar o espaço por ele habitado, para propor alternativas de mudança quando as julgar necessárias.
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28Q834232 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Matemática, IESES, 2021

Responda à questão assinalando a alternativa correta em relação a Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça:
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29Q833728 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Física, IESES, 2021

A Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça discorre sobre a educação ambiental para sustentabilidade. Assinale a alternativa INCORRETA:
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30Q832214 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Segundo a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino da Palhoça assinale a alternativa correta em relação à contextualização e perspectivas do componente curricular:
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31Q833778 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Matemática, PS Concursos, 2021

O Plano Estadual de Contingência – Educação (PLANCON-EDU/COVID-19), tem por objetivos específicos, EXCETO:
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32Q831884 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de História, IESES, 2021

Responda à questão assinalando a alternativa correta em relação a Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça:
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33Q1046199 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando as estratégias traçadas no Plano Estadual de Educação de São Paulo atualmente vigente (Lei no 16.279/2016), é correto afirmar que há previsão expressa de flexibilização
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34Q906430 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Regimento Escolar do Município de Macaé atribui ao orientador pedagógico funções de orientação e coordenação no que se refere ao Projeto Político-Pedagógico (PPP).
As opções a seguir apresentam algumas dessas atribuições, à exceção de uma. Assinale-a.
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35Q1045517 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

De acordo com o Currículo Municipal da Educação Básica de Santana de Parnaíba, (SP), (2024-2034), assinale a alternativa que complete, corretamente, o texto: “Fica criada e implantada a Comissão de Acompanhamento, Sistematização e Avaliação das Diretrizes Curriculares da Educação Básica Municipal de Santana de Parnaíba, com a finalidade objetiva de...”:
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36Q1045547 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) utiliza o Livro Registro de Classe On-line (LRCO) como uma ferramenta essencial para o planejamento e registro das aulas, o que auxilia na organização pedagógica e no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. Considerando a relação entre o planejamento da aula disponibilizada no LRCO, o atendimento aos objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades, analise as afirmativas a seguir.
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37Q1046154 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

As Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Rede Regular de Ensino de Santa Catarina (2021), norteiam-se na proposição de cinco dimensões para compreender a deficiência intelectual, seguindo a AAIDD (2010). As cinco dimensões consideradas nas Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Rede Regular de Santa Catarina, são:
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38Q1045518 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Verifique o trecho retirado do Currículo Municipal da Educação Básica de Santana de Parnaíba, (SP), (2024-2034), assinale a alternativa que complete, corretamente, as lacunas. “Desde o início do processo de produção __________ e __________ do documento Currículo Municipal da Educação Básica de Santana de Parnaíba, (SP), (2024- 2034), a reflexão que foi desenvolvida como pressuposto basilar, com todos os segmentos e com todas as pessoas envolvidas na Educação Municipal, estava já definida na premissa jurídica de que a educação e a escola são instituições responsáveis pela _______________plena, cultural e política, das gerações de crianças e de jovens, que se integram e se sucedem na __________”.
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39Q1046032 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para promover uma educação integral com equidade, o Currículo Paulista: etapa Ensino Médio (São Paulo, SEDUC, 2020), considera que as temáticas, os atendimentos e as modalidades de ensino permeiam os diversos componentes curriculares
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40Q1045567 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

A Instrução Normativa nº 003/2024 estabelece a organização e o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), na Rede Estadual de Educação do Paraná. Considerando esse ato normativo complementar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O estudante elegível para o serviço de AEE por meio de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) deverá ser matriculado, preferencialmente, na instituição de ensino em que frequenta o ensino comum, ou na escola mais próxima que oferte o serviço ao qual ele é elegível ( ) A organização do cronograma deverá considerar o melhor encaminhamento pedagógico para o estudante, considerando suas necessidades específicas e privilegiar o maior número de atendimentos possíveis, com carga horária mínima de duas vezes na semana, não havendo carga horária máxima para frequência. ( ) As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) devem ser padronizadas, de modo a atender todas as etapas da educação básica, sem que sejam necessárias adaptações caso a escola receba estudantes de outras etapas além daquela que oferta, sendo esse atendimento externo marcado no registro de classe on-line próprio para o AEE.
A sequência está correta em
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