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Questões de Concursos Normas Educacionais dos Estados

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51Q1046153 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Com base nas Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Rede Regular de Ensino de Santa Catarina (2021), avalie as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.


Na Rede Regular de Ensino de Santa Catarina, não poderão ser incluídos no AEE:


() estudantes com idade entre 4 e 5 anos que frequentam o Programa de Estimulação Precoce nas instituições especializadas.


() estudantes com idade superior a 14 anos que estiverem frequentando Programa de Educação Profissional nas instituições especializadas.


() estudantes com idade entre 1 e 5 anos que frequentam o Programa de Estimulação Precoce nas instituições especializadas.


() estudantes de 4 a 17 anos que frequentam as escolas de ensino especializado.



Assinale a sequência correta, considerando de cima para baixo.

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52Q1046335 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor, Prefeitura de Faxinal do Soturno RS, FUNDATEC, 2023

Segundo o Art. 16 do Plano de Carreira do Magistério do Município de Faxinal do Soturno, são motivos que acarretam a suspensão da contagem de tempo para fins de promoção:

I. As licenças e os afastamentos remunerados.
II. As licenças para tratamento de saúde que excederem a 90 (noventa) dias no período do interstício, de laudo médico e atestado, mesmo que em prorrogação, exceto as decorrentes de acidentes em serviço.
III. Os afastamentos para exercício de atividades relacionadas ao magistério. IV. A licença para tratamento de saúde para pessoa da família que excederem a 15 (quinze) dias.

Quais estão corretas?
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53Q1046152 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Segundo as Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Rede Regularde Ensino de Santa Catarina (2021), é assertivo afirmar que:
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54Q1046334 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor, Prefeitura de Faxinal do Soturno RS, FUNDATEC, 2023

O Plano de Carreira do Magistério do Município de Faxinal do Soturno determina, em seu Art. 25, que o regime de trabalho estabelecido para os profissionais de educação será de quantas horas semanais?
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55Q1034341 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

A diretora de uma escola no Rio Grande do Norte percebe que seus alunos do ensino têm dificuldade média na interpretação de gráficos e tabelas. Para resolver essa questão, a professora de informática decidiu implementar aulas que utilizam softwares de visualização de dados para que os estudantes analisem informações sobre a economia regional. O objetivo é que eles apresentem soluções para problemas reais utilizando ferramentas tecnológicas.

Assinale a opção que indica como o RCEMP justifica a utilização de tecnologia no ensino de análise de dados.
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56Q1030514 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

Em uma aula sobre cidadania digital, o professor Carlos pediu que seus alunos do ensino médio investigassem casos reais de uso inadequado de dados pessoais nas redes sociais. Os estudantes, organizados em grupos, deverão criar campanhas digitais de conscientização sobre privacidade e segurança online, apresentando suas propostas em uma feira escolar.

De acordo com o RCEMP, a principal contribuição de projetos, como esse para o desenvolvimento dos alunos, é
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57Q1045385 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

São consideradas concepções fundantes das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015):

1. A infância como categoria social relevante da educação básica.

2. Os sujeitos da educação de jovens e adultos reconhecidos como atores sociais.

3. O educar e o cuidar como indissociáveis e centro da ação pedagógica.

4. O capacitismo e a segregação como eixos centrais do processo educativo.

5. A consolidação de uma proposta de educação omnilateral ou multidimensional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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58Q1046710 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

De acordo com o documento Diretriz Curricular de Tecnologia e Inovação (São Paulo, 2019), estudos recentes demonstram a dificuldade de transferir os conceitos do pensamento computacional para outras áreas do conhecimento.
Nesse contexto, assinale a alternativa que aponta corretamente o que o documento traz como uma forma recomendada de alavancar essa aprendizagem em diferentes modalidades.
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59Q1034981 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação às diretrizes curriculares do Estado de São Paulo para o desenvolvimento do Projeto de Vida dos Estudantes, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Sua construção deve ser guiada pela elaboração de um roteiro estrito e se concentrar nos âmbitos do estudo e do trabalho.
( ) Os alunos devem ser expostos a situações em que possam fazer escolhas apenas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, conforme a BNCC.
( ) Os professores devem incentivar nos alunos a adoção de estilos de vida, posturas e hábitos saudáveis, sustentáveis e éticos.

As afirmativas são, respectivamente,
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60Q1046713 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

Maria Alice é professora de Artes em uma escola estadual de São Paulo. Em novembro, durante as atividades avaliativas finais, alguns de seus alunos perguntaram a ela como deviam fazer para fundar um grêmio estudantil, inexistente na unidade escolar. De acordo com o artigo 3º da Lei Estadual nº 15.667/2015 (São Paulo), Maria Alice deve
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61Q1045922 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor Educação Especial, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

De acordo com as Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede regular de ensino de Santa Catarina (2021, p. 146), a expressão _________ traz em sua bagagem uma importante contribuição ao ensino para estudantes com _______: aprendizagem com pouco ou nenhum erro. Mediante essa estratégia de ensino, o foco está em garantir, a partir de práticas específicas, o sucesso em todas as tarefas propostas. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto:
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62Q1045978 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A Meta 2 do Plano Estadual de Educação de São Paulo (Lei no 16.279/2016) objetiva a universalização do Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos, visando garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada até o último ano de vigência do Plano. Entre as estratégias da referida meta, está a previsão de desenvolver formas alternativas de oferta do Ensino Fundamental, garantida a qualidade, para atender aos filhos de
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63Q1045979 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No âmbito do Currículo Paulista (2019), é uma atribuição de todas as áreas do conhecimento no Ensino Fundamental o compromisso com
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64Q1046363 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Educação Especial, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Conforme a Base Curricular Municipal da Educação Infantil (2023) da cidade de Concórdia, os alunos da Educação Infantil, em idade de estimulação essencial, terão como base os parâmetros dispostos na Resolução 100/2016 do CEE/SC que fixa as normas para Educação Especial no Sistema Estadual de Santa Catarina.
A estimulação essencial constitui-se em um trabalho de abordagem multidisciplinar e intersetorial (saúde, assistência social, esporte, cultura e educação), sendo ofertado no município de Concórdia pela(s) entidade(s):
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65Q1045386 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

De acordo com o texto das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), definir as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica faz parte de um movimento de consolidação das políticas educacionais municipais que se articulam às políticas nacionais, com o intento de assegurar o direito a todos os cidadãos para uma educação pública, gratuita e:

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66Q1030491 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

Para o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, a religião é objeto de conhecimento
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67Q902818 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:
“A partir de conquistas dos movimentos sociais, […] da luta dos próprios profissionais da Educação, a Educação Infantil avança de um conceito.......................para uma política pública com função sociopolítica e pedagógica, responsável pelo cuidar e educar das crianças na perspectiva.......................com qualidade socialmente referenciada.”
Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, 2019, p. 73.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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68Q1030477 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

No Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar (RCEMP) o Ensino Religioso é uma disciplina de formação ética e cidadã, devendo abordar
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69Q1028743 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Considerando o Plano Distrital de Educação (PDE 2015 – 2024), o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue (C ou E) o item a seguir.

Instituído pela Lei no 5.499/2015, o PDE é a referência para o planejamento das ações da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

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70Q1034950 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Analise as diretrizes a seguir levando em consideração o que dispõe a Lei nº 16.279/16, que aprova o Plano Estadual de Educação de São Paulo (PEE/SP) e dá outras providências.

I. Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do Estado e do País.
II. Preparação para os exames de avaliação nacionais de caráter seletivo.
III. Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade étnico-racial e à sustentabilidade socioambiental.

Integra o PEE/SP o que se afirma em
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