Início

Questões de Concursos Normas Especiais de Tutela do Trabalho

Resolva questões de Normas Especiais de Tutela do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q454210 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Considere as assertivas a respeito da equiparação salarial.

I. O quadro de carreira das entidades de direito público da administração direta aprovado por ato administrativo da autoridade competente só é válido quando homologado pelo Ministério do Trabalho.

II. Para efeito de equiparação de salários em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de serviço na função e não no emprego.

III. A equiparação salarial só é possível se o empregado e o paradigma exercerem a mesma função, desempenhando as mesmas tarefas, não importando se os cargos têm, ou não, a mesma denominação.

IV. Para efeitos de equiparação, em qualquer hipótese, é imprescindível que, ao tempo da reclamação sobre equiparação salarial, reclamante e paradigma estejam a serviço do estabelecimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q452499 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 5a Região, CESPE CEBRASPE

A respeito de salário e remuneração, julgue os seguintes itens.

Para configurar o pagamento em salário in natura como parte integrante do salário, as utilidades devem ser fornecidas com habitualidade e gratuidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

103Q452780 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 9a Região, CESPE CEBRASPE

Em relação aos requisitos e efeitos dos contratos de trabalho, julgue os itens subseqüentes.

A CLT autoriza a formação de cooperativas destinadas a prestação de serviços. Não há vínculo de emprego entre elas e seus associados ou entre estes e os tomadores da mão-deobra, exceto quando a associação for mera simulação ou resultar em fraude aos direitos trabalhistas.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q451027 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 9a Região, CESPE CEBRASPE

Há situações em que o contrato de trabalho, sem ser rescindido, tem efeitos sobrestados ou diminuídos; noutras, pode tanto o empregado como o empregador rescindir ou postular a rescisão do contrato de trabalho. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A condenação criminal do empregado, por si, já enseja motivo justo para a rescisão do contrato de trabalho pelo empregador.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q452684 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 19a, FCC

NÃO é assegurado à categoria dos trabalhadores domésticos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q452257 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Advogado, ECT BA, CONESUL

O direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q451287 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 5a, CESPE CEBRASPE

No que concerne à remuneração do trabalhador e à categoria econômica para a qual deve o empregado recolher contribuição sindical, julgue os próximos itens.

É lícito ao empregador realizar o pagamento ao empregado de várias verbas por meio de única parcela, sem discriminar quais delas estão sendo quitadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

110Q451963 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Procurador Federal da Segunda Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca de prescrição e decadência

Na prescrição, o direito antecede o início da contagem do prazo, enquanto na decadência, o direito coincide com o início da contagem do prazo. Esse entendimento se aplica também ao direito do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q452787 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, FUNIVERSA

Os Benefícios Sociais supletivos incluem concessões aos empregados a exemplo das indicadas a seguir:

I. horário flexível de trabalho.

II. assistência médica e odontológica.

III. complementação de aposentadoria.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q453142 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Determinado trabalhador, que tinha como características de seu pacto regime de 25 horas semanais; intervalo de quinze minutos diários; folga semanal aos sábados e domingos; duração do pacto por quatro meses, pediu demissão e salário mínimo ao mês.

Acerca da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

Considerando que o pacto laboral findou por pedido de demissão, o citado trabalhador faz jus ao segurodesemprego.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q451148 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

Com relação à extinção do contrato individual de trabalho em razão da prática, pelo empregado, de ato considerado falta grave caracterizador da justa causa da respectiva rescisão, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q451968 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Advogado, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no Direito do Trabalho e Processual do Trabalho.

João teve seu contrato individual de trabalho, que mantinha com a pessoa jurídica Beta, rescindido em 15 de março de 2006. A remuneração de João era de R$ 2.000,00. No ato da homologação do termo de rescisão do contrato de trabalho, realizado perante o sindicato da categoria, foi feita compensação de débitos trabalhistas de João para com a Beta no valor de R$ 3.450,00. Nessa situação, a referida compensação deve ser considerada nula.

  1. ✂️
  2. ✂️

115Q453763 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Direito do Trabalho, julgue os itens a seguir.

É de responsabilidade do empregador o pagamento da indenização devida em face de paralisação temporária ou definitiva do trabalho motivada diretamente pela promulgação de lei que impossibilite a continuação da atividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q453824 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 5a Região, CESPE CEBRASPE

Acerca das alterações e modalidades de interrupção do contrato de trabalho, do aviso prévio e do inquérito para apuração de falta grave, julgue os próximos itens.

Durante o aviso prévio, se a rescisão do contrato de trabalho tiver sido promovida pelo empregador, será assegurada ao empregado a redução de duas horas diárias em sua jornada de trabalho, sem prejuízo ao recebimento do salário integral.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q454560 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 18a, FCC

Com relação à remuneração e ao salário, é certo que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q454055 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, FUNIVERSA

O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando:

I. forem exigidos serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato.

II. for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo.

III. correr perigo manifesto de mal considerável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q453608 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 23a Região, FCC

O salário-família

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q453179 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, FUNIVERSA

Regra Geral do Direito do Trabalho consiste na contratação de trabalhador por prazo indeterminado. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Apenas em atividades de caráter transitório, condicionada à autorização prévia em convenção ou acordo coletivo.

II. Ao contrato de trabalho por prazo determinado, conforme previsto pela CLT, reger-se-á como por prazo indeterminado, se houver outra contratação por prazo determinado dentro dos seis meses de sua expiração.

III. Quando a lei prevê a contratação de novos empregados em acréscimo ao seu quadro de pessoal fixo, não se permitindo dispensa de trabalhadores anteriormente contratados pela regra geral, para recontratação a prazo certo.

IV. Ao permitir que, em relação ao mesmo empregado, o contrato por prazo determinado vigore no máximo pelo período de dois anos, e dentro desse período ocorram sucessivas prorrogações.

V. Aos contratos de trabalho regidos pela CLT, por prazo determinado, quando contém cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão, automaticamente, devem ser considerados por prazo indeterminado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.