Questões de Concursos: Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q40612 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

A questão deve ser respondida de acordo com os bons costumes e normas para instalações elétricas. 

Assinale a alternativa incorreta.

12 Q40616 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Para os EPIs utilizados em trabalho em altura, são necessárias algumas verificações periódicas no local de execução do trabalho. Assinale a alternativa a seguir que apresenta uma afirmação falsa.

13 Q241635 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico Segurança Institucional, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsecutivo , relativo a prevenção e combate a incêndios.

A transmissão do calor realizada por meio de ondas térmicas e raios se processa através do espaço vazio, não necessitando de continuidade molecular entre a fonte calorífica e o corpo que recebe calor.

15 Q40617 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

De acordo com a literatura na área, um PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) deve conter o que se descreve a seguir, exceto pelo que se lê na alternativa:

16 Q29659 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico de Segurança do Trabalho, COMLURB, IBFC

Em conformidade com a NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), seção “Das Atribuições”, item 5.16, são atribuições da CIPA, EXCETO:

17 Q40627 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

A NR que trata do assunto: Equipamento de Proteção Individual, diz que cabe ao empregador: 

I. Adquirir o adequado ao risco de cada atividade.
II. Exigir seu uso.
III. Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho.
IV. Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação.

Dentre as afirmações apresentadas, estão corretas.

18 Q40609 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Extintores de incêndio são considerados Equipamentos de Proteção Coletiva. O que tem como objetivo seu uso em incêndios que envolvem equipamentos elétricos energizados como motores e geradores é classificado como indicado na alternativa:

19 Q29418 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Engenheiro de Segurança do Trabalho, CODEBA, FGV

A respeito dos Equipamentos de Proteção Individual previstos na Norma Regulamentadora 6 – NR 6, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para as falsa.

( ) As luvas e os cremes protetores são equipamentos de proteção dos membros superiores.
( ) O respirador de adução de ar tipo máscara autônoma é equipamento de proteção respiratória utilizado em atmosferas com concentração de oxigênio maior ou igual que 12,5%.
( ) O cinturão de segurança com dispositivo trava-queda é o equipamento de proteção do usuário contra quedas em operações com movimentação vertical ou horizontal.

As afirmativas são, respectivamente,

20 Q34429 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico de enfermagem, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à norma regulamentadora (NR) que trata da sinalização de segurança, julgue o próximo item.
Utiliza-se a cor azul para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndios.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.