Início

Questões de Concursos Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego

Resolva questões de Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


182Q874388 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Mecânico de Autos/Máquinas Pesadas, Prefeitura de Wenceslau Braz MG, FAU, 2024

São EPIs utilizados em serviços de mecânica pesada em galpões fechados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q913307 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Servente de Obras, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC, FURB, 2023

Analise o que cabe ao empregado quanto ao uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI):
I.Usar, empregando-o apenas para a finalidade a que se destina.
II.Responsabilizar-se pela guarda e conservação.
III.Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso.
IV.Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q874402 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Funileiro/Pintor, Prefeitura de Wenceslau Braz MG, FAU, 2024

Todas as alternativas a seguir apresentam equipamentos de proteção individual, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q918959 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico de Segurança no Trabalho, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Os cilindros contendo gases inflamáveis, tais como hidrogênio e acetileno, devem ser armazenados com distância mínima dos cilindros que contêm gases oxidantes, tais como oxigênio e óxido nitroso, ou através de barreiras vedadas e resistentes ao fogo. A distância mínima aceitável, definida na NR-32, entre os cilindros é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q869300 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Serviço de Operador de Máquinas Motrizes, Prefeitura de Londrina PR, FUNDATEC, 2024

Todo trabalho exige, pela Norma NR 6, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Estes equipamentos devem ser usados e verificados com frequência para que estejam sempre funcionais. Assinale a alternativa que melhor descreve os EPIs que devem ser utilizados para operar máquinas pesadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q894656 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

O objetivo da Norma Regulamentadora Número 17 (NR 17) é estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho. Na elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) devemos abordar as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta NR, incluindo, dentre outras, as seguintes etapas:

I- Descrição e justificativa para definição de métodos, técnicas e ferramentas adequados para a análise e sua aplicação, não estando adstrita à utilização de métodos, técnicas e ferramentas específicos.
II- Análise dos acidentes da empresa.
III- Estabelecimento de possíveis agravos à saúde.
IV- Restituição dos resultados, validação e revisão das intervenções efetuadas, quando necessária, com a participação dos trabalhadores.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q869825 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Carpinteiro, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Quais são as responsabilidades da organização da obra, de acordo com a NR-18:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q869828 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Carpinteiro, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O que deve conter o PGR, além das exigências da NR-01:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q971243 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Calderaria, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o próximo item, referentes a organização do trabalho e normas técnicas.
As empresas poderão ter setor próprio para a inspeção de caldeiras somente se este for certificado por organismo de certificação acreditado pelo INMETRO.
  1. ✂️
  2. ✂️

191Q892929 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

A NR-05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio - CIPA estabelece os parâmetros e os requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA tendo por objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador. O dimensionamento desta comissão é dado de acordo com o quadro I desta NR. De acordo com essa legislação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q985858 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Carpinteiro, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Durante o corte de uma tábua com a serra circular na oficina, qual das seguintes práticas de segurança deve ser obrigatoriamente seguida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q892931 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

A NR 01 - Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais tem por objetivo estabelecer as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às Normas Regulamentadoras - NR relativas a segurança e saúde no trabalho e as diretrizes e os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho - SST.De acordo com esta legislação, assinale o que for incorreto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q914242 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Motorista, Prefeitura de Sinimbu RS, OBJETIVA, 2023

Sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), analisar os itens abaixo:

I. A norma determina que os EPIs sejam fornecidos gratuitamente ao empregado, cabendo a ele responsabilizar-se pela guarda e pela conservação dos equipamentos que lhe foram confiados.
II. O EPI é um empecilho em algumas atividades laborativas, podendo o trabalhador optar pelo uso ou não do equipamento no desempenho de suas tarefas.
III. O empregador deve treinar o empregado na utilização do EPI, tornar obrigatório seu uso e substituí-lo imediatamente quando houver sinais de danificação ou ocorrer extravio.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q868168 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

De acordo com a NR 17 — Ergonomia, na movimentação e no transporte manual não eventual de cargas, devem ser adotadas uma ou mais das seguintes medidas de prevenção, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q960343 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Engenharia de Segurança do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

Um engenheiro de segurança do trabalho está realizando o registro de um SESMT por meio de sistema eletrônico disponível no portal gov.br. Considerando o item 4.6.1.1 da NR-4, qual das alternativas a seguir apresenta alguns dos dados que devem ser informados e mantidos atualizados no sistema?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q919434 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Encanador, Prefeitura de Pedras de Fogo PB, EDUCA, 2025

A Norma Regulamentadora - NR18 considera alguns fatores da construção civil, entre os principais abordados são:

I. Áreas de vivência: determina mais segurança e bem-estar, quantidade de treinamento teórico para o profissional e proíbe o uso de contêineres marítimos para alojamento, vestuário ou escritório durante as obras.

II. Instalações elétricas: obriga a realização de um projeto elétrico para instalações temporárias do canteiro de obra e que seja feito por profissionais capacitados.

III. Etapas de obra: os funcionários devem estar atentos a cada etapa da obra para seguirem corretamente as diretrizes da norma.

IV. Escadas, rampas e passarelas: é obrigatório instalar escadas, rampas ou passarelas para os trabalhadores, garantindo a segurança no local.


Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q875429 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Vigia, Câmara Municipal de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2024

Quanto as precauções adotadas para prevenir incêndios nos prédios públicos, analisar as afirmações a seguir:

I. A sobrecarga nas instalações elétricas é uma das causas de início de incêndio em prédios.

II. Deve-se tomar cuidado e observar se há o vazamento de gás de cozinhas, pois são potencialmente perigosos.

III. O fogo não se propaga pelo contato da chama com outro combustível.

Está(ão) Correto(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q873386 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Agente Operacional, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Qual das opções abaixo, NÃO é considerada um EPI – Equipamento de Proteção Individual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q874184 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Serviços Gerais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Considera-se como um Equipamento de Proteção Individual responsável por proteger os membros superiores dos trabalhadores, qual dos dispositivos listados a seguir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.