De acordo com a NR-9, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados deverão elaborar e implementar um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através de antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho, considerando a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle. Sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Deverá conter, no mínimo, um planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; estratégias e metodologias de ação; forma do registro, manutenção e divulgação de seus dados; definição da periodicidade e forma de avaliação do seu desenvolvimento. ( ) Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos duas vezes ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades. ( ) A sua elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação poderão ser feitos pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR-9. ( ) A avaliação qualitativa deverá ser realizada sempre que necessária para comprovar o controle da exposição ou a inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento; dimensionar a exposição dos trabalhadores; e, subsidiar o equacionamento das medidas de controle. ( ) O estudo, o desenvolvimento e a implantação de medidas de proteção coletiva deverão obedecer à seguinte hierarquia: 1º) medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde;2º) medidas que previnam a liberação ou a disseminação desses agentes no ambiente de trabalho; 3º) medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho. A sequência está correta em
✂️ a) V, V, V, V, V. ✂️ b) V, F, V, F, V. ✂️ c) F, V, F, V, V. ✂️ d) F, F, F, V, F. ✂️ e) V, F, V, F, F.