Início

Questões de Concursos Normas de Auditoria

Resolva questões de Normas de Auditoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1055493 | Auditoria, Normas de Auditoria, Bacharel em Ciências Contábeis, CFC, CONSULPLAN, 2022

Romeu e Rômulo, empresários reconhecidamente muito ricos e ostentadores de seus patrimônios em redes sociais, estão sendo investigados por desvios de dinheiro público por meio de processo licitatório – em tese fraudulento – cuja empresa, da qual são proprietários, se sagrou vencedora. Os advogados da empresa e, também, dos empresários, verificaram que, apesar de oferecida a denúncia, não foram solicitados exames periciais e, portanto, não se encontra apensado laudo de perícia contábil. Considerando ser de suma importância a realização de exames técnicos-científicos, os advogados requereram, em juízo, a realização de perícia. Sobre os honorários a serem pagos ao perito, na situação hipotética descrita, conforme disposições do Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1044502 | Auditoria, Normas de Auditoria, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

De acordo com a NBC TSC 4400 – TRABALHOS DE PROCEDIMENTOS PREVIAMENTE ACORDADOS, o auditor deve exercer julgamento profissional ao aceitar, conduzir e emitir relatório sobre trabalho de procedimentos previamente acordados, levando em consideração as circunstâncias do trabalho.
Na apresentação de relatório sobre o trabalho, o julgamento profissional pode ser exercido por meio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1044486 | Auditoria, Normas de Auditoria, Perito Contábil, CFC, FGV, 2024

Numa perícia contábil para a certificação do valor do crédito tributário do período de 1995 a 1999, as partes alegaram não dispor de provas documentais do período.
Nessa situação, em relação aos procedimentos, é correto afirmar que o perito contábil, para a elaboração do laudo pericial, adotará
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1050813 | Auditoria, Normas de Auditoria, Técnico em Controle Interno, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Com base no disposto na Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Auditoria de Informação Contábil Histórica Aplicável ao Setor Público relativo a eventos subsequentes (NBC TA 25), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1036817 | Auditoria, Normas de Auditoria, Ciências Contábeis Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Segundo consta na NBC TA 300 (R1) – Planejamento da auditoria de demonstrações contábeis, a finalidade e o objetivo do planejamento da auditoria não mudam, caso a auditoria seja inicial ou em trabalho recorrente. Entretanto, no caso de auditoria inicial, o auditor pode ter a necessidade de estender as atividades de planejamento por falta da experiência anterior, que é normalmente utilizada durante o planejamento dos trabalhos.

Nesse sentido, como tema adicional na definição da estratégia global e do plano de uma auditoria inicial, considera-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q983411 | Auditoria, Normas de Auditoria, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com a NBR ISO 19011:2018, norma técnica que estabelece os princípios e as melhores práticas para a auditoria de sistemas de gestão, a auditoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1044511 | Auditoria, Normas de Auditoria, Superintendência de Seguros Privados SUSEP, CFC, FGV, 2024

O CTA 15 (Comunicado Técnico de Auditoria 15) tem como objetivo orientar os auditores independentes na emissão de relatórios sobre as demonstrações contábeis intermediárias individuais de entidades supervisionadas pela SUSEP, como seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e resseguradoras locais. Ao emitir o relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis intermediárias individuais de uma entidade supervisionada pela SUSEP, o auditor independente se depara com a suspensão do teste de adequação de passivos, conforme a Circular SUSEP nº 446/12.
Considerando as orientações do CTA 15, em relação à opinião e à elaboração do relatório, o auditor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1036818 | Auditoria, Normas de Auditoria, Ciências Contábeis Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

A NBC TA 700, de 17 junho de 2016, dentre outros aspectos, trata da responsabilidade do auditor independente frente às demonstrações contábeis.

Nesse sentido, considerando-se uma instituição financeira, a auditoria independente, dentre outras responsabilidades, deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1044504 | Auditoria, Normas de Auditoria, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

Segundo a NBC TA 620 – UTILIZAÇÃO DO TRABALHO DE ESPECIALISTAS, as equipes de trabalho têm o direito de confiar no sistema de controle de qualidade da firma de auditoria, a menos que as informações fornecidas pela firma ou por outras partes sugiram de outra forma.
A extensão da confiança irá variar com as circunstâncias, e pode afetar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos do auditor com relação aos seguintes aspectos, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1044480 | Auditoria, Normas de Auditoria, Perito Contábil, CFC, FGV, 2024

A Resolução CFC nº 1.502/2016, e suas alterações, publicada no DOU em 22 de fevereiro de 2017, institui o Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC). Esse cadastro visa garantir a qualificação e a habilitação desses profissionais. A resolução estabelece critérios para a inscrição no CNPC, como a comprovação de qualificação técnica e experiência, além de prever a atualização periódica dos dados cadastrais e a adoção de práticas de educação continuada.
A manutenção, a avaliação periódica e a regulamentação do Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC) compete, exclusivamente, ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1036816 | Auditoria, Normas de Auditoria, Ciências Contábeis Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Segundo a NBC TA 315 (R2), de 19 de agosto de 2021, os riscos de distorção relevante identificados e avaliados pelo auditor incluem tanto aqueles causados por erro como aqueles causados por fraude.

Considera-se como indicativo de riscos de distorção relevante

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1044866 | Auditoria, Normas de Auditoria, Segundo Exame, CFC, FGV, 2025

Considerando as disposições da NBC TP 01 (R1) - PERÍCIA CONTÁBIL, avalie as assertivas a seguir.

I. A perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente.
II. O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil não têm por limite o objeto da perícia deferida ou contratada.
III. A perícia contábil é de competência do contador em situação regular em Conselho Regional de Contabilidade ou de profissional equivalente, desde que seja detentor de notório conhecimento sobre a matéria.
IV. O planejamento da perícia é a etapa do trabalho pericial na qual o perito estabelece as diretrizes e a metodologia a serem aplicadas.

Estão corretas apenas as assertivas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1038061 | Auditoria, Normas de Auditoria, Perito Contábil, CFC, FGV, 2024

O zelo profissional do perito contábil é fundamental para garantir a precisão e a integridade das informações financeiras. Ele deve manter a imparcialidade e a objetividade em seus relatórios, assegurando que suas análises sejam baseadas em evidências claras e metodologias rigorosas. Além disso, o perito deve respeitar os princípios éticos e legais da profissão, preservando a confiança do sistema judicial e das partes envolvidas.
Considerando-se os preceitos da NBC PP 01 (R1), o zelo profissional do perito na realização dos trabalhos periciais compreende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1049936 | Auditoria, Normas de Auditoria, Bacharelado em Ciências Contábeis, CFC, FGV, 2024

Acerca dos procedimentos periciais, julgue as afirmativas a seguir, considerando as disposições da NBC TP 01 (R1) – PERÍCIA CONTÁBIL:
I. Indagação é a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto ou de fato relacionado à perícia. II. Arbitramento é a determinação de valores e quantidades ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico. III. Vistoria é a análise de livros, registros de transações e documentos.
Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1060124 | Auditoria, Normas de Auditoria, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

A NBASP 300 estabelece diversas diretrizes a serem observadas no monitoramento dos achados e das recomendações decorrentes dos trabalhos de auditorias operacionais. Em relação ao tema, avalie se as diretrizes a seguir, relativas às definidas naquela norma, estão corretas.

I. O monitoramento deve ser relatado adequadamente para dar um retorno ao poder legislativo, se possível, juntamente com as conclusões e os impactos de todas as ações corretivas relevantes.

II. O monitoramento é uma atividade independente que aumenta o valor do processo de auditoria ao fortalecer o impacto da auditoria e lançar as bases para o aprimoramento de futuros trabalhos de auditoria.

III. O monitoramento encoraja somente o Tribunal de Contas, e não os auditados, a levar a auditoria a sério e fornece aos auditores lições úteis e indicadores de desempenho.

IV. O monitoramento se restringe à implantação das recomendações, não podendo incluir a avaliação de outras ações implementadas pelo auditado.


Estão corretas as diretrizes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1044479 | Auditoria, Normas de Auditoria, Perito Contábil, CFC, FGV, 2024

A NBC PP 01 (R1), de 19 de março de 2020, revisa a norma que trata do perito contábil, estabelecendo diretrizes para a atuação dos profissionais que exercem a função de perito em contextos judiciais, extrajudiciais e arbitrais. A norma define os requisitos de competência técnica, independência e ética que o perito contábil deve observar, além de orientar para garantir a qualidade e a confiabilidade das informações fornecidas no exercício dessa função.
Relacione os termos estabelecidos na NBC PP 01 (R1) com suas respectivas definições:
I - Assistente técnico: II - Perito arbitral: III - Perito do juízo: IV - Perito oficial:
( ) é o contador nomeado pelo poder judiciário para exercício da perícia contábil; ( ) é o contador nomeado em arbitragem para exercício da perícia contábil; ( ) é o contador investido na função por lei e pertencente a órgão especial do Estado; ( ) é o contador ou órgão técnico ou científico indicado e contratado pela parte em perícias contábeis.
Assinale a opção que indica a correspondência correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1038112 | Auditoria, Normas de Auditoria, Superintendente Nacional de Previdência Complementar, CFC, FGV, 2024

A Norma Brasileira de Contabilidade NBC TA 620 – UTILIZAÇÃO DO TRABALHO DE ESPECIALISTAS, trata da responsabilidade do auditor em relação ao trabalho de pessoa ou organização em área de especialização que não contabilidade ou auditoria, quando esse trabalho é utilizado para ajudar o auditor a obter evidência de auditoria suficiente e apropriada.
Com relação aos requerimentos contidos na NBC TA 620, analise as afirmativas a seguir:
I. A identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante é exclusiva do auditor, não sendo um assunto em que um especialista do auditor pode ajudar o auditor a obter evidência de auditoria suficiente e apropriada;
II. O auditor deve avaliar se o especialista por ele contratado possui competência, habilidades e objetividade necessárias para fins da auditoria. No caso de especialista externo, a avaliação da objetividade deve incluir a indagação sobre interesses e relações que podem criar uma ameaça à objetividade desse especialista;
III. Se o auditor fizer referência ao trabalho de especialista do auditor em seu relatório, porque essa referência é relevante para o entendimento de ressalva ou outra modificação na sua opinião, o auditor deve indicar no relatório que essa referência não reduz a sua responsabilidade por essa opinião.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1044520 | Auditoria, Normas de Auditoria, Superintendente Nacional de Previdência Complementar, CFC, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir.
As firmas frequentemente formam estruturas maiores com outras firmas e entidades para aumentar a sua capacidade de prestar serviços profissionais. Se essas estruturas maiores criam uma rede depende dos fatos e das circunstâncias específicas, e não depende de as firmas e entidades serem _____. A firma em rede deve ser _____ clientes de auditoria das outras firmas da rede.
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima, de acordo com a NBC PA 400 - INDEPENDÊNCIA PARA TRABALHO DE AUDITORIA E REVISÃO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q998864 | Auditoria, Normas de Auditoria, Ciência Atuarial, RECIPREV PE, IBFC, 2024

As NBC`s TA tratam das Normas de Auditoria que versam sobre as responsabilidades gerais do auditor independente na condução da auditoria de demonstrações contábeis em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Especificamente, ela expõe os objetivos gerais do auditor independente e explica a natureza e o alcance da auditoria. Dito isso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q905947 | Auditoria, Normas de Auditoria, Ciências Contábeis Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

A NBC TA 701 trata da responsabilidade do auditor em comunicar os principais assuntos de auditoria em seu relatório sobre as demonstrações contábeis.


A comunicação dos principais assuntos de auditoria visa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.