Início

Questões de Concursos Normas de Auditoria

Resolva questões de Normas de Auditoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1044472 | Auditoria, Normas de Auditoria, Banco Central do Brasil BCB, CFC, FGV, 2024

A NBC TA ESTRUTURA CONCEITUAL, de 20 de novembro de 2015, define os conceitos e princípios fundamentais que orientam os trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis no Brasil. Ela estabelece as responsabilidades dos auditores em relação à execução de auditorias, revisões, outros trabalhos de asseguração e serviços correlatos, visando garantir a qualidade e a confiabilidade das informações financeiras auditadas. A estrutura conceitual aborda questões como a independência, a objetividade, o ceticismo profissional, a competência técnica e a ética que os auditores devem manter ao longo do processo de auditoria. Além disso, ela define os elementos e os objetivos dos serviços de auditoria, reforçando a necessidade de uma abordagem sistemática e disciplinada para fornecer uma base adequada para a emissão de opiniões sobre as demonstrações contábeis.

Quanto à NBC TA ESTRUTURA CONCEITUAL, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( )A NBC TA ESTRUTURA CONCEITUAL não é uma norma e, por conseguinte, não estabelece nenhum requisito (nem princípios básicos ou procedimentos essenciais) para a realização de auditorias, revisões ou outros trabalhos de asseguração.

( ) Trabalho de asseguração é o trabalho no qual o auditor independente visa obter evidências apropriadas e suficientes para expressar sua conclusão, de forma a aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto, de acordo com os critérios que sejam aplicáveis.

( )O “auditor independente” (pessoa física ou jurídica) é aquele que conduz o trabalho (geralmente o sócio responsável pelo trabalho ou outros membros da equipe, ou, conforme adequado, a firma), aplicando habilidades e técnicas de asseguração para obter segurança razoável ou limitada, conforme adequado, sobre se a informação do objeto está livre de distorções relevantes.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1051216 | Auditoria, Normas de Auditoria, Banco Central do Brasil BCB, CFC, FGV, 2024

De acordo com a NBC PA 11– REVISÃO EXTERNA DE QUALIDADE PELOS PARES, revisão pelos pares é o exame realizado por auditor independente nos trabalhos de auditoria executados por outro auditor independente, visando verificar se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1031809 | Auditoria, Normas de Auditoria, Bacharelado em Ciências Contábeis, CFC, FGV, 2025

Julgue as afirmativas a seguir, com base na NBC TP 01 (R1) - PERÍCIA CONTÁBIL.

I. Concluídos os trabalhos periciais, o perito nomeado deve apresentar laudo pericial contábil, e o assistente técnico deve oferecer seu parecer pericial contábil, obedecendo aos respectivos prazos legais e/ou contratuais.

II. O assistente técnico não pode validar o laudo pericial quando o documento tiver sido elaborado por leigo ou profissional de outra área, devendo, nesse caso, oferecer o parecer pericial contábil sobre a matéria periciada.

III. Mesmo quando assinado em conjunto por peritos, a responsabilidade acerca do laudo pericial contábil é exclusiva do perito nomeado, não sendo passível a assunção de responsabilidade solidária pelos demais peritos assinantes no documento.

IV. As respostas aos quesitos devem ser objetivas, completas e não lacônicas.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1044474 | Auditoria, Normas de Auditoria, Comissão de Valores Mobiliários CVM, CFC, FGV, 2024

A NBC PA 11 dispõe sobre a Revisão Externa de Qualidade pelos Pares, que consiste em um processo de acompanhamento do controle de qualidade dos trabalhos realizados pelos auditores independentes.
Com relação à referida norma, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( )O auditor deve submeter-se à Revisão pelos Pares, no mínimo, uma vez a cada ciclo de cinco anos.

( )As atividades operacionais do Comitê Administrador da Revisão Externa de Qualidade (CRE) são de responsabilidade do IBRACON, que indicará o Coordenador-Geral do Comitê.

( )O CRE é apoiado pelo Grupo Assessor, formado por contadores funcionários do CFC, com atribuições de proceder à análise dos relatórios elaborados pelos auditores revisores, realizar as diligências requisitadas pelo CRE, assessorar as reuniões deste e elaborar as respectivas atas e relatórios previstos nesta norma.

( )O auditor não pode atuar como Revisor quando não tenha sido submetido a sua primeira Revisão pelos Pares.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1069170 | Auditoria, Normas de Auditoria, Auditor Técnico de Tributos Manhã, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2022

Em relação aos procedimentos de auditoria descritos na NBC TA 500 (R1), julgue os itens seguintes.

I Caso necessário, o auditor pode utilizar o procedimento de reexecução, solicitando que funcionário da entidade realize novamente procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade.
II A indagação a pessoas de dentro ou de fora da entidade pode ser realizada de forma escrita formal ou oral informal e visa obter informações e conhecimentos financeiros e não financeiros sobre o objeto de auditoria.
III A confirmação externa, muito utilizada para reafirmar ou não os saldos da entidade, pode ter forma escrita, eletrônica ou ser feita por outras mídias.
IV Recálculo é o procedimento, manual ou eletrônico, por meio do qual o auditor verifica a exatidão matemática de documentos ou registros.

Estão certos apenas os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1044512 | Auditoria, Normas de Auditoria, Superintendência de Seguros Privados SUSEP, CFC, FGV, 2024

O Comunicado Técnico CTA 31 orienta auditores independentes no atendimento aos requisitos da Circular SUSEP nº 517/2015 e suas alterações. Considerando as diretrizes do Comunicado Técnico CTA 31 sobre a auditoria de entidades supervisionadas pela SUSEP, o auditor independente deve considerar diversos aspectos ao planejar e executar a auditoria das demonstrações contábeis.
Um dos principais requisitos a ser seguido pelo auditor, de acordo com a Circular SUSEP nº 616/2020, estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q977843 | Auditoria, Normas de Auditoria, Conhecimentos Específicos I, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com a NBC TA 530, que foi aprovada pela Resolução CFC n.º 1.222/2009, o objetivo da adoção da amostragem no trabalho de auditoria é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1056074 | Auditoria, Normas de Auditoria, Bacharel em Ciências Contábeis, CFC, CONSULPLAN, 2023

Ariovaldo, profissional graduado em ciências contábeis e com vasta experiência na área, foi legalmente nomeado perito judicial. Ao iniciar os trabalhos, Ariovaldo percebe que, para elaboração do Laudo e respostas aos quesitos formulados pelas partes, não se fazem necessários conhecimentos técnicos ou científicos especializados, mas, tão somente, planilhamento de lançamentos a débito e a crédito existentes em 72 contas bancárias do investigado, além de apuração dos montantes movimentados em todas as contas pelo período de 5 anos. Considerando o grande volume de trabalho, haja vista que todos os extratos bancários foram disponibilizados em meio físico (impressos), o fato de outros servidores do judiciário ou mesmo de outros órgãos públicos serem capazes de fazer o planilhamento e a apuração dos saldos movimentados, as disposições do Código de Processo Civil e, unicamente, as informações anteriormente disponibilizadas, Ariovaldo deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1038042 | Auditoria, Normas de Auditoria, Banco Central do Brasil BCB, CFC, FGV, 2024

O Comunicado Técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas CTA 21 R1, aprovado pelo CFC, oferece orientações detalhadas para a emissão de relatórios de auditoria relacionados ao Relatório do Conglomerado Prudencial e às Demonstrações Contábeis Consolidadas de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
Sobre o Relatório do Conglomerado Prudencial e a emissão do relatório do auditor independente, de acordo com o CTA 21, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1055023 | Auditoria, Normas de Auditoria, Sem cargo, CFC, CONSULPLAN, 2019

A NBC PP 01 estabelece critérios inerentes à atuação do contador na condição de perito. São considerados casos de suspeição a que está sujeito o perito do juízo segundo a referida norma, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q1051226 | Auditoria, Normas de Auditoria, Banco Central do Brasil BCB, CFC, FGV, 2024

De acordo com a NBC TA ESTRUTURA CONCEITUAL PARA TRABALHOS DE ASSEGURAÇÃO, em seu item 57, a principal característica do julgamento profissional esperada do auditor independente é que ele seja exercido por auditor cujo treinamento, conhecimento e experiência auxiliaram no desenvolvimento das _____ necessárias para alcançar julgamentos razoáveis.
Assinale a opção que completa o fragmento corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1012079 | Auditoria, Normas de Auditoria, Contador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base nas normas NBC TASP e NBC TI, julgue o item que se segue.

No processo de avaliação das informações contábeis, a informação suficiente deve ser factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa compreendê-la do mesmo modo que o auditor interno.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q1031807 | Auditoria, Normas de Auditoria, Bacharelado em Ciências Contábeis, CFC, FGV, 2025

Uma empresa de auditoria independente precisou contratar o trabalho de um especialista na área de Tecnologia da Informação. Após receber as conclusões do especialista, foi constatado que esse trabalho era adequado para fins da auditoria.
Com base na NBC TA 620 – UTILIZAÇÃO DO TRABALHO DE ESPECIALISTAS, assinale a afirmativa correta acerca da responsabilidade do auditor ao emitir a sua opinião.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q1038052 | Auditoria, Normas de Auditoria, Comissão de Valores Mobiliários CVM, CFC, FGV, 2024

De acordo com a NBC TA 540 (R2)– AUDITORIA DE ESTIMATIVAS CONTÁBEIS E DIVULGAÇÕES RELACIONADAS, ao testar como a administração elaborou a estimativa contábil, os procedimentos adicionais de auditoria devem incluir procedimentos para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação aos riscos de distorção relevante referentes à seleção e à aplicação dos métodos, das premissas significativas e dos dados usados pela administração na elaboração da estimativa contábil.
Com relação às premissas significativas, avalie as abordagens a seguir.

I. Se as premissas significativas são apropriadas no contexto da estrutura de relatório financeiro aplicável e, se aplicável, se as alterações em relação aos períodos anteriores são apropriadas.

II. Se os julgamentos exercidos na seleção das premissas significativas geram indicadores de possível tendenciosidade da administração.

III. Se as premissas significativas são consistentes entre si e com aquelas utilizadas em outras estimativas contábeis ou com premissas relacionadas utilizadas em outras áreas das atividades comerciais da entidade com base no conhecimento do auditor obtido na auditoria.

Os procedimentos adicionais de auditoria devem abordar o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1037466 | Auditoria, Normas de Auditoria, Segundo Exame, CFC, FGV, 2024

A perícia contábil é essencial para garantir uma solução justa e fundamentada em litígios, tanto judiciais quanto extrajudiciais, ao fornecer uma análise técnica e científica acerca dos fatos envolvidos.

De acordo com a NBC TP 01 – PERÍCIA CONTÁBIL, o principal objetivo da perícia contábil no contexto judicial e extrajudicial é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q1055468 | Auditoria, Normas de Auditoria, Sem cargo, CFC, CONSULPLAN, 2021

“Luciano, proprietário de uma determinada empresa falece, e, após divergências conciliatórias de seus beneficiários, o Juiz nomeia o perito contador Bertoldo, devidamente registrado, com o objetivo de inventariar contabilmente os bens dos herdeiros. Uma das filhas de Luciano, Marinete, para se certificar da transparência dos trabalhos do perito nomeado pelo Juiz, resolve contratar Pedro, um contador, como perito assistente técnico. Ao final dos trabalhos, Bertoldo elaborou um laudo pericial com a sua opinião sobre o patrimônio disputado pelos familiares na Justiça. Marinete não ficou satisfeita com o laudo publicado pelo perito e chama Pedro (perito assistente) para uma conversa a respeito.” Mesmo não havendo determinação em juízo, definindo o prazo para emissão do seu parecer, cabe a Pedro, perito assistente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1044475 | Auditoria, Normas de Auditoria, Comissão de Valores Mobiliários CVM, CFC, FGV, 2024

Com relação às representações formais previstas na NBC TA 580 (R1), avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Se a administração não fornecer uma ou mais das representações formais solicitadas, o auditor deve imediatamente ressalvar seu relatório de auditoria.

( )O auditor deve abster-se de emitir opinião no relatório de auditoria caso conclua que há dúvida suficiente a respeito da integridade da administração, e, consequentemente, as representações formais não sejam confiáveis.

( ) Caso a administração inclua nas representações formais uma linguagem qualificadora, no sentido de que as representações são feitas com base no seu melhor conhecimento e crença, o auditor pode aceitar tal redação caso esteja convencido de que as representações estão sendo feitas pelos que têm responsabilidades e conhecimento apropriados dos assuntos incluídos nas representações.

( )Os mandatos para auditorias das demonstrações contábeis de entidades do setor público podem ser menos amplos do que os de outras entidades.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q960574 | Auditoria, Normas de Auditoria, Contadoria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

“Um auditor, ao realizar seu trabalho, encontrou uma circunstância excepcional e julgou necessário não atender um requisito relevante de uma norma.” Segundo a NBC TA 230, neste caso, o auditor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q960575 | Auditoria, Normas de Auditoria, Contadoria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Segundo a NBC TA 230, um auditor, na conclusão da montagem do arquivo final de auditoria, pode fazer novas modificações na documentação de auditoria durante o processo final de montagem. Segundo a NBC TA 230, o auditor pode fazer estas modificações, se elas forem de natureza:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q909232 | Auditoria, Normas de Auditoria, Fiscal Tributário, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a NBC TA 500 (R1), de 2016, cabe ao auditor estruturar e demonstrar adequadamente as informações utilizadas para chegar às conclusões em que se fundamenta a sua opinião. Sobre a evidência de auditoria, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.