Questões de Concursos Normas de descrição de documentos

Resolva questões de Normas de descrição de documentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q196764 | Arquivologia, Normas de descrição de documentos, Analista Arquivologia, EBC, CESPE CEBRASPE

Com base no que dispõe a norma brasileira de descrição arquivística, julgue os itens a seguir.

A data de acumulação é a identificação cronológica por meio da qual se indica a data em que o documento foi produzido.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q135030 | Arquivologia, Normas de descrição de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 23ª REGIÃO, FCC

A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) acrescentou à ISAD(G) uma área nova, destinada a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q137944 | Arquivologia, Normas de descrição de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Aplicado aos materiais documentários, o termo descrição
compreende todas as atividades exigidas para a preparação de
instrumentos e meios de busca. Descrição, de acordo com o
dicionário, é a enumeração das qualidades essenciais de um
objeto.
T.R. Schellenberg. In: Documentos públicos e privados: arranjo
e descrição. Rio de Janeiro: FGV, 1980, p. 199.

A partir do tema do fragmento acima, julgue os itens seguintes,
relativos ao programa descritivo em arquivos.

A área de condições de acesso e uso da Norma Brasileira de Descrição Arquivística é formada pelos seguintes campos: nome do produtor, história administrativa, existência e localização de cópias, nível de descrição.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q137138 | Arquivologia, Normas de descrição de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 17ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Normas para descrição de documentos arquivísticos
visam garantir descrições consistentes, apropriadas e
autoexplicativas. A padronização da descrição, além de
proporcionar maior qualidade ao trabalho técnico, contribui para
a economia dos recursos aplicados e para a otimização das
informações recuperadas.

BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de
Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 96 a 101, acerca
dos instrumentos de pesquisa.

A data-assunto é o elemento de identificação cronológica do assunto de um documento, independentemente da sua data de produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q218317 | Arquivologia, Normas de descrição de documentos, Oficial Técnico de Inteligência Área de Arquivologia, ABIN, CESPE CEBRASPE

A grande acumulação de documentos públicos, aliada às necessidades da pesquisa e da divulgação, exige o estabelecimento de políticas de descrição que se concretizem em programas descritivos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Segundo a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística ISAD (G) , processos relacionados à descrição permitem instituir controles intelectuais necessários para tornar confiáveis, autênticas, significativas e acessíveis as descrições que serão mantidas ao longo do tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q157408 | Arquivologia, Normas de descrição de documentos, Arquivologista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto ao programa descritivo em arquivos, julgue os itens de
35 a 41.

Uma das diferenças existente entre a Norma Internacional de Descrição Arquivística e a NOBRADE é que esta trabalha pioneiramente com o conceito de tipologia documental relacionado diretamente com a unidade de classificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q199415 | Arquivologia, Normas de descrição de documentos, Analista Arquivologia, EBC, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens à luz da Norma Internacional para Descrição de Funções.

Na área de identificação, a descrição específica de uma função é feita mediante o registro de informações a respeito de como, quando e por qual instituição arquivística a descrição foi criada e mantida.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q157655 | Arquivologia, Normas de descrição de documentos, Arquivologista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto ao programa descritivo em arquivos, julgue os itens de
35 a 41.

Na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), o nível de descrição corresponde à posição da unidade de descrição em uma estrutura hierarquizada de organização do acervo.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q134375 | Arquivologia, Normas de descrição de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, a respeito das normas nacionais e
internacionais de arquivo.

De acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, são elementos de descrição obrigatórios: código de referência, título, data(s), nível de descrição, dimensão e suporte, nome do produtor e condições de acesso.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q194300 | Arquivologia, Normas de descrição de documentos, Analista, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base no que dispõe a norma brasileira de descrição
arquivística, julgue os itens a seguir.

A data de acumulação é a identificação cronológica por meio da qual se indica a data em que o documento foi produzido.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.