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Questões de Concursos Normas e Legislações de Contabilidade Pública

Resolva questões de Normas e Legislações de Contabilidade Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


102Q1050316 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Direito, TCE PA, FGV, 2024

A Lei nº 4.320, de 17/03/1964, estatuiu normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
De acordo com a legislação citada, é correto afirmar que
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103Q1042150 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Ciências Contábeis, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Em relação ao Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG), analise as afirmações a seguir:

I. Os RCPGs são os componentes centrais da transparência da informação contábil dos governos e de outras entidades do setor público, aprimorando-a e favorecendo-a.
II. Os RCPGs podem compreender múltiplos relatórios, cada qual atendendo a certos aspectos dos objetivos e do alcance da elaboração e divulgação da informação contábil.
III. O alcance da elaboração e divulgação da informação contábil estabelece o limite relacionado às transações e outros eventos e atividades que podem ser reportados nos RCPGs.

De acordo com a NBC TSP Estrutura Conceitual - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades no Setor Público, está correto o que se afirma em
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104Q1050363 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contabilidade, TCE PA, FGV, 2024

Em uma entidade do setor público, no Quadro das Contas de Compensação no Balanço Patrimonial, são considerados atos potenciais ativos, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP):
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105Q1064272 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contabilidade, TCE PA, FGV, 2024

Em uma entidade do setor público, pode ser caracterizada como mudança de política contábil, a mudança relacionada à alteração de
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106Q982387 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contabilidade, MPE RS, AOCP, 2025

Sobre o reconhecimento das variações patrimoniais aumentativas e diminutivas, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Considera-se realizada a variação patrimonial aumentativa (VPA) quando houver a extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior.
II. Considera-se realizada a variação patrimonial diminutiva (VPD) quando houver o recebimento efetivo de doações e subvenções e pela geração natural de novos ativos, independentemente da intervenção de terceiros.
III. Considera-se realizada a variação patrimonial aumentativa (VPA) nas transações com contribuintes e terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela ocorrência de um fato gerador de natureza tributária, investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à entidade, ou fruição de serviços por esta prestados.
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107Q1060573 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Especialidade Contabilidade, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

De acordo com a NBC TSP 13- Apresentação de Informação Orçamentária nas Demonstrações Contábeis, as diferenças entre os valores realizados considerados consistentes com a base comparável, e os valores realizados reconhecidos nas demonstrações contábeis podem ser classificadas.
Em relação às classificações e explicações, de acordo com a norma, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Diferenças de regime: ocorrem quando o orçamento aprovado é elaborado em regime diferente do regime contábil. ( ) Diferenças temporais: ocorrem quando o período orçado difere do período a que se referem as demonstrações contábeis. ( ) Diferenças de elaborador: ocorrem quando o responsável pela equipe que elabora o orçamento é diferente do que elabora as demonstrações contábeis. ( ) Diferenças de entidade: ocorrem quando o orçamento não leva em consideração os programas ou entidades que fazem parte da entidade para as quais as demonstrações contábeis são elaboradas.

As afirmativas são, respectivamente,
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108Q1064031 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Tarde, CVM, FGV, 2024

Com o objetivo de subsidiar o controle da execução orçamentária, foram estabelecidos procedimentos contábeis que registram as etapas da receita e da despesa orçamentárias. Os procedimentos relativos à despesa orçamentária estão alinhados às disposições do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e da Lei nº 4.320/1964.

Dessa forma, o lançamento a ser feito quando da ocorrência do fato gerador de uma despesa orçamentária:
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109Q1031804 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Bacharelado em Ciências Contábeis, CFC, FGV, 2025

Com relação aos usuários dos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( )Os RCPGs devem ser elaborados e divulgados, principalmente, para atender às necessidades de informações dos usuários dos serviços e dos provedores de recursos, quando estes detêm a prerrogativa de exigir que a entidade do setor público divulgue as informações que atendam às suas necessidades específicas.

( )Os membros do Poder Legislativo são também usuários primários dos RCPGs e utilizam extensiva e continuamente os relatórios enquanto atuam como representantes dos interesses dos usuários de serviços e dos provedores de recursos.

( )Alguns usuários dos serviços e alguns provedores de recursos que dependem dos RCPGs para obter informações que eles necessitam para os propósitos de prestação de contas e responsabilização e tomada de decisão podem não ser cidadãos, como, agências bilaterais ou multilaterais.


De acordo com a NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL- ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL DE PROPÓSITO GERAL PELAS ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO as afirmativas são, respectivamente,
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110Q1042151 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Ciências Contábeis, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Relacione os Balanços, de acordo com a Lei 4.320/64, com as suas respectivas composições.

1. Balanço Orçamentário.
2. Balanço Financeiro.
3. Balanço Patrimonial.

( ) Demonstra o ativo financeiro e permanente, o passivo financeiro e permanente, o saldo patrimonial e as contas de compensação.
( ) Demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
( ) Demonstra a receita e a despesa orçamentárias e os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
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111Q1048570 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contabilidade, TJ RR, FGV, 2024

De acordo com a Lei nº 4.320/1964, de forma a evidenciar a política econômica e financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade, a Lei do Orçamento conterá a discriminação
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112Q981684 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contador, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No setor público, são identificadas como despesas de exercícios anteriores
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113Q1050296 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto a seguir:

A Lei no 4.320, de 1964, traz normas para elaboração dos orçamentos e balanços do setor público em seus três níveis. De acordo com esse dispositivo, é possível identificarmos despesas que foram empenhadas pelo ente público, mas que não serão pagas até o dia 31 de dezembro do ano corrente, assim como também há a possibilidade de autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

O texto trata, respectivamente, dos conceitos de
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114Q1064250 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contabilidade, TCE PA, FGV, 2024

Um hospital universitário utiliza força de trabalho de estudantes. Deste modo, o hospital não é o responsável pelo desembolso, no entanto, tem benefícios dele.
Assinale a opção que indica a atribuição dos custos de recursos que não geram desembolsos, de acordo com a NBC TSP 34 – Custos no Setor Público
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115Q1041247 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Tecnico Judiciario, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Quanto à mensuração de ativos e passivos de acordo com o MCASP (10.ª edição), julgue o próximo item.

As tabelas de vida útil para cada categoria de bem do ativo imobilizado são padronizadas no MCASP para o cálculo da depreciação, a fim de gerar consistência nos demonstrativos contábeis.

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116Q1037683 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Ciência Contábeis, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Uma entidade do setor público concluiu que um ativo imobilizado deveria ser apropriado imediatamente como custo, por ser de baixo valor, ao invés de depreciado por diversos períodos.
De acordo com a NBC TSP 34 – Custos no Setor Público, ao decidir por esse procedimento contábil, a entidade considera a característica qualitativa(i) combinada com as restrições às seguintes características(ii):
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117Q1037461 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Segundo Exame, CFC, FGV, 2024

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), entre os objetivos do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público está distinguir os registros de natureza patrimonial, orçamentária e de controle.
A natureza de informação de controle registra, processa e evidencia os atos de gestão com função específica de controle, bem como aqueles
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118Q1071510 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Analista de Controle Interno, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

As estruturas e a composição das Demonstrações Contábeis estão de acordo com o padrão da contabilidade aplicada ao setor público brasileiro e são compostas por:
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119Q1037680 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Ciência Contábeis, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Uma entidade do setor público usa o regime de caixa na apresentação do orçamento aprovado e o regime de competência para as demonstrações contábeis.
De acordo com a NBC TSP 13 – Apresentação de Informação Orçamentária nas Demonstrações Contábeis, os principais totais apresentados na demonstração das informações orçamentárias devem ser conciliados aos fluxos de caixa líquidos das seguintes atividades apresentados na NBC TSP 12 – Demonstração dos Fluxos de Caixa:
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120Q1031803 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Bacharelado em Ciências Contábeis, CFC, FGV, 2025

De acordo com a NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL - ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL DE PROPÓSITO GERAL PELAS ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO, as informações financeiras e não financeiras são relevantes quando
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