Início Questões de Concursos Normas e Legislações de Contabilidade Pública Resolva questões de Normas e Legislações de Contabilidade Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Normas e Legislações de Contabilidade Pública Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q1060110 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Direito, TCE PA, FGV, 2024De acordo com a Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, avalie se o Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal tem por finalidade: I. formular o planejamento estratégico nacional, planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento econômico e social. II. formular o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. III. gerenciar o processo de planejamento e orçamento federal. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q1060624 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contador, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024A NBC TSP34 - Custos no Setor Público encoraja, mas não obriga, as entidades com maior grau de maturidade de modelos de gerenciamento de custos, a avaliarem o custo-benefício da utilização do ABC para operacionalizar o rastreamento dos custos indiretos até as entregas. Assinale a opção que indica o momento em que essa avaliação édesnecessária. ✂️ a) Quando não há custos indiretos na produção. ✂️ b) Quando a atribuição dos custos indiretos não é relevante. ✂️ c) Quando há predominância de custos fixos, em detrimento dos variáveis. ✂️ d) Quando há predominância de custos variáveis, em detrimento dos fixos. ✂️ e) Quando os critérios de rateio utilizados para os custos indiretos são satisfatórios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q1037921 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Específica de Área Comum Manhã, TCE PI, FGV, 2025Em relação ao orçamento final, considere as informações a seguir. I. Reservas e transferências. II. Alocações e créditos adicionais. III. Estimativas e projeções divulgadas para os períodos seguintes. De acordo com a NBC TSP 13 – Apresentação de Informação Orçamentária nas Demonstrações Contábeis, o orçamento final é o orçamento original ajustado pelo que se apresenta em ✂️ a) I, apenas ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q1060626 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contador, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024Assinale a opção que indica uma operação que não se equipara às operações de crédito, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). ✂️ a) A assunção de obrigação entre pessoas jurídicas integrantes do mesmo ente, seja ele Estado, Distrito Federal ou Município. ✂️ b) A assunção de obrigação, sem autorização orçamentária, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e serviços. ✂️ c) A assunção, o reconhecimento ou a confissão de dívidas pelo ente da Federação, sem prejuízo do cumprimento das exigências para a geração de despesa. ✂️ d) O recebimento antecipado de valores de empresa em que o poder público detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislação. ✂️ e) A assunção direta de compromisso, a confissão de dívida ou operação assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou serviços, mediante emissão, aceite ou aval de título de crédito, não se aplicando esta vedação a empresas estatais dependentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q1036821 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Ciências Contábeis Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024Um analista de controle estava conduzindo uma ação de fiscalização em uma autarquia pública e analisando especificamente o tratamento dado pela autarquia a transações sem efetivo fluxo de caixa. O analista observou que a entidade fiscalizada registrava compensações entre dívida ativa e precatórios sob a forma de encontro de contas. Ele consultou as disposições do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) acerca do tratamento de transações sem efetivo fluxo de caixa e verificou que ✂️ a) as referidas transações não geram ingresso financeiro de receita e não devem ser consideradas na execução orçamentária. ✂️ b) tais transações requerem prioritariamente os registros de natureza patrimonial para fins de controle. ✂️ c) o registro em contas orçamentárias e de controle é facultativo nos casos de dação em pagamento de dívida ativa. ✂️ d) o registro por meio da compensação entre ativos e passivos pode causar distorções na apuração de resultados fiscais. ✂️ e) o encontro de contas é recomendável quando inexistir fluxo financeiro, mais especificamente de caixa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q1030689 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Auditor Substituto de Conselheiro, TCE RR, FGV, 2025De acordo com a NBC TSP 34 – Custos no Setor Público, na comparabilidade entre entidades ou entre suas unidades, é necessário que a entidade responsável por estabelecer a análise comparativa aplique modelo de gerenciamento de custos padronizado em suas entidades ou unidades vinculadas para garantir a qualidade da análise. Nesse caso, é recomendável que, quando a comparação incidir sobre a mensuração do objeto de custo final, ✂️ a) seja adotado o custeio direto, por considerar irrelevante a atribuição dos custos indiretos. ✂️ b) a escolha do método de custeio seja discricionária, de acordo com o julgamento exercido por cada entidade. ✂️ c) seja adotado o custeio por absorção integral, para fazer o rastreamento de custos indiretos até os objetos de custo final. ✂️ d) seja adotado o custeio direto, para que os custos comparáveis resultem da atribuição de todos os custos, finalísticos e de suporte. ✂️ e) seja adotado o custeio por absorção integral, para não subestimar os insumos consumidos ou utilizados pelas entidades ou centros em comparação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q980820 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Auditor Fiscal de Rendas Municipais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em conformidade com a Lei nº 4.320/1964, Capítulo IV – dos Balanços, a avaliação dos elementos patrimoniais obedece determinadas normas. Por exemplo, de acordo com a citada lei, os bens de almoxarifado são avaliados pelo ✂️ a) valor nominal. ✂️ b) valor de aquisição. ✂️ c) valor de marcação a mercado. ✂️ d) preço médio ponderado das compras. ✂️ e) preço corrente do custo de reposição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q1041248 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Tecnico Judiciario, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025Quanto à mensuração de ativos e passivos de acordo com o MCASP (10.ª edição), julgue o próximo item.Utiliza-se a exaustão para a redução do valor dos ativos que representam recursos naturais esgotáveis, de vida econômica limitada, e cuja utilização é realizada por meio de exploração. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q979358 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) elenca alguns tipos de provisões, como provisões para riscos trabalhistas, riscos fiscais e riscos cíveis, entre outras. O processo de convergência às normas internacionais de contabilidade ocasionou mudanças significativas na definição de provisões. Com as mudanças adotadas, as provisões deixaram de se referir a ajustes dos valores contábeis ✂️ a) de ativos e passaram a se referir apenas a passivos de prazo ou valor incertos. ✂️ b) das estimativas de empenhos ordinários liquidados cujos valores serão apurados. ✂️ c) da inscrição de restos a pagar não processados ou processados de valores incertos. ✂️ d) dos investimentos contratados relativos aos convênios cujos valores serão apurados. ✂️ e) de passivos e passaram a referir apenas às cotas em tesouraria ou valor incertos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q1032239 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contabilidade Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025De acordo com a NBC TSP Estrutura Conceitual, os fenômenos econômicos e outros fenômenos representados no Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG) ocorrem normalmente sob condições de incerteza. Assinale a opção que indica o posicionamento da estrutura conceitual em relação às estimativas. ✂️ a) Devem ser evitadas sempre que possível. ✂️ b) Devem ser utilizadas apenas quando representarem certeza em relação aos dados. ✂️ c) Devem ser utilizadas apenas quando se referirem a fato novo para a entidade. ✂️ d) Devem ser suportadas por laudos de peritos especializados e independentes. ✂️ e) Devem ser baseadas em dados apropriados e que refletem a melhor informação disponível. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q1041251 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Tecnico Judiciario, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025Quanto à mensuração de ativos e passivos de acordo com o MCASP (10.ª edição), julgue o próximo item.Ativos intangíveis com vida útil indefinida não devem ser amortizados, mas a entidade deve realizar teste comparativo entre o valor contábil e o valor recuperável deles sempre que existirem indícios de perda de valor. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q1041987 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Controlador Interno, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024Em relação à avaliação dos elementos patrimoniais, de acordo com a Lei nº 4.320/64, os bens móveis e imóveis, que não apresentam perda de recuperabilidade, são avaliados pelo: ✂️ a) custo histórico ou custo corrente. ✂️ b) valor justo ou custo de reposição. ✂️ c) valor de aquisição ou custo de reposição. ✂️ d) custo de produção/ construção ou valor justo. ✂️ e) valor de aquisição ou custo de produção/ construção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q1042040 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024A NBC TSP - Estrutura Conceitual (Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público) apresenta as características qualitativas da informação incluída no relatório contábil de propósito geral das entidades do setor público. A tempestividade significa ter informação ✂️ a) que representa fielmente um fenômeno, de modo completo, neutro e livre de erro. ✂️ b) que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. ✂️ c) capaz de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. ✂️ d) disponível para os usuários, antes que ela perca sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização e tomada de decisão. ✂️ e) que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nos relatórios contábeis representa fielmente os fenômenos que se propõe a representar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q1069997 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Especialidade Contábil Financeira, SEFAZ RJ, CESPE CEBRASPE, 2025De acordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicáveis ao setor público, a unidade, definida no modelo de gerenciamento de custos, responsável pela condução das atividades e pela disponibilização de bens ou serviços, cujos recursos e resultados podem se distinguir de outros centros, cabendo aos seus gestores a prestação de contas à alta administração da entidade do setor público, é denominada ✂️ a) unidade gerencial. ✂️ b) centro de custos. ✂️ c) centro de lucro. ✂️ d) centro de responsabilidade. ✂️ e) departamento de serviços. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 55Q1050300 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024De acordo com Lei 10180/20021, integram o Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, como órgão central, os órgãos setoriais e os órgãos específicos. Em relação às competências das unidades responsáveis pelas atividades de orçamento, analise o que se afirma a seguir: I. estabelecer classificações orçamentárias, tendo em vista as necessidades de sua harmonização com o planejamento e o controle. II. elaborar e supervisionar a execução de planos e programas nacionais e setoriais de desenvolvimento econômico e social. III. assegurar que as unidades administrativas responsáveis pela execução dos programas, projetos e atividades da Administração Pública Federal mantenham rotinas de acompanhamento e avaliação da sua programação. São competências das unidades responsáveis pelas atividades de orçamento o que se afirma em ✂️ a) I, somente. ✂️ b) I e II, somente. ✂️ c) I e III, somente. ✂️ d) II e III, somente. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 56Q1041991 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Controlador Interno, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024A dívida ativa é o conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, não recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez. De acordo com a Lei 4320/64, o valor do crédito da Fazenda Nacional em moeda estrangeira será convertido ao correspondente valor na moeda nacional à taxa cambial oficial, para compra na data: ✂️ a) em que se espera que haja recebimento do valor contabilizado. ✂️ b) da notificação ou intimação do devedor, pela autoridade administrativa. ✂️ c) em que ocorreu o fato que originou o crédito contabilizado como dívida ativa. ✂️ d) de fechamento das demonstrações contábeis do ano em que ocorreu o fato que originou o crédito contabilizado como dívida ativa. ✂️ e) de fechamento das demonstrações contábeis do ano em que ocorreu a notificação ou intimação do devedor, pela autoridade administrativa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 57Q1056607 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Bacharelado em Ciências Contábeis, CFC, CONSULPLAN, 2023Considere, hipoteticamente, que, no ano de 2022, a União pagou R$ 2 bilhões relativos a juros sobre operações de crédito efetivamente contratadas. Com base no disposto no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP, 9ª Edição/2021, assinale a alternativa que apresenta a correta classificação por natureza dessa despesa orçamentária sobre a categoria econômica; o grupo; e, o elemento da despesa, respectivamente. ✂️ a) Despesa Corrente; Juros e Encargos da Dívida; e, Juros sobre a Dívida por Contrato. ✂️ b) Despesa de Capital; Juros e Encargos da Dívida; e, Juros sobre a Dívida por Contrato. ✂️ c) Despesa Corrente; Outras Despesas Correntes; e, Outros Encargos sobre a Dívida por Contrato. ✂️ d) Despesa de Capital; Juros e Encargos da Dívida; e, Outros Encargos sobre a Dívida por Contrato. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 58Q1042041 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024De acordo com a Lei n° 4.320/64, a verificação da procedência do crédito fiscal e da pessoa que lhe é devedora acontece na seguinte etapa da receita orçamentária: ✂️ a) previsão. ✂️ b) verificação. ✂️ c) lançamento. ✂️ d) arrecadação. ✂️ e) recolhimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 59Q1050253 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Auxiliar Técnico de Controle Externo, TCE PA, FGV, 2024Em relação à dívida fundada de uma entidade do setor público, analise as afirmativas a seguir. I. É composta por restos a pagar, serviços da dívida a pagar, depósitos e débitos de tesouraria. II. Compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos. III. Será escriturada com individuação e especificações que permitam verificar, a qualquer momento, a posição dos empréstimos, bem como os respectivos serviços de amortização e juros. De acordo com a Lei nº 4.320/64, diz respeito à dívida fundada o que se afirma em ✂️ a) I, somente. ✂️ b) I e II, somente. ✂️ c) I e III, somente. ✂️ d) II e III, somente. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 60Q976287 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contador, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025Ao final de cada exercício financeiro, os Entes públicos devem verificar os valores a serem inscritos em Restos a Pagar, respeitados os requisitos legais. Assinale a alternativa incorreta no que diz respeito aos dispositivos legais que tratam dos Restos a Pagar: ✂️ a) O pagamento dos Restos a Pagar consiste em uma despesa extraorçamentária. ✂️ b) Os valores inscritos em Restos a Pagar devem ser liquidados integralmente até o último dia do exercício seguinte àquele em foram inscritos. ✂️ c) Somente podem ser inscritos como Restos a Pagar os valores empenhados, podendo estar liquidados ou não. ✂️ d) Valores inscritos em Restos a Pagar podem ser anulados (cancelados). ✂️ e) É vedado ao titular de Poder ou órgão público, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
41Q1060110 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Direito, TCE PA, FGV, 2024De acordo com a Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, avalie se o Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal tem por finalidade: I. formular o planejamento estratégico nacional, planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento econômico e social. II. formular o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. III. gerenciar o processo de planejamento e orçamento federal. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q1060624 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contador, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024A NBC TSP34 - Custos no Setor Público encoraja, mas não obriga, as entidades com maior grau de maturidade de modelos de gerenciamento de custos, a avaliarem o custo-benefício da utilização do ABC para operacionalizar o rastreamento dos custos indiretos até as entregas. Assinale a opção que indica o momento em que essa avaliação édesnecessária. ✂️ a) Quando não há custos indiretos na produção. ✂️ b) Quando a atribuição dos custos indiretos não é relevante. ✂️ c) Quando há predominância de custos fixos, em detrimento dos variáveis. ✂️ d) Quando há predominância de custos variáveis, em detrimento dos fixos. ✂️ e) Quando os critérios de rateio utilizados para os custos indiretos são satisfatórios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q1037921 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Específica de Área Comum Manhã, TCE PI, FGV, 2025Em relação ao orçamento final, considere as informações a seguir. I. Reservas e transferências. II. Alocações e créditos adicionais. III. Estimativas e projeções divulgadas para os períodos seguintes. De acordo com a NBC TSP 13 – Apresentação de Informação Orçamentária nas Demonstrações Contábeis, o orçamento final é o orçamento original ajustado pelo que se apresenta em ✂️ a) I, apenas ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q1060626 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contador, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024Assinale a opção que indica uma operação que não se equipara às operações de crédito, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). ✂️ a) A assunção de obrigação entre pessoas jurídicas integrantes do mesmo ente, seja ele Estado, Distrito Federal ou Município. ✂️ b) A assunção de obrigação, sem autorização orçamentária, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e serviços. ✂️ c) A assunção, o reconhecimento ou a confissão de dívidas pelo ente da Federação, sem prejuízo do cumprimento das exigências para a geração de despesa. ✂️ d) O recebimento antecipado de valores de empresa em que o poder público detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislação. ✂️ e) A assunção direta de compromisso, a confissão de dívida ou operação assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou serviços, mediante emissão, aceite ou aval de título de crédito, não se aplicando esta vedação a empresas estatais dependentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q1036821 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Ciências Contábeis Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024Um analista de controle estava conduzindo uma ação de fiscalização em uma autarquia pública e analisando especificamente o tratamento dado pela autarquia a transações sem efetivo fluxo de caixa. O analista observou que a entidade fiscalizada registrava compensações entre dívida ativa e precatórios sob a forma de encontro de contas. Ele consultou as disposições do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) acerca do tratamento de transações sem efetivo fluxo de caixa e verificou que ✂️ a) as referidas transações não geram ingresso financeiro de receita e não devem ser consideradas na execução orçamentária. ✂️ b) tais transações requerem prioritariamente os registros de natureza patrimonial para fins de controle. ✂️ c) o registro em contas orçamentárias e de controle é facultativo nos casos de dação em pagamento de dívida ativa. ✂️ d) o registro por meio da compensação entre ativos e passivos pode causar distorções na apuração de resultados fiscais. ✂️ e) o encontro de contas é recomendável quando inexistir fluxo financeiro, mais especificamente de caixa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q1030689 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Auditor Substituto de Conselheiro, TCE RR, FGV, 2025De acordo com a NBC TSP 34 – Custos no Setor Público, na comparabilidade entre entidades ou entre suas unidades, é necessário que a entidade responsável por estabelecer a análise comparativa aplique modelo de gerenciamento de custos padronizado em suas entidades ou unidades vinculadas para garantir a qualidade da análise. Nesse caso, é recomendável que, quando a comparação incidir sobre a mensuração do objeto de custo final, ✂️ a) seja adotado o custeio direto, por considerar irrelevante a atribuição dos custos indiretos. ✂️ b) a escolha do método de custeio seja discricionária, de acordo com o julgamento exercido por cada entidade. ✂️ c) seja adotado o custeio por absorção integral, para fazer o rastreamento de custos indiretos até os objetos de custo final. ✂️ d) seja adotado o custeio direto, para que os custos comparáveis resultem da atribuição de todos os custos, finalísticos e de suporte. ✂️ e) seja adotado o custeio por absorção integral, para não subestimar os insumos consumidos ou utilizados pelas entidades ou centros em comparação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q980820 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Auditor Fiscal de Rendas Municipais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em conformidade com a Lei nº 4.320/1964, Capítulo IV – dos Balanços, a avaliação dos elementos patrimoniais obedece determinadas normas. Por exemplo, de acordo com a citada lei, os bens de almoxarifado são avaliados pelo ✂️ a) valor nominal. ✂️ b) valor de aquisição. ✂️ c) valor de marcação a mercado. ✂️ d) preço médio ponderado das compras. ✂️ e) preço corrente do custo de reposição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q1041248 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Tecnico Judiciario, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025Quanto à mensuração de ativos e passivos de acordo com o MCASP (10.ª edição), julgue o próximo item.Utiliza-se a exaustão para a redução do valor dos ativos que representam recursos naturais esgotáveis, de vida econômica limitada, e cuja utilização é realizada por meio de exploração. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q979358 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) elenca alguns tipos de provisões, como provisões para riscos trabalhistas, riscos fiscais e riscos cíveis, entre outras. O processo de convergência às normas internacionais de contabilidade ocasionou mudanças significativas na definição de provisões. Com as mudanças adotadas, as provisões deixaram de se referir a ajustes dos valores contábeis ✂️ a) de ativos e passaram a se referir apenas a passivos de prazo ou valor incertos. ✂️ b) das estimativas de empenhos ordinários liquidados cujos valores serão apurados. ✂️ c) da inscrição de restos a pagar não processados ou processados de valores incertos. ✂️ d) dos investimentos contratados relativos aos convênios cujos valores serão apurados. ✂️ e) de passivos e passaram a referir apenas às cotas em tesouraria ou valor incertos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q1032239 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contabilidade Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025De acordo com a NBC TSP Estrutura Conceitual, os fenômenos econômicos e outros fenômenos representados no Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG) ocorrem normalmente sob condições de incerteza. Assinale a opção que indica o posicionamento da estrutura conceitual em relação às estimativas. ✂️ a) Devem ser evitadas sempre que possível. ✂️ b) Devem ser utilizadas apenas quando representarem certeza em relação aos dados. ✂️ c) Devem ser utilizadas apenas quando se referirem a fato novo para a entidade. ✂️ d) Devem ser suportadas por laudos de peritos especializados e independentes. ✂️ e) Devem ser baseadas em dados apropriados e que refletem a melhor informação disponível. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q1041251 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Tecnico Judiciario, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025Quanto à mensuração de ativos e passivos de acordo com o MCASP (10.ª edição), julgue o próximo item.Ativos intangíveis com vida útil indefinida não devem ser amortizados, mas a entidade deve realizar teste comparativo entre o valor contábil e o valor recuperável deles sempre que existirem indícios de perda de valor. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q1041987 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Controlador Interno, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024Em relação à avaliação dos elementos patrimoniais, de acordo com a Lei nº 4.320/64, os bens móveis e imóveis, que não apresentam perda de recuperabilidade, são avaliados pelo: ✂️ a) custo histórico ou custo corrente. ✂️ b) valor justo ou custo de reposição. ✂️ c) valor de aquisição ou custo de reposição. ✂️ d) custo de produção/ construção ou valor justo. ✂️ e) valor de aquisição ou custo de produção/ construção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q1042040 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024A NBC TSP - Estrutura Conceitual (Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público) apresenta as características qualitativas da informação incluída no relatório contábil de propósito geral das entidades do setor público. A tempestividade significa ter informação ✂️ a) que representa fielmente um fenômeno, de modo completo, neutro e livre de erro. ✂️ b) que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. ✂️ c) capaz de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. ✂️ d) disponível para os usuários, antes que ela perca sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização e tomada de decisão. ✂️ e) que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nos relatórios contábeis representa fielmente os fenômenos que se propõe a representar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q1069997 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Especialidade Contábil Financeira, SEFAZ RJ, CESPE CEBRASPE, 2025De acordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicáveis ao setor público, a unidade, definida no modelo de gerenciamento de custos, responsável pela condução das atividades e pela disponibilização de bens ou serviços, cujos recursos e resultados podem se distinguir de outros centros, cabendo aos seus gestores a prestação de contas à alta administração da entidade do setor público, é denominada ✂️ a) unidade gerencial. ✂️ b) centro de custos. ✂️ c) centro de lucro. ✂️ d) centro de responsabilidade. ✂️ e) departamento de serviços. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
55Q1050300 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024De acordo com Lei 10180/20021, integram o Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, como órgão central, os órgãos setoriais e os órgãos específicos. Em relação às competências das unidades responsáveis pelas atividades de orçamento, analise o que se afirma a seguir: I. estabelecer classificações orçamentárias, tendo em vista as necessidades de sua harmonização com o planejamento e o controle. II. elaborar e supervisionar a execução de planos e programas nacionais e setoriais de desenvolvimento econômico e social. III. assegurar que as unidades administrativas responsáveis pela execução dos programas, projetos e atividades da Administração Pública Federal mantenham rotinas de acompanhamento e avaliação da sua programação. São competências das unidades responsáveis pelas atividades de orçamento o que se afirma em ✂️ a) I, somente. ✂️ b) I e II, somente. ✂️ c) I e III, somente. ✂️ d) II e III, somente. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
56Q1041991 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Controlador Interno, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024A dívida ativa é o conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, não recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez. De acordo com a Lei 4320/64, o valor do crédito da Fazenda Nacional em moeda estrangeira será convertido ao correspondente valor na moeda nacional à taxa cambial oficial, para compra na data: ✂️ a) em que se espera que haja recebimento do valor contabilizado. ✂️ b) da notificação ou intimação do devedor, pela autoridade administrativa. ✂️ c) em que ocorreu o fato que originou o crédito contabilizado como dívida ativa. ✂️ d) de fechamento das demonstrações contábeis do ano em que ocorreu o fato que originou o crédito contabilizado como dívida ativa. ✂️ e) de fechamento das demonstrações contábeis do ano em que ocorreu a notificação ou intimação do devedor, pela autoridade administrativa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
57Q1056607 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Bacharelado em Ciências Contábeis, CFC, CONSULPLAN, 2023Considere, hipoteticamente, que, no ano de 2022, a União pagou R$ 2 bilhões relativos a juros sobre operações de crédito efetivamente contratadas. Com base no disposto no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP, 9ª Edição/2021, assinale a alternativa que apresenta a correta classificação por natureza dessa despesa orçamentária sobre a categoria econômica; o grupo; e, o elemento da despesa, respectivamente. ✂️ a) Despesa Corrente; Juros e Encargos da Dívida; e, Juros sobre a Dívida por Contrato. ✂️ b) Despesa de Capital; Juros e Encargos da Dívida; e, Juros sobre a Dívida por Contrato. ✂️ c) Despesa Corrente; Outras Despesas Correntes; e, Outros Encargos sobre a Dívida por Contrato. ✂️ d) Despesa de Capital; Juros e Encargos da Dívida; e, Outros Encargos sobre a Dívida por Contrato. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
58Q1042041 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024De acordo com a Lei n° 4.320/64, a verificação da procedência do crédito fiscal e da pessoa que lhe é devedora acontece na seguinte etapa da receita orçamentária: ✂️ a) previsão. ✂️ b) verificação. ✂️ c) lançamento. ✂️ d) arrecadação. ✂️ e) recolhimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
59Q1050253 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Auxiliar Técnico de Controle Externo, TCE PA, FGV, 2024Em relação à dívida fundada de uma entidade do setor público, analise as afirmativas a seguir. I. É composta por restos a pagar, serviços da dívida a pagar, depósitos e débitos de tesouraria. II. Compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos. III. Será escriturada com individuação e especificações que permitam verificar, a qualquer momento, a posição dos empréstimos, bem como os respectivos serviços de amortização e juros. De acordo com a Lei nº 4.320/64, diz respeito à dívida fundada o que se afirma em ✂️ a) I, somente. ✂️ b) I e II, somente. ✂️ c) I e III, somente. ✂️ d) II e III, somente. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
60Q976287 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contador, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025Ao final de cada exercício financeiro, os Entes públicos devem verificar os valores a serem inscritos em Restos a Pagar, respeitados os requisitos legais. Assinale a alternativa incorreta no que diz respeito aos dispositivos legais que tratam dos Restos a Pagar: ✂️ a) O pagamento dos Restos a Pagar consiste em uma despesa extraorçamentária. ✂️ b) Os valores inscritos em Restos a Pagar devem ser liquidados integralmente até o último dia do exercício seguinte àquele em foram inscritos. ✂️ c) Somente podem ser inscritos como Restos a Pagar os valores empenhados, podendo estar liquidados ou não. ✂️ d) Valores inscritos em Restos a Pagar podem ser anulados (cancelados). ✂️ e) É vedado ao titular de Poder ou órgão público, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro