Questões de Concursos Normas e Leis

Resolva questões de Normas e Leis comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q433439 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Profissional Júnior, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

Sobre os atos normativos adotados no ordenamento jurídico brasileiro, considere as afirmativas abaixo.

I - A suspensão, pelo Senado, da execução de lei declarada inconstitucional pelo STF, no controle concreto- difuso, se dá por meio de resolução.

II - O Congresso Nacional suspende os atos normativos do Presidente da República que exorbitem do poder regulamentar por meio de decreto legislativo.

III - O Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, pode criar um tipo penal por meio de lei complementar.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q448667 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, IADES, 2018

Se o Brasil celebrar novo tratado sobre telecomunicações, estipulando regras para uso do espectro para exploração do serviço de banda larga móvel, após incorporação ao ordenamento jurídico, tal norma terá status de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q443471 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

A respeito do direito constitucional, julgue os itens de 56 a 75.

Lei municipal que obrigue a instalação, em estabelecimento bancário, de equipamentos de segurança é considerada constitucional, pois aborda um assunto de interesse eminentemente local.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q425827 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com o advento da Constituição de 1988 e a promulgação de uma série de leis ordinárias sobre a matéria, o Brasil passou a contar com um arcabouço legal coeso para a concessão de serviços públicos. Com fundamentação nessa base legal, julgue os itens subseqüentes.

A minuta do contrato constitui item obrigatório de um edital para a concessão de serviços públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q446462 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Procurador do Trabalho, MPT, 2017

Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q430910 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

Lei n.º X, de 14 de junho de 2006

Proíbe o gozo de férias simultâneo por mais de um terço dos servidores de cada um dos setores operacionais da autarquia federal Y e extingue a gratificação especial de localidade paga aos servidores da autarquia federal Z.

O Presidente da República

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1.º Fica proibido, a partir da vigência desta lei, o gozo de férias simultâneo por mais de um terço dos servidores de cada um dos setores operacionais da autarquia federal Y.

Art. 2.º Fica extinta a gratificação especial de localidade paga aos servidores da autarquia federal Z.

Parágrafo único. Fica garantido o pagamento da gratificação de que trata o caput deste artigo aos servidores que, até o dia 31 de maio de 2006, cumpriram os requisitos para o recebimento da vantagem.

Art. 3.º Esta lei entra em vigor no prazo de um mês após a sua publicação.

Art. 4.º Revogam-se as disposições em contrário.

Essa lei, de iniciativa do Poder Executivo, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de junho de 2006. Em determinado setor operacional da autarquia Y, havia catorze servidores lotados. O controle interno, em seu relatório de auditoria, entendeu, pelo exame gramatical do texto da lei, que, naquele setor, era permitido o gozo simultâneo de férias por, no máximo, quatro servidores. Ao julgar o processo, o TCU, considerando a finalidade da norma, entendeu que era permitido o gozo simultâneo de férias por, no máximo, cinco servidores.

Ante a situação hipotética descrita e sabendo que a gratificação especial de localidade era paga por dia de serviço prestado nas localidades definidas em lei, julgue os itens de 41 a 47.

Ainda que, segundo jurisprudência do STF, não haja direito adquirido a regime jurídico, o art. 2.º da Lei n.º X/2006 é completamente inconstitucional, em razão de contrariar o princípio constitucional da irretroatividade das leis, ao contemplar dispositivo prejudicial a direitos de servidores da autarquia federal Z, adquiridos em data anterior à vigência da lei.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q436807 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Advogado, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos dispositivos constitucionais relativos ao orçamento, à lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e ao plano plurianual (PPA), julgue os itens que se seguem.

Se a lei federal estabeleceu determinada isenção, o governo deve informar anualmente ao Congresso Nacional os efeitos dessa isenção sobre a receita.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q441685 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa PE, FCC

Nos fundamentos do trabalho legislativo, encontra-se as estruturas que dão estabilidade ao poder. Para entender isso, discorrese sobre a construção das leis e se a mesmas garantem o bom funcionamento da sociedade. As leis
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q439150 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Procurador, TCE AP, FCC

Lei estadual que disponha sobre procedimento em matéria processual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q429193 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Advogado, PGE PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização dos estados e dos Poderes, na Constituição Federal de 1988, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q434686 | Direito Constitucional, Normas e Leis, VUNESP

De acordo com a Constituição Federal, a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades, é matéria a ser disciplinada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q444924 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Analista de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual MG, CESPE CEBRASPE, 2018

As leis delegadas, elaboradas pelo presidente da República, são medidas que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q423475 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Defensor Público de 4a Categoria, DPE AM, CESPE CEBRASPE

No tocante ao direito constitucional acerca de matéria tributária, julgue os itens subseqüentes. Seria inconstitucional um dispositivo de lei ordinária que definisse que os locatários deveriam ser contribuintes do imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU).
  1. ✂️
  2. ✂️

114Q436038 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Procurador, TCU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às leis aprovadas pela União e ao seu correspondente regime de incidência, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q428707 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

Lei Ordinária de iniciativa de Deputado Estadual, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada posteriormente pelo Governador de determinado Estado, disciplina os critérios para o crédito das parcelas do produto da arrecadação do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e de comunicação pertencente aos Municípios, fixando o repasse máximo de 25 % do produto total arrecadado pelo imposto estadual e estabelecendo o crédito de no mínimo três quartos na proporção do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços realizadas em seus territórios. Neste caso, à luz da Constituição Federal, referida lei é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q437446 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

É INCORRETA a afirmação de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q447457 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Delegado de Polícia, Polícia Civil AP, FCC, 2017

Determinada lei complementar federal estabelece que:

?Art. 1o O servidor público policial civil titular de cargo efetivo será aposentado:

I. voluntariamente, com proventos integrais, independentemente da idade:

a) após 30 (trinta) anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, 20 (vinte) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se homem;

b) após 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, 15 (quinze) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se mulher.?

À luz da Constituição Federal, a lei complementar federal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q429485 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Titularidade de Serviços Notariais e de Registro, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à organização dos Poderes, à responsabilidade do presidente da República e ao TCU, julgue os itens subseqüentes.

A promulgação de uma lei torna o ato perfeito e acabado, sendo o meio pelo qual a ordem jurídica é inovada. A publicação, por sua vez, é o modo pelo qual se dá conhecimento a todos sobre o novo ato normativo que se deve cumprir.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q441822 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Técnico Superior de Procuradoria, PGE RJ, FCC

O Presidente da República edita medida provisória instituindo um novo Código de Defesa do Consumidor. Após 75 (setenta e cinco) dias de tramitação na Câmara dos Deputados, aprova-se o respectivo projeto de conversão, que, remetido ao Senado, é aprovado 25 (vinte e cinco) dias depois, com emendas, posteriormente ratificadas em 10 (dez) dias, pela Câmara. O projeto de conversão, assim emendado, vem a se converter em lei, após a sanção presidencial. Essa lei é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.