Início

Questões de Concursos Normas e Leis

Resolva questões de Normas e Leis comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q441685 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa PE, FCC

Nos fundamentos do trabalho legislativo, encontra-se as estruturas que dão estabilidade ao poder. Para entender isso, discorrese sobre a construção das leis e se a mesmas garantem o bom funcionamento da sociedade. As leis
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q423962 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Um dos temas centrais do Direito é o que se refere à validade das normas jurídicas. Questão conceitualmente polêmica, ela remete à legitimidade ou aos fundamentos valorativos de que as regras jurídicas, como tudo que resulta da ação humana, estão impregnadas. A respeito do tema, e aceitando-se que o Direito não se reduz à norma, realizando-se na tríplice dimensão fática, normativa e axiológica, julgue os itens seguintes.

Enquanto vigência é a validade no campo formal, integrando, pois, determinado ordenamento jurídico, a eficácia de uma norma é a medida do seu efetivo cumprimento; assim, quando se diz que uma lei não pegou significa que, embora em vigor, ela não logrou conquistar validade social.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q439884 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Procurador Jurídico, Prefeitura de Votorantim SP, INTEGRI

Quanto a lei orgânica do município, a Constituição Federal determina que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q439150 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Procurador, TCE AP, FCC

Lei estadual que disponha sobre procedimento em matéria processual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q436807 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Advogado, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos dispositivos constitucionais relativos ao orçamento, à lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e ao plano plurianual (PPA), julgue os itens que se seguem.

Se a lei federal estabeleceu determinada isenção, o governo deve informar anualmente ao Congresso Nacional os efeitos dessa isenção sobre a receita.

  1. ✂️
  2. ✂️

126Q437446 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

É INCORRETA a afirmação de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q440906 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Auditor Fiscal de Controle Externo, TCE SC, CESPE CEBRASPE

A previdência social compreende tanto os regimes públicos — regime geral de previdência social (RGPS) e regime próprio de previdência social (RPPS) — como o regime privado — regime de previdência complementar (RPC). Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. Conforme o entendimento dos tribunais superiores, será inconstitucional lei complementar estadual que institua contribuições previdenciárias compulsórias para o custeio de serviços de assistência à saúde dos servidores públicos do respectivo estado, cabendo restituição proporcional do valor referente ao custeio dos serviços de assistência à saúde caso o servidor tenha deles usufruído.
  1. ✂️
  2. ✂️

128Q438507 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Técnico Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito constitucional e do direito administrativo, julgue os itens subseqüentes.

Os decretos legislativos não são submetidos à sanção do presidente da República.

  1. ✂️
  2. ✂️

129Q438813 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Analista de Comércio Exterior, MDIC, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo legislativo relativo aos tratados internacionais, julgue os itens seguintes.

Independentemente das matérias por eles versadas, os tratados internacionais são incorporados ao direito interno brasileiro mediante o mesmo processo legislativo utilizado para a aprovação das leis ordinárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

130Q424998 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Defensor Público de 4a Categoria, DPE AM, CESPE CEBRASPE

Acerca do Poder Judiciário e das funções essenciais à administração da justiça, julgue os itens abaixo. Seria inconstitucional uma lei complementar estadual que facultasse aos defensores públicos do estado do Amazonas o exercício da advocacia fora das suas atribuições institucionais, mesmo que este exercício fosse limitado tão-somente a causas contra a União.
  1. ✂️
  2. ✂️

132Q437084 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Agente de Reprodução de Documentos, TCE PB, FCC

Decreto é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q425618 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Ainda com base no direito constitucional, julgue os itens que se seguem.

Delegação legislativa que atribua ao presidente da República o direito de elaborar lei delegada acerca da proteção da relação de emprego contra despedida arbitrária ou sem justa causa somente pode ser aprovada, em ambas as casas do Congresso Nacional, pelo voto da maioria absoluta de seus membros.

  1. ✂️
  2. ✂️

134Q429502 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Analista Judiciário, TRE TO, CESPE CEBRASPE

Seria compatível com a Constituição da República uma lei do estado de Tocantins que estabelecesse que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q437957 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa GO, UEG

A Constituição Federal de 1988, no artigo 60, prevê o seu próprio processo de emendamento, isto é, o ato e efeito de mudanças do texto constitucional, excetuando- se as cláusulas pétreas, que não podem ser suprimidas da Constituição. Nas disposições do referido artigo, especificam-se os autores das propostas de emenda. Tem esta prerrogativa constitucional o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q439134 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Agente Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Acerca das normas constitucionais de orçamento público, julgue os itens que se seguem.

O presidente da República pode propor modificações ao projeto da LOA mesmo em face de proposta de anulação de despesa que incida sobre dotações de pessoal, serviço da dívida e transferências constitucionais a estados, ao Distrito Federal e a municípios.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q423274 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir.

Se uma lei ordinária federal publicada em 1990 criasse hipóteses de inelegibilidade para proteger a legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico, ela seria recepcionada pela Constituição da República.

  1. ✂️
  2. ✂️

138Q433539 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

Lei n.º X, de 14 de junho de 2006

Proíbe o gozo de férias simultâneo por mais de um terço dos servidores de cada um dos setores operacionais da autarquia federal Y e extingue a gratificação especial de localidade paga aos servidores da autarquia federal Z.

O Presidente da República

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1.º Fica proibido, a partir da vigência desta lei, o gozo de férias simultâneo por mais de um terço dos servidores de cada um dos setores operacionais da autarquia federal Y.

Art. 2.º Fica extinta a gratificação especial de localidade paga aos servidores da autarquia federal Z.

Parágrafo único. Fica garantido o pagamento da gratificação de que trata o caput deste artigo aos servidores que, até o dia 31 de maio de 2006, cumpriram os requisitos para o recebimento da vantagem.

Art. 3.º Esta lei entra em vigor no prazo de um mês após a sua publicação.

Art. 4.º Revogam-se as disposições em contrário.

Essa lei, de iniciativa do Poder Executivo, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de junho de 2006. Em determinado setor operacional da autarquia Y, havia catorze servidores lotados. O controle interno, em seu relatório de auditoria, entendeu, pelo exame gramatical do texto da lei, que, naquele setor, era permitido o gozo simultâneo de férias por, no máximo, quatro servidores. Ao julgar o processo, o TCU, considerando a finalidade da norma, entendeu que era permitido o gozo simultâneo de férias por, no máximo, cinco servidores.

Ante a situação hipotética descrita e sabendo que a gratificação especial de localidade era paga por dia de serviço prestado nas localidades definidas em lei, julgue os itens de 41 a 47.

O art. 3.º da Lei n.º X/2006 está em conflito com disposição expressa de lei complementar federal que, publicada anteriormente à edição dessa lei, estabelece, de forma precisa, como deve ser indicada a vacatio legis nas leis brasileiras.

  1. ✂️
  2. ✂️

140Q422827 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Técnico Judiciário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Uma autarquia de um estado-membro da Federação ingressou com ação no tribunal de justiça do respectivo estado, requerendo a propriedade das terras de determinada área, ante a ocupação mansa e pacífica por mais de vinte anos. Ocorreu, todavia, que se tratava de terreno pertencente a área demarcada, por meio de decreto do presidente da República, como terra tradicionalmente ocupada por uma tribo indígena.

 Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Tratando-se o autor da ação de entidade autárquica instituída por estado-membro da Federação, detentora de personalidade jurídica de direito público, a Constituição da República somente admite o seu ingresso em juízo mediante autorização constante de lei estadual específica.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.