Início

Questões de Concursos Normas técnicas para a área de documentação

Resolva questões de Normas técnicas para a área de documentação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q603767 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Técnico de Nível Universitário, CHESF, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas técnicas, sua tipologia, funções e aplicabilidade, julgue os itens abaixo. A legislação brasileira reconhece as normas, especificações, métodos de ensaio, normas de terminologia e demais documentos aprovados pela ABNT.
  1. ✂️
  2. ✂️

102Q608278 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas técnicas para a área de documentação, julgue os itens subsequentes.

Monografia, segundo a NBR-6023:2002, é qualquer tipo de suporte, editado em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas ou cronológicas, destinado a ser continuado indefinidamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

103Q602312 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com a norma NBR 6.028 que trata da apresentação de resumos.

A extensão e a ordenação de itens, como objetivo, método, resultados e conclusões, são variáveis em relação ao tipo de resumo e ao tratamento que recebem no documento a ser resumido.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q603214 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Bahia, CESPE CEBRASPE

A respeito das normas técnicas para a área de documentação, julgue os itens a seguir.

Um índice prescinde de um título, posto que a visualização de seu conteúdo permite a compreensão de suas funções.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q604308 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Bibliotecário, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos à pesquisa e à metodologia científica e, mais especificamente, à pesquisa bibliográfica.

O estudo de caso é um tipo de pesquisa descritiva, pois nele o pesquisador observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos do mundo físico e manipula diretamente as variáveis relacionadas ao objeto do estudo.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q608124 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

Instruções: Considere a informação a seguir, para responder às questões de números 41 e 42.

Segundo a norma brasileira para preparação de guias de bibliotecas, centros de informação e de documentação, a estrutura de um guia de unidade informacional é constituída de elementos essenciais e, quando necessária, acrescida de elementos complementares.

A norma referida é a NBR

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q605895 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Analista, IRB, ESAF

Os diversos tipos de normas brasileiras elaboradas pela ABNT, são classificadas por siglas. Assim, as normas que "restringem a variedade pelo estabelecimento de um conjunto metódico e preciso de condições a serem satisfeitas, com o objetivo de uniformizar características geométricas, físicas ou outras, de elementos de construção, materiais, aparelhos, produtos industriais, desenhos e projetos", são conhecidas pela sigla

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q605396 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Tendo esse texto como referência inicial, julgue os itens que se seguem, com relação a tipologia, funções e aplicabilidade das normas técnicas, especialmente dirigidas para o planejamento, a elaboração e a normalização de documentos técnico-científicos.

Segundo a NBR 14724, nos documentos técnico-científicos, os anexos são elementos opcionais e devem ser identificados por letras minúsculas consecutivas, barra inclinada e seus respectivos títulos. Quando esgotadas as letras do alfabeto, devem ser utilizadas letras dobradas.

  1. ✂️
  2. ✂️

115Q602429 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Bahia, CESPE CEBRASPE

A respeito das normas técnicas para a área de documentação, julgue os itens a seguir.

Segundo a norma para abreviação de títulos de periódicos, caso o título contenha sigla, esta é conservada e abrevia-se o resto, a não ser que esse resto seja constituído de uma palavra, simples ou composta, acompanhada ou não de artigo.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q601762 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A compatibilidade é um dos problemas a serem solucionados para que os sistemas de informação possam intercambiar dados. A respeito de compatibilidade entre sistemas de informação, julgue os itens a seguir.

Quando duas bibliotecas utilizam o formato MARC, se ocorrem pequenas diferenças nos cabeçalhos ou campos fixos, são necessários programas conversores para que uma possa utilizar os registros produzidos pela outra.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q601519 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A compatibilidade é um dos problemas a serem solucionados para que os sistemas de informação possam intercambiar dados. A respeito de compatibilidade entre sistemas de informação, julgue os itens a seguir.

Todos os sistemas que utilizam formatos padronizados para comunicação de informações bibliográficas embasados na norma ISO 2709 são compatíveis em nível de intercâmbio ou de comunicação de dados.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q605656 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Bibliotecário, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Com referência às normas técnicas estabelecidas para a área de documentação, julgue os seguintes itens.

De acordo com a norma que trata de referência bibliográfica, deve-se identificar o autor da obra pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviados ou não. Havendo mais de um autor, os respectivos nomes devem ser separados por ponto e vírgula seguido de espaço.

  1. ✂️
  2. ✂️

119Q604626 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação

A busca da qualidade nos serviços e produtos pelas organizações é provavelmente uma das marcas características do final do Século XX e início do Século XXI. No âmbito internacional surgiu uma série de normas voltadas para essa área, que deram origem a grande variedade de projetos e regulamentações, sendo publicadas e gerenciadas pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q607375 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Analista Judiciário, Conselho Nacional de Justiça, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da aplicação da norma ABNT 6023:2002.

Não sendo possível identificar, na referência, a editora, deve-se utilizar a expressão sine nomine, abreviada e entre colchetes [s.n].

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.