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Questões de Concursos Nova gestão pública

Resolva questões de Nova gestão pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q105100 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Considere as afirmativas:

I. A Accountability horizontal requer a institucionalização de poderes para aplicação de sanções legais em atos verificados como nocivos à gestão pública.

II. A Accountability relaciona-se ao princípio da publicidade.

III. A Governança tem um sentido amplo, denotando articulação entre Estado e sociedade.

IV. A Governabilidade denota um conjunto essencial de atributos de um governo a fim de executar sua gestão.

V. Há relação direta e proporcional entre a percepção dos cidadãos na avaliação positiva de governantes agirem em função do interesse coletivo e a maior accountability do governo.

No âmbito da esfera pública, está correto o que se afirma em

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32Q114096 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

A respeito das características da administração burocrática e da administração gerencial, atribua B à assertiva que descreva aspectos da administração burocrática e G à assertiva que descreva aspectos da administração gerencial. Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) O modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle dos procedimentos.

( ) Pensa na sociedade como campo de confl ito, cooperação e incerteza no qual os cidadãos defendem seus interesses e afi rmam suas posições ideológicas.

( ) Preocupa-se em oferecer serviços e não em gerir programas, visa atender aos cidadãos.

( ) É autorreferente e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas.

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33Q163515 | Administração Pública, Nova gestão pública, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Do ponto de vista do servidor público, a Administração Gerencial prioriza

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34Q168832 | Administração Pública, Nova gestão pública, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

A partir da segunda metade do século XX, começa a verificar-se a erosão do modelo de Administração Púbica Burocrática, seja em função da expansão das funções econômicas e sociais do Estado, seja em face do desenvolvimento tecnológico e do fenômeno da globalização. Surge, então, o modelo da Administração Pública Gerencial, cujas características são:

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35Q131944 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista do Ministério Público Especialidade Administração, MPE SE, FCC

O modelo de Administração Pública Gerencial tem como principais características

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36Q111239 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista de Gestão em Saúde, FIOCRUZ, FGV

Admitindo-se o corpo teórico da Administração como um conjunto de lentes capazes de auxiliar na análise e no diagnóstico organizacional, são necessários modelos (técnicas e meios) que permitam incidências coerentes desses postulados teóricos. Nessa linha de ação, propõe-se que a análise, especialmente para fins de compreensão da dinâmica humana na organização, pode ser desenvolvida a partir de perspectivas que se interpenetram e influenciam mutuamente.

Com relação às variáveis de análise organizacional, assinale a afirmativa incorreta.

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37Q111525 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Considerando que o termo governança em sentido amplo pode ser defi nido como um processo complexo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa o governo, os aspectos comumente relacionados a este termo são os seguintes, exceto:

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38Q159606 | Administração Pública, Nova gestão pública, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJ

David Osborne e Ted Gaebler, em seu famoso livro Reinventando o governo, ao apreciar a idéia da privatização do setor público, afirmam:

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39Q190071 | Administração Pública, Nova gestão pública, Administrador, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne à organização administrativa do Estado
brasileiro, julgue os itens subsequentes.

As preocupações com a eficiência, com o cliente e com o próprio serviço público constituíram pilares da burocracia brasileira. Nesse sentido, a reforma do Estado possibilitou a divisão da administração pública em direta e indireta, privilegiando a descentralização da execução.

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40Q252088 | Administração Pública, Nova gestão pública, Técnico Judiciário Administrativo, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao empreendedorismo
governamental e às novas lideranças no setor público.

A gestão pública empreendedora implica a busca por resultados, visando atender às necessidades dos cidadãos e não aos interesses da burocracia mediante o estímulo da sua parceria com sociedade.

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41Q261038 | Administração Pública, Nova gestão pública, Técnico Judiciário Área Administrativa, TST, FCC

No caminho de sua modernização, a Administração pública brasileira, especialmente na administração direta, enfrenta ainda desafios relevantes em termos de moder nidade, que podem ser apontados como problemas do ambiente interno da administração direta federal. São eles:

I. A estabilidade funcional após estágio probatório e o ambiente profissional pouco competitivo.

II. Desafios profissionais pouco atrativos e baixo risco quanto a colocar-se em cheque o cargo por ineficiência de desempenho.

III. Excesso de áreas funcionais e de níveis hierárquicos, treinamentos e capacitação sem foco no cotidiano.

Genericamente, são verdadeiros os problemas mencionados em

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42Q113279 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

O modelo atual de Administração Pública do Brasil enfrenta um grave problema: os servidores, quer sejam eles do nível gerencial ou não, têm a maior parte de seu tempo comprometida com atividades que são produtos do excesso de formalismo burocrático, o que faz com que percam de vista os objetivos das ações governamentais. A reversão deste quadro depende de uma mudança profunda na forma de administrar a coisa pública, cuja alternativa mais viável é a implantação de um novo modelo de gestão baseado nos conceitos da administração gerencial. Todos os enunciados a seguir são características da administração gerencial, exceto:

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43Q193347 | Administração Pública, Nova gestão pública, Administrador, EMBRATUR, FUNIVERSA

O modelo da administração pública gerencial, cuja difusão é, em geral, associada aos governos de Margareth Thatcher, na Grã-Bretanha, e de Ronald Reagan, nos Estados Unidos, apresenta como uma de suas características a

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44Q255688 | Administração Pública, Nova gestão pública, Técnico Judiciário Administrativo, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à administração pública do modelo racional-legal
ao paradigma pós-burocrático, julgue os itens que se seguem.

No modelo de administração pública gerencial, o aparelho de Estado deve ser responsável apenas pela execução das políticas públicas.

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45Q163297 | Administração Pública, Nova gestão pública, Auditor, TCM RJ, FGV

Com relação aos instrumentos que foram inseridos na Administração Pública, assinale a alternativa que tem características da Administração Pública Gerencial.

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46Q101738 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito aos estudos da gestão contemporânea, julgue os itens a seguir.

Uma das principais inovações preconizadas pelos movimentos de reforma do Estado empreendidos nos anos 80 e 90 o New Public Management foi a instituição de critérios meritocráticos para o provimento de cargos e funções públicas, bem como para fins de ascensão funcional.

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47Q260926 | Administração Pública, Nova Gestão Pública, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos aos aspectos da nova gestão pública.

Preservando-se o caráter rígido da administração burocrática, foram introduzidas, com a nova administração pública, novas práticas gerenciais, direcionadas à criação de condições para elevar o controle social sobre o gestor público.

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48Q202228 | Administração Pública, Nova gestão pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Uma das mais instigantes questões acerca das relações entre política e administração diz respeito ao significado, à desejabilidade e aos limites da neutralidade burocrática nas democracias contemporâneas. O conceito de neutralidade é aparentemente muito simples, baseando-se nos princípios de separação entre as carreiras políticas e administrativas e de despolitização do serviço público. Com base no modelo típico-ideal weberiano, a separação entre política e administração está contemplada em todos os enunciados a seguir, exceto:

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49Q101710 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista Administrativo, ANA, ESAF

Sob a ótica da nova gestão pública, ao analisarmos a administração brasileira, nos últimos 20 anos, percebemos que, a despeito do muito que ainda se tem por fazer, os diversos esforços de reforma trouxeram avanços e inovações, em alguns casos deixando raízes profundas de modernização. Entre tais acontecimentos positivos, os seguintes marcos ou fatos podem ser citados, exceto:

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50Q256635 | Administração Pública, Nova Gestão Pública, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE CE, FCC

Na chamada Nova Gestão Pública há três principais vertentes, ou correntes conceituais importantes, as quais possuem vários traços em comum como, por exemplo, uma ênfase significativa nos resultados da ação governamental, ou seja, um deslocamento do foco nos processos para enfatizar os resultados. Uma delas tem sido denominada como um "neotaylorismo", isto é, uma proposta calcada na busca da produtividade e na implantação do modelo de gestão da empresa privada no setor público, outra busca a flexibilização da gestão pública, em que se observa a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia e nesta são levadas em conta as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a montar cenários que permitam a flexibilidade necessária para eventuais alterações nos programas governamentais. A terceira utiliza-se de conceitos como accountability, transparência, participação política, equidade e justiça, em que é preciso que no processo de aprendizado social na esfera pública se consiga criar uma nova cultura cívica, que congregue políticos, funcionários e cidadãos. Esta última corrente é conhecida como
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