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Questões de Concursos Nova gestão pública

Resolva questões de Nova gestão pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q261038 | Administração Pública, Nova gestão pública, Técnico Judiciário Área Administrativa, TST, FCC

No caminho de sua modernização, a Administração pública brasileira, especialmente na administração direta, enfrenta ainda desafios relevantes em termos de moder nidade, que podem ser apontados como problemas do ambiente interno da administração direta federal. São eles:

I. A estabilidade funcional após estágio probatório e o ambiente profissional pouco competitivo.

II. Desafios profissionais pouco atrativos e baixo risco quanto a colocar-se em cheque o cargo por ineficiência de desempenho.

III. Excesso de áreas funcionais e de níveis hierárquicos, treinamentos e capacitação sem foco no cotidiano.

Genericamente, são verdadeiros os problemas mencionados em

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42Q113279 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

O modelo atual de Administração Pública do Brasil enfrenta um grave problema: os servidores, quer sejam eles do nível gerencial ou não, têm a maior parte de seu tempo comprometida com atividades que são produtos do excesso de formalismo burocrático, o que faz com que percam de vista os objetivos das ações governamentais. A reversão deste quadro depende de uma mudança profunda na forma de administrar a coisa pública, cuja alternativa mais viável é a implantação de um novo modelo de gestão baseado nos conceitos da administração gerencial. Todos os enunciados a seguir são características da administração gerencial, exceto:

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43Q163297 | Administração Pública, Nova gestão pública, Auditor, TCM RJ, FGV

Com relação aos instrumentos que foram inseridos na Administração Pública, assinale a alternativa que tem características da Administração Pública Gerencial.

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44Q255688 | Administração Pública, Nova gestão pública, Técnico Judiciário Administrativo, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à administração pública do modelo racional-legal
ao paradigma pós-burocrático, julgue os itens que se seguem.

No modelo de administração pública gerencial, o aparelho de Estado deve ser responsável apenas pela execução das políticas públicas.

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45Q193347 | Administração Pública, Nova gestão pública, Administrador, EMBRATUR, FUNIVERSA

O modelo da administração pública gerencial, cuja difusão é, em geral, associada aos governos de Margareth Thatcher, na Grã-Bretanha, e de Ronald Reagan, nos Estados Unidos, apresenta como uma de suas características a

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46Q260926 | Administração Pública, Nova Gestão Pública, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos aos aspectos da nova gestão pública.

Preservando-se o caráter rígido da administração burocrática, foram introduzidas, com a nova administração pública, novas práticas gerenciais, direcionadas à criação de condições para elevar o controle social sobre o gestor público.

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47Q101738 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito aos estudos da gestão contemporânea, julgue os itens a seguir.

Uma das principais inovações preconizadas pelos movimentos de reforma do Estado empreendidos nos anos 80 e 90 o New Public Management foi a instituição de critérios meritocráticos para o provimento de cargos e funções públicas, bem como para fins de ascensão funcional.

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48Q202228 | Administração Pública, Nova gestão pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Uma das mais instigantes questões acerca das relações entre política e administração diz respeito ao significado, à desejabilidade e aos limites da neutralidade burocrática nas democracias contemporâneas. O conceito de neutralidade é aparentemente muito simples, baseando-se nos princípios de separação entre as carreiras políticas e administrativas e de despolitização do serviço público. Com base no modelo típico-ideal weberiano, a separação entre política e administração está contemplada em todos os enunciados a seguir, exceto:

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49Q256635 | Administração Pública, Nova Gestão Pública, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE CE, FCC

Na chamada Nova Gestão Pública há três principais vertentes, ou correntes conceituais importantes, as quais possuem vários traços em comum como, por exemplo, uma ênfase significativa nos resultados da ação governamental, ou seja, um deslocamento do foco nos processos para enfatizar os resultados. Uma delas tem sido denominada como um "neotaylorismo", isto é, uma proposta calcada na busca da produtividade e na implantação do modelo de gestão da empresa privada no setor público, outra busca a flexibilização da gestão pública, em que se observa a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia e nesta são levadas em conta as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a montar cenários que permitam a flexibilidade necessária para eventuais alterações nos programas governamentais. A terceira utiliza-se de conceitos como accountability, transparência, participação política, equidade e justiça, em que é preciso que no processo de aprendizado social na esfera pública se consiga criar uma nova cultura cívica, que congregue políticos, funcionários e cidadãos. Esta última corrente é conhecida como
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50Q101710 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista Administrativo, ANA, ESAF

Sob a ótica da nova gestão pública, ao analisarmos a administração brasileira, nos últimos 20 anos, percebemos que, a despeito do muito que ainda se tem por fazer, os diversos esforços de reforma trouxeram avanços e inovações, em alguns casos deixando raízes profundas de modernização. Entre tais acontecimentos positivos, os seguintes marcos ou fatos podem ser citados, exceto:

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51Q165234 | Administração Pública, Nova gestão pública, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Com relação à introdução do paradigma pós-burocrático na administração pública brasileira, considere:

I. A partir de meados dos anos 1990 houve flexibilização e, posteriormente, ruptura do modelo burocrático, tendo em vista que as organizações públicas abandonaram a racionalidade formal como paradigma de ação.

II. Apesar de todas as mudanças recentes, as organizações ditas pós-burocráticas ainda estão vinculadas à lógica racional-legal, base do modelo criado por Max Weber.

III. A organização pós-burocrática teria como principais características a centralização e a estruturação em redes hierarquizadas articuladas por fluxos verticais de informação.

IV. As organizações pós-burocráticas podem ser caracterizadas como orientadas para a solução de conflitos e problemas, e estão baseadas na participação, confiança e compromisso de todos em torno de resultados.

V. O tipo organizacional pós-burocrático é construído em torno de processos tecnologicamente intensivos, fortemente preocupados pela formação de consensos baseados no personalismo.

Está correto o que se afirma APENAS em

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52Q114551 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

As alianças, parcerias, acordos e cooperações, quando utilizados no sentido operacional, de decisões e ações relacionadas às melhores formas de prestar ou controlar os serviços públicos, fazem parte do conceito de:

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53Q167546 | Administração Pública, Nova gestão pública, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

O paradigma do cliente impacta de forma diferenciada as organizações do setor público e as do setor privado, em decorrência de uma série de condicionamentos e particularidades das respectivas gestões. No setor público,

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54Q195707 | Administração Pública, Nova gestão pública, Agente Técnico Legislativo Especializado Gestão de Projetos, AL SP, FCC

O modelo de administração pública gerencial

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55Q160642 | Administração Pública, Nova gestão pública, Auditor Direito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas relativas aos temas governabilidade, governança e accountability e assinale a alternativa INCORRETA.

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56Q190776 | Administração Pública, Nova gestão pública, Administrador, EMBRATUR, FUNIVERSA

Denhardt e Denhardt estabeleceram um quadro comparativo de perspectivas entre o que se pode caracterizar como a Antiga Administração Pública, a Nova Gestão Pública e o Novo Serviço Público, permitindo melhor visualização das mudanças e dos modelos de gestão pública. De acordo com esse paradigma, é correto afirmar que,

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57Q187221 | Administração Pública, Nova gestão pública, Administrador, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência aos modelos de administração pública, julgue os
seguintes itens.

A execução orçamentária no Brasil, representada pelo modelo gerencial, caracteriza-se pelo controle rígido do objeto dos gastos, independentemente da consecução dos objetivos e das metas.

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58Q99712 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista Administrativo, CETESB, VUNESP

Pode ser considerado como o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os dirigentes governamentais a prestarem contas dos resultados de suas ações, garantindo-se a maior transparência e a exposição das políticas públicas:

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59Q149328 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 23a REGIÃO, FCC

O modelo de administração gerencial no Brasil

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60Q213483 | Administração Pública, Nova gestão pública, Médico Cardiologia, Prefeitura de Porto Velho RO, FUNCAB

A administração pública se vê compelida a adotar novas técnicas gerenciais. A população cada vez mais cobra a eficiente gestão da coisa pública, exigindo resultados e eficácia na utilização do dinheiro público. Para fazer frente aos novos desafios impostos pela sociedade e pela competitividade, as empresas privadas já adotam a Reengenharia Organizacional o que para a esfera pública pressupõe uma série de novos desempenhos. Analise as afirmativas abaixo, assinalando as corretas.

I. Eliminar a repetição de tarefas, assinaturas e carimbos é uma das preconizações da Reengenharia (RE).

II. Alterar as atribuições dos cargos (quando for possível) para aumentar a contribuição de cada funcionário.

III. Adotar a reeducação para a introdução de atividades inovadoras.

IV. Estabelecer rotinas que produzam qualidade dos serviços.

V. Exigir a adesão da totalidade dos funcionários aos novos procedimentos para a implantação do processo.

Estão corretas:

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