Início

Questões de Concursos Nutrição e Saúde Pública

Resolva questões de Nutrição e Saúde Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q835915 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), verifique as assertivas e assinale a correta.
I. O objetivo do PNAE, executado pelo FNDE, é oferecer alimentação saudável e adequada, utilizando alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica.
II. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros, de caráter suplementar, para a cobertura de 250 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.
III. Para os entes federados, o FNDE disponibiliza inúmeras ferramentas e documentos técnicos de apoio (manuais, cartilhas, vídeos, notas técnicas) aos gestores, aos conselheiros da alimentação escolar e aos nutricionistas, que elaboram os cardápios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q840842 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Coronel Freitas SC Nutricionista, FEPESE, 2020

De acordo com a Resolução n° 465 do Conselho Federal de Nutricionistas de 2010, assinale a alternativa correta em relação às competências do Nutricionista vinculado à Entidade Executora, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q846382 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Coronel Freitas SC Nutricionista, FEPESE, 2020

Em relação à aquisição de gêneros alimentícios, assinale a alternativa que está em conformidade com o disposto na Resolução/CD/FNDE n° 26, de 2013.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q846641 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A organização da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) é realizada por meio de linhas de ação para o alcance do seu propósito. Quanto às diretrizes da PNAN (2013), julgue os itens a seguir. 
O acompanhamento nutricional e o de saúde das populações assistidas pelos programas de transferência de renda devem ser incorporados ao Sisvan, qualificando-se a informação e a atenção nutricional dispensada a essas famílias.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q833762 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de São Miguel da Boa Vista SC Nutricionista, Alternative Concursos, 2021

A ação do nutricionista na atenção primária à saúde deve-se pautar pelo compromisso e pelo conhecimento técnico da realidade epidemiológica e das estratégias das ferramentas de ação em saúde coletiva. Sua atual inserção nesse nível de atenção à saúde ainda está longe do recomendado e do necessário para lidar com a realidade epidemiológica nacional. A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde visa à garantia da SAN e à promoção de alimentação saudável aplicáveis a quaisquer fases do curso da vida. Quais ações fazem parte da agenda programática da atenção básica em saúde, embora ainda aplicada muito fragmentada e não universal:
I. Incentivo, proteção e apoio ao aleitamento materno II. Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) III. Programa de Suplementação de Ferro, Ácido Fólico e Vitamina A IV. Cuidados Nutricionais em Grupos Específicos (Hipertensos, Diabéticos, Obesos)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q839943 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Nutricionista, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A água é a fonte de manutenção da vida, necessária para a regulação das funções vitais do organismo, tais como a digestão, a eliminação de metabólitos, o funcionamento dos rins e intestinos, o controle da temperatura corporal, entre outras funções. A ingestão de água por um adulto deve estar abaixo de 1 litro por dia.

II. O desequilíbrio entre o consumo e as necessidades nutricionais, em decorrência do consumo excessivo para atender às necessidades nutricionais, pode ter como consequência doenças de overdose, a exemplo da desnutrição energético-proteica, anemia ferropriva, hipovitaminose A, bócio, cárie dental, dentre outras carências nutricionais.

III. A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) subsidia o planejamento da atenção nutricional e das ações de promoção da saúde e alimentação adequada e saudável no SUS, contribuindo para a qualificação do cuidado na Atenção Básica. Auxilia também no controle e na participação social e no diagnóstico da situação de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito dos territórios. A VAN deve apoiar os profissionais de saúde no diagnóstico local e oportuno dos agravos alimentares e nutricionais e no levantamento de marcadores de consumo alimentar que possam identificar fatores de risco ou proteção, possibilitando ações individuais e/ou coletivas.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q846454 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Nutricionista, GUALIMP, 2020

Exemplo de ação que está relacionada ao cumprimento da diretriz “Organização da Atenção Nutricional”, da Política Nacional de Alimentação e Nutrição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q845771 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Coronel Freitas SC Nutricionista, FEPESE, 2020

São diretrizes da alimentação escolar, previstas pela Lei n° 11.947, de 2009:
1. A universalidade do atendimento aos alunos matriculados exclusivamente na rede pública de educação infantil. 2. A participação da comunidade no controle social, no acompanhamento das ações realizadas pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios para garantir a oferta da alimentação escolar saudável e adequada. 3. O apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais indígenas e de remanescentes de quilombos. 4. O direito à alimentação escolar, visando a garantir segurança alimentar e nutricional dos alunos, sem que haja distinção em razão de diferenças biológicas de idade, de gênero e de condições de saúde dos alunos. 5. A inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q844124 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR Nutricionista, FAUEL, 2020

Acerca das atribuições do SUS previstas constitucionalmente, analise as assertivas a seguir.

I - É atribuição do SUS controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde.

II - É atribuição do SUS executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica.

III - É atribuição do SUS a defesa e a valorização do patrimônio cultural brasileiro.

Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q844437 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Coronel Freitas SC Nutricionista, FEPESE, 2020

Assinale a alternativa correta, considerando a Resolução/CD/FNDE n° 26, de 2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q842609 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Santo Augusto RS Nutricionista, FUNDATEC, 2020

Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes da educação básica pública. Quem é o responsável pelo controle social do PNAE?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q839874 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Santo Augusto RS Nutricionista, FUNDATEC, 2020

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) é uma ferramenta para o monitoramento da situação alimentar e nutricional e de apoio aos profissionais de saúde. Quais são os instrumentos antropométricos mínimos necessários para realizar o acompanhamento da saúde do adulto recomendados pelo SISVAN?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q838583 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

A vigilância alimentar e nutricional é uma das ações da gestão dos cuidados na APS, especialmente para a organização da atenção nutricional no SUS. A análise da carga global de doença no Brasil mostra que a alimentação inadequada é considerada a principal causa de perda de anos de vida. Nesse sentido, algumas estratégias têm sido implementadas para a melhoria de carências nutricionais da população, redução de sobrepeso e obesidade, bem como, desnutrição proteico-calórica. Sobre essas estratégias, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q854731 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, CRN 2° Região Nutricionista Fiscal, Instituto Quadrix, 2020

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) corresponde a um sistema de informações que tem como objetivo principal promover a informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Acerca do Sisvan, julgue o item.

O índice de massa corporal (IMC) é utilizado para classificar o estado nutricional de indivíduos adolescentes, adultos, idosos, gestantes e crianças. Sua limitação é a de não permitir a avaliação da composição corporal do indivíduo. Por exemplo, caso seja identificado um alto valor de IMC, não é possível afirmar, com exatidão, que o indivíduo apresenta excesso de gordura corporal, tendo em vista que há casos em que tal valor pode ser atribuído ao excesso de massa muscular.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q833416 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de São Miguel da Boa Vista SC Nutricionista, Alternative Concursos, 2021

O valor per capita para a oferta da Alimentação Escolar que é repassado do FNDE para as entidades executoras é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q841819 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A organização da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) é realizada por meio de linhas de ação para o alcance do seu propósito. Quanto às diretrizes da PNAN (2013), julgue os itens a seguir. 
A atenção nutricional deve fazer parte do cuidado integral na Rede de Atenção à Saúde (RAS), tendo a gestão bipartite como coordenadora do cuidado e ordenadora da rede.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q858339 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, CRN 2° Região Nutricionista Fiscal, Instituto Quadrix, 2020

A Portaria n.º 2.446/2014 redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde. Entre os seus princípios, está a equidade, quando baseia as práticas e as ações de promoção de saúde na distribuição igualitária de oportunidades, considerando as especificidades dos indivíduos e dos grupos. À luz dessa Portaria, julgue o item.

Compete ao Ministério da Saúde estabelecer instrumentos e indicadores de gestão, planejamento, monitoramento e avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q837985 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

Os cardápios da alimentação escolar estão previstos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Sobre esse tema, verifique as alternativas e assinale a correta. Para as preparações diárias da alimentação escolar, recomenda-se no máximo:
I. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de açúcar simples adicionado. II. 15 a 30% (quinze a trinta por cento) da energia total proveniente de gorduras totais. III. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de gordura saturada. IV. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de gordura trans. V. 400 mg (quatrocentos miligramas) de sódio per capita, em período parcial, quando ofertada uma refeição. VI. 600 mg (seiscentos miligramas) de sódio per capita, em período parcial, quando ofertadas duas refeições. VII. 1.400 mg (mil e quatrocentos miligramas) de sódio per capita, em período integral, quando ofertadas três ou mais refeições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q842703 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A organização da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) é realizada por meio de linhas de ação para o alcance do seu propósito. Quanto às diretrizes da PNAN (2013), julgue os itens a seguir. 
Cabe aos gestores do SUS, na esfera federal, promover a implementação da PNAN por meio da viabilização de parcerias e da articulação interinstitucional e internacional para fortalecer a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
  1. ✂️
  2. ✂️

40Q842866 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A organização da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) é realizada por meio de linhas de ação para o alcance do seu propósito. Quanto às diretrizes da PNAN (2013), julgue os itens a seguir. 
Para o diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população, deve ser utilizado o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.