Questões de Concursos Nutrição e Saúde Pública

Resolva questões de Nutrição e Saúde Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q856799 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, CRN 2° Região Nutricionista Fiscal, Instituto Quadrix, 2020

A ingestão insuficiente de vitamina A ou de seus precursores, durante um longo período, origina diversas anormalidades. A respeito dessa vitamina, julgue o item.

A principal causa de deficiência de tiamina é a ingestão inadequada desse nutriente. Isso pode ser observado principalmente em populações que têm como principal alimento o arroz polido e a mandioca. O beribéri é uma das principais consequências da deficiência de tiamina e, em crianças, os efeitos são mais devastadores, pois essa deficiência afeta o desenvolvimento cerebral.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q853961 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, CRN 2° Região Nutricionista Fiscal, Instituto Quadrix, 2020

Entende‐se por alimentação escolar todo alimento oferecido no ambiente escolar, independentemente de sua origem, durante o período letivo. Acerca do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), julgue o item.

Para os alunos que necessitem de atenção nutricional individualizada, em virtude de estado ou de condição de saúde específica, será elaborado cardápio especial, com base em recomendações médicas e nutricionais, avaliação nutricional e demandas nutricionais diferenciadas, conforme regulamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q846819 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Nutricionista, SES DF, IADES, 2020

O cenário epidemiológico brasileiro apresenta a coexistência de sobrepeso e obesidade, desnutrição e carências de micronutrientes. Com base na Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Lei no 8.080/1990, é possível identificar determinantes, organizar ações nos territórios e monitorar os resultados de cada ação, em uma análise permanente da saúde da população. Em 2015, foi publicado o Marco de Referência da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica, a fim de apoiar profissionais e gestores para a organização da VAN na Atenção Básica.


Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. 
De modo geral, a aferição antropométrica é atividade rotineira da Atenção Básica, podendo ser realizada por qualquer profissional com conhecimento da técnica.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q835564 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

Verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q836801 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

Verifique as assertivas sobre alimentação escolar e assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q857166 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, CRN 2° Região Nutricionista Fiscal, Instituto Quadrix, 2020

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. Com base na Portaria n.º 2.488/2011, que regulamenta os NASF, julgue o item.

Os NASF fazem parte da atenção básica, constituem‐se como serviços com unidades físicas independentes ou especiais e não são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q844499 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Coronel Freitas SC Nutricionista, FEPESE, 2020

São recomendações da Resolução/CD/FNDE n° 26, de 2013 em relação à composição das preparações diárias da alimentação escolar:
1. Máximo de 5% da energia total proveniente de açúcar simples adicionado. 2. Entre 15 a 30% da energia total proveniente de gorduras totais. 3. Máximo de 2.000 mg de sódio per capita, em período integral, quando ofertadas três ou mais refeições. 4. Máximo de 10% da energia total proveniente de gordura saturada. 5. Máximo de 15% de energia total proveniente de proteínas de origem animal.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q842451 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Nutricionista, SES DF, IADES, 2020

A segurança alimentar e nutricional (SAN) é uma consolidada política de Estado e tem como marco a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído pela Lei no 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).


Com relação à Losan, julgue os itens a seguir. 
Assegurar o direito humano à alimentação adequada (DHAA) para todos os habitantes do território brasileiro é fundamental para a garantia da SAN.
  1. ✂️
  2. ✂️

69Q840352 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Nutricionista, SES DF, IADES, 2020

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada em 1999, faz parte de um conjunto de políticas públicas que visa a respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. Na respectiva edição publicada em 2011, está organizada em diretrizes que abrangem os princípios da atenção nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A respeito das diretrizes da PNAN, julgue os itens a seguir. 
O alcance da melhoria das condições de alimentação e nutrição da população depende do financiamento bipartite para a implementação das diretrizes da PNAN, tendo, entre outras prioridades, a adequação de equipamentos e da estrutura física dos serviços de saúde para a realização das ações.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q880965 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Fiscal de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

A resolução RDC nº 216/2004 estabelece os procedimentos de Boas Práticas para serviços de alimentação, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Aplica-se aos serviços de alimentação que realizam algumas das seguintes atividades: manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo (BRASIL, 2004). De acordo com as Boas Práticas para serviços de alimentação, as substâncias ou agentes de origem biológica, química ou física, estranhos ao alimento, que sejam considerados nocivos à saúde humana ou que comprometam a sua integridade, são definidas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q1008594 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Nutricionista, SEASICSE, FGV, 2025

No que concerne à avaliação do estado e situação nutricional da população, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q899410 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Nutricionista, Prefeitura de Tabocão TO, MS CONCURSOS, 2024

O Ministério da Saúde/ Organização Pan-Americana da Saúde, (MS/Opas) e a SociedadeBrasileira de Pediatria, (SBP), estabeleceram os dez passos para a alimentação saudável para crianças menores de 2 anos de idade. Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1060849 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Bloco Temático 8 Intermediário Saúde, CNU, FGV, 2025

“Segundo levantamento do IBGE, entre 2004 e 2013, o Brasil apresentou avanços na segurança alimentar, com redução nos níveis de insegurança. No entanto, a partir de 2013, os índices voltaram a crescer, atingindo seu pico em 2022. Em 2023, houve uma leve melhora, mas a insegurança alimentar — leve, moderada ou grave — ainda afeta uma parcela expressiva da população.”
(Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias /2012-agencia-de-noticias/noticias/39838-seguranca-alimentarnos-domicilios-brasileiros-volta-a-crescer-em-2023)

No final de julho de 2025, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) anunciou que o Brasil não está mais no Mapa da Fome. Apesar disso, e a despeito do fato de que o Brasil está entre os maiores produtores de alimentos do mundo, a insegurança alimentar é um problema estrutural ainda existente no país.
Em relação a esse tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1029355 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Nutricionista Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A educação alimentar e nutricional, segundo o Marco Referencial da educação alimentar e nutricional para as políticas públicas, é entendida no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) como um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, que visa promover, de forma autônoma e voluntária, os hábitos alimentares saudáveis. Para tal, destacamse, entre outras, as políticas Nacional de Atenção Básica, Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
Pode-se afirmar que a opção que contém um dos valores e princípios que configuram-se como expressões fundamentais de todas as práticas e ações no campo de atuação da promoção da saúde reconhecidos pela da PNPS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1031519 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Nutricionista Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Lei 11.947/2009 trata do atendimento da alimentação escolar e, em suas diretrizes, dispõe acerca da transferência de recursos financeiros para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Segundo a norma citada, do total de recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do PNAE, no mínimo 30% (trinta por cento) devem ser usadas para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1064719 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

De acordo com a apostila do Ministério da Saúde sobre o Agente Comunitário de Saúde (ACS), no que diz respeito à Alimentação e Nutrição, as políticas públicas devem garantir que todas as pessoas tenham acesso a alimentos de boa qualidade e em quantidades suficientes, respeitando as diferenças regionais. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q954940 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Técnico de Laboratório / Área Gastronomia, IFES, IF ES, 2025

Sobre as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), analise as afirmações a seguir:

1. As DTHAs podem ser causadas tanto por microrganismos patogênicos quanto por substâncias químicas ou estruturas naturalmente tóxicas presentes nos alimentos.
2. A Taenia solium é um exemplo de agente parasitário que pode causar DTHA.
3. Conservação deficiente do alimento, como a falta de refrigeração ou congelamento adequados, não está associada a DTHAs.
4. O tratamento térmico inadequado dos alimentos pode deixar microrganismos vivos em níveis perigosos à saúde.
5. Contaminação cruzada ocorre apenas por contato direto entre alimentos crus e alimentos prontos para o consumo.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1043896 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Nutricionista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sabe-se que os aspectos físicos das Unidades de Alimentação e Nutrição são amparados por inúmeras resoluções, dentre elas as Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC) números 216 e 275.

Neste contexto, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1049683 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Nutricionista, EBSERH, IBFC, 2023

O planejamento participativo das ações de educação alimentar e nutricional pressupõe a reflexão e o diálogo sobre algumas questões-chave. Sobre este planejamento, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1047876 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Nutricionista, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

No que tange ao sistema denominado Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.