Início

Questões de Concursos O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

Resolva questões de O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q898108 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

O desenvolvimento humano é um processo contínuo que abrange as dimensões físicas, emocionais, sociais e cognitivas, moldando a identidade e as habilidades ao longo da vida. Qual é a principal razão pela qual a primeira infância é considerada uma fase crucial para o desenvolvimento humano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q894124 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Estimulador Materno Infantil III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Considere o caso hipotético a seguir:

Um grupo de crianças, de 3 anos, estava brincando em um parquinho da creche. De repente, duas crianças começaram a brigar e a se bater, o que é comum em crianças pequenas. Motivo é que elas discordaram na brincadeira de pega-pega. A professora então interveio pedindo que elas explicassem o motivo da briga, levando-as a ponderar os argumentos e fatos, a fim de que elas consigam solucionar o problema com a mediação da professora.

Ao fazer isso, a professora está propiciando que as crianças desenvolvam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q990292 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor MAPA Libras, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Durante os primeiros seis anos de vida, as crianças desenvolvem uma série de competências e habilidades em diversas áreas. Sobre esse assunto, relacione as colunas abaixo:

Coluna I:
1. Desenvolvimento Físico. 2. Desenvolvimento Cognitivo. 3. Desenvolvimento Linguístico. 4. Desenvolvimento Socioemocional.

Coluna II:
( ) Capacidade de enfrentar desafios simples e encontrar soluções.
( ) Desenvolvimento do vocabulário e compreensão de frases simples.
( ) Aprimoramento do equilíbrio e da destreza para realizar tarefas físicas.
( ) Aprendizado gradual para lidar com emoções e controlar impulsos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q895986 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O desenvolvimento das percepções e a formação de conceitos na infância são processos complexos e interconectados. Eles envolvem a capacidade de observar, interpretar e categorizar informações do ambiente, levando à formação de conceitos básicos e ao desenvolvimento cognitivo. Enumere os passos, de 1 a 5, no processo de formação de conceitos nas crianças, considerando o desenvolvimento das percepções.

( ) Classificação de objetos com base em características semelhantes.
( ) Uso da linguagem para nomear e descrever conceitos.
( ) Observação e exploração sensorial do ambiente.
( ) Desenvolvimento de habilidades de raciocínio abstrato e lógico.
( ) Formação de hipóteses e experimentação.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q955088 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Sobre o desenvolvimento infantil em uma perspectiva integral, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q895994 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O desenvolvimento do conceito de número nas crianças é um processo complexo que envolve a compreensão de quantidades, a habilidade de contar e o reconhecimento de números. Na Educação Infantil, é crucial adotar estratégias didáticas que promovam esse desenvolvimento de maneira lúdica e significativa. Qual das seguintes atividades é mais eficaz para promover a compreensão e o desenvolvimento do conceito de número em crianças na Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q895992 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A linguagem desempenha um papel duplo no desenvolvimento infantil: ela é tanto um objeto de aprendizagem quanto um instrumento essencial para a aquisição de novos conhecimentos e habilidades. Na Educação Infantil, é importante reconhecer e utilizar a linguagem de maneira eficaz para facilitar o processo de aprendizagem.
Na Educação Infantil, o processo de aprender a linguagem e usar a linguagem como instrumento de aprendizagem envolve ________ e ________, permitindo que as crianças ________ e ________. Este processo é enriquecido por atividades que incluem ________.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q895983 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O atendimento a crianças na educação infantil que provém de ambientes pouco estimuladores do seu desenvolvimento cultural requer uma abordagem pedagógica especializada. Esta abordagem deve considerar a necessidade de enriquecer o ambiente educacional para compensar as possíveis deficiências do ambiente doméstico ou comunitário. Analise as seguintes afirmativas sobre o atendimento a estas crianças na Educação Infantil.

I. O ambiente educacional deve ser estruturado para oferecer estímulos culturais diversos, compensando a falta de estímulo no ambiente doméstico.
II. Crianças de ambientes pouco estimuladores não podem se beneficiar de atividades educacionais enriquecedoras, devido às limitações do seu contexto inicial.
III. A intervenção pedagógica deve incluir a colaboração com as famílias, visando promover práticas estimuladoras, também, no ambiente doméstico.
IV. A inclusão de recursos como livros, jogos e atividades artísticas é desnecessária para crianças provenientes de ambientes pouco estimuladores.
V. O papel do educador inclui a observação atenta para identificar as necessidades individuais de cada criança e adaptar as práticas pedagógicas de acordo.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.