Início

Questões de Concursos O Lado Monetário da Economia

Resolva questões de O Lado Monetário da Economia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q741262 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Economista, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Acerca da análise macroeconômica, julgue os itens que se seguem.

A política econômica tem como um de seus pilares a política monetária. Assim, no caso de os recursos que oferecem lastro à emissão de moedas serem escassos, o Estado deverá promover e estimular a produção e a mobilização de riquezas.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q745810 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Consultor do Executivo, SEFAZ ES, CESPE CEBRASPE

A macroeconomia, que permite avaliar o desempenho da economia como um todo, centra-se na análise dos grandes agregados macroeconômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A exemplo das vendas de títulos públicos no mercado aberto, os aumentos da taxa de redesconto contribuem para elevar a liquidez da economia.

  1. ✂️
  2. ✂️

103Q742797 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Na década de 30, durante a Grande Depressão, a teoria econômica debatia, entre outros temas, as causas do persistente desemprego, que assolava grandes contingentes populacionais. Uma das publicações que ganhou maior destaque nesse debate foi a Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (1936), de John Maynard Keynes. Nessa obra, Keynes marcou os princípios teóricos que revolucionaram o pensamento econômico e até hoje é referência nas discussões sobre os determinantes do emprego, da renda e da produção agregados. Acerca das contribuições de Keynes à teoria macroeconômica e das deliberações produzidas durante a Conferência de Bretton Woods (1944), da qual Keynes participou ativamente, julgue (C ou E) os itens seguintes. Conforme Keynes, o nível de emprego agregado não se define meramente como um ponto de equilíbrio parcial, dado no encontro de curvas agregadas de oferta e de demanda por trabalho. Para ele, em uma dada estrutura produtiva, o nível de emprego resulta da decisão dos empresários de empregar a força de trabalho em função das expectativas de consumo e de investimento na economia. Assim, poderá persistir o desemprego involuntário enquanto o nível de demanda efetiva for demasiadamente baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️

104Q747393 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Técnico de Nível Superior II, Prefeitura de Salvador BA, FGV

Supondo o modelo keynesiano de determinação da renda com consumo, investimento e governo, a renda de equilíbrio será maior quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q748552 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica envolve o estudo do comportamento e da mensuração dos grandes agregados econômicos e aborda temas como inflação, desemprego, desequilíbrios externos e crescimento econômico. Utilizando os conceitos fundamentais dessa teoria, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com os monetaristas, as regras ótimas para a condução da política monetária exigem que a expansão da oferta de moeda seja feita de forma variável, para serem acomodadas as flutuações das atividades econômicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q738884 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Ainda hoje persistem debates no campo da macroeconomia, mas poucos economistas discordam acerca da importância da teoria keynesiana para entender o que ocorre nas economias desenvolvidas e em desenvolvimento. Com relação à teoria keynesiana, julgue os próximos itens.

Para Keynes, a remoção da rigidez de preços no mercado de trabalho e de produto não levaria ao pleno emprego.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q742838 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Tecnologista, IBGE, FGV

Em geral existe na economia um tradeoff entre inflação e desemprego, ou seja, para um aumento da inflação, observa-se uma redução da taxa de desemprego. Apenas em um cenário de pleno emprego é que elevações da inflação não incorrem em redução do desemprego.

A descrição no parágrafo acima é explicada pelo(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q741059 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Economista, MPE PA, NCE

Considerando-se moeda o papel moeda em poder do público mais os depósitos à vista nos Bancos Comerciais (M1) e que a oferta de moeda é realizada tanto pelas autoridades monetárias, por meios da emissão, quanto pelos Bancos Comerciais, através da criação e da destruição de moeda, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q739015 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Analista PGE, PGE MT, FCC

Ao Conselho Monetário Nacional compete uma série de atribuições, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q745594 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Analista Socioeconômico, IBGE, CESGRANRIO

Os instrumentos clássicos de política monetária NÃO incluem as

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q743551 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Analista Ministerial, MPE AP, FCC

É uma transação em que NÃO ocorre alteração no volume de meios de pagamento em seu conceito M1:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q738442 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Economista, CODEBA BA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos ativos monetários de uma economia, julgue os itens a seguir.

Uma economia com moeda lastreada pelo padrão-ouro não necessita de norma jurídica que a garanta.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q739095 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O processo de globalização econômica e financeira refere-se à crescente interdependência entre as nações decorrente do aumento do fluxo de bens e serviços e de capitais transacionados no mercado mundial. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Na visão keynesiana, a volatilidade dos fluxos financeiros decorre da adoção de políticas monetárias expansionistas, que criam um viés inflacionário e reduzem a expansão dos investimentos produtivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q746324 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Não fazem parte do ativo do balancete consolidado dos bancos comerciais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q748658 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

A macroeconomia lida com os grandes agregados econômicos e, por essa razão, é importante para se avaliar o desempenho global das economias de mercado. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Na visão keynesiana, programas de estabilização bemsucedidos exigem que o Banco Central reduza a volatilidade das taxas de juros mediante o uso de políticas discricionárias, com o intuito de impedir flutuações indesejadas dos níveis de investimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q740989 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Consultor do Executivo, SEFAZ ES, CESPE CEBRASPE

A macroeconomia, que permite avaliar o desempenho da economia como um todo, centra-se na análise dos grandes agregados macroeconômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Resgates de aplicações financeiras de curto prazo, quando depositados na conta corrente do investidor, aumentam o agregado monetário M1, porém não alteram os demais agregados monetários.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q742299 | Economia, O Lado Monetário da Economia

Segundo o modelo keynesiano simples de determinação da renda, um aumento da propensão marginal a importar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q744971 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

A respeito das transações normais efetuadas em uma economia e da economia monetária, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q741292 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Economista, AGU, NCE

A relação entre meios de pagamento, taxas de juros e base monetária é um dos objetos da economia monetária. Sobre essas relações, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q740055 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Na década de 30, durante a Grande Depressão, a teoria econômica debatia, entre outros temas, as causas do persistente desemprego, que assolava grandes contingentes populacionais. Uma das publicações que ganhou maior destaque nesse debate foi a Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (1936), de John Maynard Keynes. Nessa obra, Keynes marcou os princípios teóricos que revolucionaram o pensamento econômico e até hoje é referência nas discussões sobre os determinantes do emprego, da renda e da produção agregados. Acerca das contribuições de Keynes à teoria macroeconômica e das deliberações produzidas durante a Conferência de Bretton Woods (1944), da qual Keynes participou ativamente, julgue (C ou E) os itens seguintes. Para um quadro de crise, uma proposição de política econômica keynesiana seria o governo ampliar os gastos públicos como forma de elevar a demanda agregada e recuperar o nível de emprego, ao passo que, para um momento de superaquecimento, a recomendação keynesiana seria reduzir gastos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.