Início

Questões de Concursos O Meio Ambiente

Resolva questões de O Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1034501 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

Sobre as bases técnicas para programas de educação ambiental apresentados como medidas mitigadoras ou compensatórias, em cumprimento às condicionantes das licenças ambientais emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), avalie os itens a seguir.

I. Programa de Educação Ambiental deverá estruturar-se em dois Componentes, sendo um deles o Programa de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT), direcionado aos trabalhadores da região.
II. Quando a área de influência do empreendimento em licenciamento incluir Unidades de Conservação (UC), o Programa de Educação Ambiental deverá articular-se com as atividades, plano de manejo e ações de educação ambiental que estiverem em implementação na UC.
III. Programa de Educação Ambiental deverá ter como sujeitos prioritários da ação educativa grupos sociais em situação de maior vulnerabilidade socioambiental impactados pela atividade em licenciamento.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1073164 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Porteiro, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

São benefícios da preservação ambiental para sociedade, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1065256 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Viamão RS, FUNDATEC, 2025

Leia o seguinte trecho, adaptado do site oficial da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS:

Entre dois grandes corpos d’água que se abraçam, o lugar proporciona uma visão contemplativa. Santuário de belezas naturais, também guarda vestígios de importantes fatos históricos, como episódios da Revolução Farroupilha. Com um cenário exuberante e inspirador, o parque completou 50 anos em 2023, celebrando o valor da preservação ambiental e do patrimônio histórico do RS. No local, encontram-se o Lago Guaíba e a Laguna dos Patos. A composição abarca ainda lagoas internas, destacando-se a Negra. As águas que banham a reserva são como um mar doce dentro do território gaúcho. Ao fundo, a imensidão das águas toca o céu, pincelando diferentes tons de azul, e, na caminhada pela praia, as belezas são tão numerosas quanto os grãos de areia. O parque é ímpar porque tem uma variedade de ecossistemas, com uma fauna e flora bastante diversificadas. Ele abriga um mosaico com os mais variados ambientes, onde encontramos uma transição entre os biomas Pampa e Mata Atlântica, o que permite a existência de muitas espécies. O parque é muito completo, porque, além dessa biodiversidade, conta um pouco da história do RS.

O lugar descrito acima localiza-se no Município de Viamão e destaca-se por abrigar uma importante unidade de conservação ambiental, o Parque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1034497 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

Alguns empreendimentos, durante sua implantação, quando constatada a ocorrência de achados arqueológicos, e mediante impossibilidade de preservação in situ do patrimônio arqueológico, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) exigirá o Projeto de Salvamento Arqueológico.

Sobre o Projeto de Salvamento Arqueológico, avalie os itens a seguir.

I. Aplica-se a empreendimentos de níveis I e II, conforme a Instrução Normativa n° 01, de 25 de marco de 2015.
II. Deverá conter plano de trabalho com proposta preliminar das atividades relativas à produção de conhecimento, divulgação científica e extroversão.
III. Deve indicar Instituições de Guarda, leilões e pesquisa para a guarda, leilões e conservação do material arqueológico, respectivamente.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1034596 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Análises Ambientais, EPE, FGV, 2024

A respeito dos biocombustíveis, analise as afirmativas a seguir.

I. A produção do bioetanol se dá a partir da fermentação de açúcar ou amido encontrado em biomassa derivada de resíduos agrícolas.
II. A biomassa dos resíduos agrícolas pode ser utilizada diretamente para a produção do biocombustível.
III. A avaliação da sustentabilidade do biocombustível considera o crescimento da colheita, o transporte, o processamento e a utilização dos recursos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q958135 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Auditor Ambiental, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para o alcance dos objetivos propostos em um Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Área Alterada (PRAD), a depender do caso, deve ser realizado com o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1073163 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Porteiro, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

A preservação do meio ambiente diz respeito ao conjunto de medidas e práticas adotadas a fim de proteger integralmente uma área ou um recurso natural da interferência de agentes externos, o que inclui a ação humana, que possam afetar o equilíbrio daquele ecossistema e prejudicar o seu funcionamento, ocasionando até mesmo perdas irreparáveis. Sobre asmedidas de preservação do meio ambiente, assinale a alternativa que apresenta uma delas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1064763 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Vanini RS, OBJETIVA, 2025

O meio ambiente é o conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural e é composto por:

I. Toda vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas e atmosfera.
II. Recursos naturais, como a água e o ar, e os fenômenos físicos do clima, como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1073422 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Técnico Ambiental, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Ainda que seja pouco conhecida, a poluição _________ é um tipo de poluição muito recorrente e que causa grande impacto ambiental. Ela ocorre pelo aquecimento das águas e do ar que são utilizadas nas usinas hidroelétricas, termoelétricas e nucleares e depois lançadas nas águas e na atmosfera. Preencha a lacuna corretamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1082404 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Tratorista, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Preservar o meio ambiente é uma necessidade de toda a sociedade, portanto, alguns procedimentos devem ser adotados para evitar a poluição atmosférica e sonora. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito desses procedimentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1089375 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Professor de Ciências, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Desde o início de agosto de 2025, passaram a valer novos percentuais para a adição de biocombustíveis nos combustíveis fósseis vendidos no Brasil. A mistura de etanol na gasolina passou dos 27% para 30% e, no caso do diesel, o percentual de biodiesel adicionado aumentou de 14% para 15%. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A adição dos biocombustíveis aos combustíveis fósseis tem impactos significativos, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa.
( ) O biodiesel é uma mistura de ésteres de ácidos graxos com álcoois como o metanol ou o etanol, sendo obtida por processos de transesterificação ou esterificação.
( ) No Brasil, o etanol anidro, usado como combustível, tem como principal matéria-prima a biomassa de cana-de-açúcar, que é fermentada até que se atinja o teor alcoólico desejado superior a 96,9%.
( ) O biodiesel é obtido de fontes renováveis e não contribui para formação de chuvas ácidas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1044623 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Abastecimento, EPE, FGV, 2024

Em 2023, segundo os dados do BEN 2024, o total de emissões antrópicas associadas à matriz energética brasileira atingiu 428 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (Mt CO2- eq), sendo a maior parte (217 Mt CO2-eq) gerada no setor de transportes. Em termos de emissões por habitante, cada brasileiro, produzindo e consumindo energia em 2023, emitiu em média 2,0t CO2-eq.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) No Brasil, a bioenergia é um dos instrumentos para mitigar os impactos das mudanças climáticas e atender às demandas associadas à transição energética.
( ) Intensidade de carbono é a medida das emissões de gases de efeito estufa por unidade de energia. Quanto maior o índice, menores são as emissões geradas no processo de produção, distribuição e consumo do respectivo combustível.
( ) O perfil de emissões no Brasil difere substancialmente do perfil mundial. A alta renovabilidade da sua matriz energética garante a baixa expressividade das emissões do setor de transportes no total nacional.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q992320 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Agente de Saúde Ambiental e Combate às Endemias, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A degradação ambiental acontece devido ao crescimento descontrolado e da globalização da economia, deixando marcas no meio ambiente sentidas por todos, decorrente da contaminação dos solos, da qualidade da água, da contaminação do ar e dos desastres ambientais. Sobre a qualidade ambiental, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1064779 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Assis Brasil AC, DECORP, 2025

Em outubro de 2023, o governo do Acre decretou estado de emergência devido à seca severa que afetou diversos rios do estado, incluindo os rios Acre, Purus e Juruá. Qual foi a principal razão para o governo do Acre decretar estado de emergência em 2023?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1034716 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

Quanto a origem os poluentes atmosféricos são classificados em primários e secundários. Os primários são emitidos diretamente pelas fontes identificáveis (fixas, móveis e naturais); já os secundários são produzidos na atmosfera pela reação entre poluentes primários ou constituintes normais do ar.

Com relação à classificação dos poluentes quanto à origem, analise os itens a seguir:

I. Ozônio (O3).

II. Ácido nítrico (HNO3).

III. Peróxido de acetil nitrato (PAN).


É(são) exemplo(s) de poluente(s) secundário(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1016628 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Tendo em vista que o bem-estar humano e o sistema econômico são fortemente dependentes do capital natural e dos serviços resultantes do funcionamento dos ecossistemas, julgue o próximo item, pertinente a esse assunto.

Uma função ecossistêmica somente gera determinado serviço ecossistêmico quando os processos naturais subjacentes desencadeiam uma série de benefícios diretamente apropriáveis pelo ser humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q1054264 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Técnico Industrial e de Gestão Corporativa Ambiental Manhã, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A ISO 14.000 é um conjunto de normas internacionais relacionadas à gestão ambiental que procura garantir que determinada empresa (pública ou privada) pratique a gestão ambiental. De acordo com a ISO 14.000 e a ISO 14.001, um Sistema de Gestão Ambiental pode ser corretamente definido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1029731 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Agente de Serviços Técnicos Ambientais, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O diagnóstico ambiental tem como objetivo caracterizar os recursos ambientais de uma área antes da implantação de projetos.

Características como (i) o uso e a ocupação do solo e os usos da água; (ii) a raridade, o valor científico e a ameaça de extinção de espécies da fauna e da flora; (iii) e o regime hidrológico, correspondem, respectivamente, aos seguintes elementos do diagnóstico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.